O que eu preciso saber antes de investir em um imóvel?

Investir em um imóvel está sendo uma ótima opção neste ano de 2021, por todo o cenário da economia brasileira. No entanto, é sempre muito importante buscar referências para não se atirar de cabeça em um investimento ruim.

Viemos a partir deste post te dar as principais dicas para iniciar o investimento que deseja. Não se esqueça de acompanhar o post até o final para adquirir uma visão um pouco mais técnica sobre este tipo de investimento.

Real Estate Investing - What Does it Entail? - Property Square

Existem diversas opções para investimentos em um imóvel

Por mais que a maioria das pessoas pense primeiramente em imóveis residenciais, existem diversas opções de investimento nesta área. Você pode, por exemplo, investir em um FII, de um lote comercial.

A grande vantagem de investir neste setor é que se trata de uma opção muito segura. Ainda assim, é preciso se atentar a alguns pontos para poder tomar a melhor opção possível.

Como qualquer outro investimento, o mercado imobiliário apresenta riscos. Apesar de muito menores que a maioria das opções atuais, evitar determinados tipos de imóveis é muito necessário.

Porém, independentemente do imóvel, em geral, este tipo de bem tende a se valorizar com os anos. Com uma chance de perda extremamente baixa, os valores tanto de revenda, quanto de aluguel aumentam com o tempo, e garantem seu lucro.

Mesmo assim, nem sempre o que é oferecido será rentável suficientemente para você. Para exemplificar, vamos apresentar algumas opções de para investir em um imóvel:

Na planta

Você sabia que é possível adquirir um imóvel que ainda está sendo planejado? A melhor parte, é que a valorização ocorrerá enquanto ele ainda está sendo construído.

Além disso, se a opção escolhida for à de um financiamento, este tipo de investimento permite muitas parcelas mais baixas. Considerando que a construção é um processo demorado, você terá um prazo de pagamento muito maior.

É possível investir em aluguéis e multiplicar seu patrimônio

Você sabia que alguns investidores conseguem pagar as parcelas de um apartamento somente com o valor que recebem do aluguel deste? Pois é.

A opção de buscar apartamentos com a intenção de alugar é muito vantajosa. Primeiramente, porque enquanto este imóvel estiver alugado, ele estará se valorizando.

Desta maneira, além de receber um valor de renda fixa (o aluguel ainda é reajustado e aumenta todos os anos) você aumenta seu patrimônio. Um imóvel bem localizado poderá ser revendido por um valor muito maior com o passar do tempo.

Um imóvel pronto é uma ótima opção para resultados imediatos

Para poupar preocupações com a construtora, ou mesmo para evitar preocupações com a execução da obra, você pode escolher um imóvel já pronto.

Uma desvantagem é que você não terá a liberdade para modificar este local, e terá que arcar com parcelas um pouco maiores. Ainda assim, investir em um imóvel já finalizado poderá fazer com que ele já esteja em sua posse em até 60 dias.

O valor do imóvel dificilmente se resume ao preço de compra

Além do preço do imóvel que está adquirindo, existem taxas e outras despesas a serem consideradas. Seja a vista ou de maneira parcelada, os valores adicionais são:

Registros;

Escritura do Imóvel (se à vista);

Avaliação bancária (se financiado)

É importante se atentar a estes tipos de cobrança, pois somados podem chegar a 8% do preço inicial do seu imóvel. Por este motivo, procure sempre calcular os valores destes custos e avaliar se vale a pena arcar com eles.

É um investimento complexo que pode ser rentável em longo prazo

A ideia de possuir uma renda fixa por um período de longo prazo te agrada? Se sim, este investimento é uma ótima opção.

Fechar contratos de locação comercial pode te render ganhos fixos garantidos por um longo período de tempo. Trata-se de uma espécie de aluguel, mas que será garantida com segurança a você, por um período da escala de décadas.

Além disso, investir em um imóvel garante a possibilidade de recuperar tudo o que foi investido nele, e ainda com valorização. Se você desejar vendê-lo, poderá fazer a qualquer momento, uma vez que a tendência é sempre que o valor aumente.

Investir em um imóvel pode acabar sendo ruim

Por outro lado, o investimento em uma casa, apartamento ou qualquer outro espaço requer muita análise. Grande parte de seu patrimônio está sendo investido neste mercado, por isso você precisa avaliar muito bem antes de decidir adquirir.

Lembre-se sempre de pesquisar sobre a média de preços da região do imóvel que deseja. Além disso, avaliar a estrutura (se não for adquirir na planta) é imprescindível.

Lembre-se também dos futuros gastos com manutenção que você terá. Por vezes, alguns defeitos podem passar despercebidos e destruir todo o seu potencial de retorno, gerando ainda mais dor de cabeça.

Imóveis em imobiliárias

Além disso, se você não tem experiência com o mercado imobiliário é importante buscar uma imobiliária para intermediar seu investimento. Isso evitará que você acabe por adquirir um imóvel com localização e estrutura desfavoráveis.

Boas empresas oferecem listas de sugestões para você investir em um imóvel com segurança. Sem dores de cabeça, a partir de uma boa imobiliária você poderá escolher a opção que mais te agradar.

Para não ficar realizando diversas visitas em determinados locais, contratar uma imobiliária agilizará sua escolha. A própria empresa poderá direcioná-lo para as construções que forem mais acessíveis para sua ideia.

Os próprios corretores internos são profissionais que irão te auxiliar neste processo de investir em um imóvel. Avaliando a localização, preço e diversos outros atributos, será muito mais simples do que realizar todo o processo sozinho.

Ainda assim, mantenha-se atualizado sobre o mercado imobiliário para fazer o melhor investimento possível. Fizemos um artigo explicando como o mercado imobiliário está atualmente, e ele pode ser muito útil para você.

Contar com um atendimento de qualidade e escolher uma empresa que, de fato, se importe com seus interesses também são muito importantes. Se não houver uma boa comunicação entre você e a empresa, opte por não prosseguir.

A escolha de investir em um imóvel é muito importante para seu patrimônio. Por isso, você precisa escolher uma imobiliária que esteja alinhada com seu objetivo: crescer.

A JTavares já possui 30 anos de experiência no mercado imobiliário, e estamos prontos para atender e ajudar na escolha da melhor opção de investimento para você. Fale conosco hoje mesmo, e encontre a melhor opção de imóvel para investir!


Acesse nosso site e encontre o imóvel ideal!

Telefones:

JTavares Ipanema:  (21) 3261-4200
JTavares Barra: (21) 2494-5200