Feng Shui: Dicas para utilizar e criar harmonia nos cômodos da sua casa

O Feng Shui, que tem a sua origem na China, tem o significado de “vento-água”, e é a arte de harmonizar os espaços internos dos lugares, a fim de melhorar a energia vital, tanto das pessoas quanto dos ambientes propriamente ditos.

Ele faz parte de umas das Cinco Artes da Metafísica Chinesa.

A idéia passa por identificar os fluxos energéticos estagnados, ou mesmo acelerados, que estão presentes no imóvel em questão que, por meio de técnicas de cura, visam trazer benefícios aos habitantes do local.

A seguir, vamos te dar algumas dicas, que por meio do Feng Shui, vão te deixar com um lar mais harmônico energeticamente.

8 princípios do Feng Shui fáceis de seguir em uma casa moderna | CASA.COM.BR

As cores têm poder

De acordo com os chineses, cada combinação de cores deve revelar a intenção de cada cômodo. Nos quartos, por exemplo, como o objetivo principal é descansar, é recomendado o uso de tons mais tranquilos, tais como o azul e o verde.

Já para aqueles que têm a intenção de atrair fortuna para si, as opções mais interessantes são o laranja, o vermelho e a prata. Veja quais outros sentimentos e sensações podem ser expressados:

– Inspiração: amarelo;

– Saúde e vitalidade: verde;

– Felicidade: cor-de-rosa;

– Paz: branco.

Pense nos itens decorativos

Junto das cores, é importante também ter uma atenção especial aos itens que são colocados em cada ambiente, sendo que cada um implica uma coisa e tem seu próprio significado.

Os espelhos, por exemplo, demonstram a intenção de sucesso e de multiplicação de bons valores, ou seja, se forem colocados em uma sala de jantar, eles irão refletir os alimentos, multiplicando a prosperidade.

Além disso, as pedras também têm o seu poder, possuindo grande apreço nesta técnica milenar. Uma das mais conhecidas é “olhos de tigre”, que tem a intenção de clarear a mente, enquanto a ametista indica força, a hematita traz coragem e a zircônia é para autoestima.

Existem muitas outras, cada uma com seu significado e sua característica.

A natureza também tem o seu lugar

Por ter a sua inspiração baseada na natureza, ter alguns materiais retirados diretamente dela também são necessários. Um dos mais conhecidos é o sino dos ventos, que deve ser feito de madeira, ou de bambu, para usar o ar, produzindo sons estimulantes para a criatividade.

Velas, lanternas e incensos também são bem-vindos, já que trazem a presença do elemento fogo. A terra é representada por plantas e folhagens, por meio de um jardim vertical, ou mesmo um canteiro na varanda, se houver.

Para o Feng Shui, há uma preferência por folhas com formato mais arredondado, por atraírem a prosperidade aos lares que se encontram. Para quem busca trazer boas vibrações à residência, faça uso da hortelã, do manjericão e do orégano.

Para os chineses, as plantas possuem o poder de filtrar as energias ruins dos ambientes internos, portanto, elas são boas aliadas para dar um toque de vida e de leveza para a sua casa.