A importância de escolher uma imobiliária com credibilidade

Mesmo para quem está acostumado com o mercado imobiliário, os detalhes relacionados às transações jurídicas, financeiras, além dos detalhes administrativos, são muito complexos. São muitos detalhes a serem revisados, além de toda documentação que deve ser obtida, tanto para venda quanto para locação.

Para que não aconteçam problemas, a solução ideal é buscar especialistas no ramo que tenham a experiência necessária para te ajudar em todas as etapas do processo de negociação imobiliária. Muitas vezes, o “tratar direto com o proprietário” pode te causar mais problemas do que você imagina. Negociando com a intermediação de um corretor e com o suporte de uma imobiliária, você terá toda a ajuda necessária, além de segurança em todos os aspectos do negócio.

Para entender melhor como essa intermediação funciona, preparamos esse artigo, explicando o papel da imobiliária e do corretor nas negociações imobiliárias. Continue com a gente!

Conhecimento do ramo e do mercado

A imobiliária pode contribuir com toda a experiência que possui, guiando você para as melhores oportunidades de mercado. Através deles, podemos analisar o valor da venda ou aluguel de acordo com a realidade do mercado, de forma a encontrar opções viáveis sem prejudicar o proprietário.

No caso de compra ou investimento, os profissionais são habilitados e possuem conhecimento para apresentar as regiões com maior potencial de valorização e ganhos para o comprador. Além disso, eles possuem o conhecimento necessário para analisar o imóvel ou empreendimento do ponto de vista técnico, como aspecto físico e estrutural, inclusive no que diz respeito à localização.

Atendimento personalizado

Quando estamos procurando um imóvel para morar, alugar ou investir, temos a nossa própria lista de necessidades e desejos para encontrar o imóvel perfeito. Fazer essa busca por conta própria pode ser demorado e difícil, uma vez que não temos todas as informações ao nosso dispor. Visitar cada um dos imóveis, conhecer suas características e aspectos legais, pode demandar muito tempo, além de ser completamente exaustivo.

Ao solicitar a consultoria de uma imobiliária, o corretor irá analisar o seu perfil, entender todas as suas necessidades e apresentar a você somente opções viáveis e que se encaixem nas suas necessidades. Dessa forma, o processo de escolha e análise que levaria semanas, até meses, poderá ser resolvido em poucos dias, graças à ajuda especializada. Mas o papel da imobiliária não é só esse.

Segurança Jurídica

Tanto para compra ou aluguel, há muita documentação envolvida no processo, detalhes que devem ser analisados cuidadosamente, para evitar problemas jurídicos futuros. Para as pessoas leigas, essa parte burocrática pode ser muito complicada, além disso, falhas nessas etapas podem levar a anulação do negócio ou problemas judiciais.

Para evitar esse tipo de problema, a assessoria imobiliária pode acompanhar todo o processo a fim de evitar falhas e garantir que ambas as partes da negociação tenham seus direitos preservados. Dessa forma, o negócio irá transcorrer da forma correta e ninguém sairá lesado.

Orientação financeira

Outro aspecto positivo da utilização de um intermediador imobiliário é a orientação financeira. Por ter uma visão clara do mercado, os corretores e profissionais de uma imobiliária podem te guiar para os melhores investimentos, aconselhar sobre os tipos de financiamento, seguros, empréstimos, entre outros.

Com essa consultoria, você terá mais segurança em todos os passos que der, fazendo as melhores escolhas para atender aos seus interesses.

Economia nas transações

Existe um mito sobre os custos serem menores quando as negociações acontecem por conta própria, uma vez que não será necessário pagar comissão para um corretor. Mas a realidade é que, sem a consultoria adequada, existe a possibilidade de surgirem despesas extras e desnecessárias, até mesmo, por não ter a orientação adequada, acontecer a repetição de tarefas que não foram realizadas da forma correta. No fim das contas, o custo ao se contar com a ajuda profissional de uma imobiliária, acaba sendo menor.

Ao realizar transações imobiliárias, existem prazos restritos, que se não forem cumpridos, podem gerar taxas extras e em alguns casos, multas. Contando com a experiência profissional, esse tipo de problema pode ser facilmente evitado. As taxas e impostos que são de responsabilidade do inquilino, por exemplo, não serão arcadas pelos proprietários, que, em uma negociação sem intermediação, podem ter dificuldade em repassar.

Tranquilidade durante todo o processo

No que diz respeito aos seus negócios e transações, todas as atividades exercidas pela imobiliária devem ser transparentes e repassadas adequadamente ao cliente. Você sempre estará a par de tudo que for relacionado aos seus negócios. Além disso, a imobiliária é proibida por lei de omitir qualquer informação relevante tanto para o proprietário, quanto ao inquilino. Isso traz mais tranquilidade para todas as partes envolvidas e agrega credibilidade ao prestador de consultoria imobiliária.

