“Porto será o novo coração do Rio”, diz o Presidente do Instituto de Arquitetos dos EUA

"Porto será o novo coração do Rio”, diz o Presidente do Instituto de Arquitetos dos EUA

Mickey Jacob, Presidente do Instituto de Arquitetos dos EUA, esteve no Rio em outubro e ficou impressionado com a cidade, principalmente com o projeto de revitalização da Região Portuária. Dentro do Porto Maravilha, uma obra em especial também chamou a atenção de Jacob: a substituição da Perimetral.

O arquiteto comparou as obras no Porto do Rio a São Francisco: um viaduto de 2,6 km deu lugar ao Embarcadero, um grande boulevard que desde 2000 é um dos principais pontos turísticos da cidade. No Rio, a Av. Rodrigues Alves será também transformada num grande boulevard, com Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT) e ciclovias.

“O que está sendo criado é o que acredito ser o novo coração do Rio. Fiquei muito impressionado com o projeto e com a velocidade com a qual deve ficar pronto.”, disse Mickey.

Jacob afirmou que pretende estudar o projeto Porto Maravilha e já procurou o prefeito de sua cidade (Tampa, na Flórida) para sugerir algo semelhante com o que está sendo feito no Rio. O presidente do Instituto veio à capital fluminense em busca de oportunidades de negócios para escritórios de arquitetura norte-americanos e ficou muito satisfeito com o que encontrou.