Todo o processo de procura, análise e visita de um imóvel, seja para compra ou para locação, é muito longo e detalhado, e não é todo mundo que pode dispender de várias horas ou dias em todas essas etapas. Por essa razão, a contratação de um serviço de consultoria imobiliária pode ser a solução para os seus problemas. Os profissionais do ramo têm todo o conhecimento necessário para te guiar em suas negociações, de forma transparente, confiável e segura.

Ao buscar a imobiliária ideal para essa parceria, se informe antes se os profissionais possuem registro valido no CRECI, além de buscar opiniões sobre clientes e parceiros. Verifique a posição da imobiliária no mercado, sua experiência e credibilidade. Isso é imprescindível para que você tenha toda a assessoria que necessita e evite problemas futuros.

Se você está buscando um imóvel para alugar, para investir ou gostaria de vender alguma propriedade, busque uma imobiliária de qualidade e experiência, que possa te guiar da melhor maneira possível e proporcione um atendimento diferenciado e pessoal. A escolha de um imóvel envolve muitos aspectos importantes, e fazê-la sem o apoio profissional pode causar, além dos problemas jurídicos (golpes, imóveis em processo de inventário, valores abusivos etc.), perdas financeiras substanciais (investir em um imóvel desvalorizado ou com problemas estruturais etc.).

Se precisar de consultoria imobiliária, entre em contato conosco e encontre a assessoria imobiliária perfeita para você!

Avaliar um imóvel é sempre uma etapa importante para tomar ciência do seu patrimônio, seja para venda ou para se planejar financeiramente. Tanto imóveis de pessoas físicas, quanto de empresas, esse serviço é de suma importância na hora de conhecer o seu imóvel. Mas, já parou para pensar que quem faz essa avaliação tem papel fundamental na acurácia do resultado?
É necessário contratar bons profissionais para que o seu imóvel seja realmente avaliado de acordo com a realidade. E, nesses casos, as imobiliárias e seus corretores são os profissionais mais indicados para cumprir essa tarefa, uma vez que eles possuem experiência no mercado imobiliário.
Vamos conversar sobre isso. Mas, primeiro, o que seria uma avaliação imobiliária?
O que é uma avaliação imobiliária?

A avaliação tem como resultado um relatório que usa de conhecimento técnico para avaliar o valor que os imóveis possuem. Ele envolve várias etapas e o resultado final é o quanto vale determinada propriedade, seja para venda, para locação ou qualquer outro objetivo.
Muitas variáveis influenciam o valor dos imóveis e todas precisam ser consideradas na hora de entregar esse relatório. Entre elas estão o valor médio de propriedades na mesma região, a estrutura física do imóvel, as condições de preservação, o entorno, entre várias outras questões.
É importante que essa etapa seja feita com seriedade, pois valores fora da realidade do mercado dificultam e atrasam demais o processo de venda dos imóveis. Ninguém compra nada sem pesquisar, por isso é imprescindível que a avaliação seja compatível com outras propriedades semelhantes.
No laudo final que informa o valor de mercado da propriedade todos os detalhes que levaram até aquele valor são listados. Isso envolve detalhes sobre localização, sobre documentação, acabamentos, fachada, estado de pintura, estrutura hidráulica e elétrica, telhados, forros e tudo mais que seja passível de avaliação no imóvel.
Motivos para fazer uma avaliação imobiliária

Existem muitos motivos que levam a necessidade de uma avaliação. O mais comum é quando o imóvel é vendido e o preço precisa ser compatível com a realidade e com o entorno da propriedade. Isso evita desgaste e agiliza a transação entre o vendedor e o comprador.
Além disso, uma avaliação também é necessária para saber o patrimônio de determinado indivíduo ou instituição, para atender a legislação contábil, embasar negociações de empresas que irão se fundir, determinar o valor correto para locação do imóvel, etc. são muitas demandas para a avaliação.
Avaliar seu imóvel com uma imobiliária possui muitas vantagens

Experiência: A primeira vantagem de contratar uma imobiliária e seus corretores para avaliar o seu imóvel é se beneficiar da experiência que ela possui no setor imobiliário. A velocidade com que as mudanças ocorrem no mercado faz essa experiência ser fundamental na hora de avaliar com precisão os valores de propriedades.
Facilidade de venda: Você também tem muita facilidade de encontrar compradores para o seu imóvel, se esse for o seu objetivo, quando todos os trâmites são feitos através da imobiliária. Isso porque ela já conhece os caminhos para encontrar interessados no tipo e na faixa de preço do seu imóvel. Dessa forma, centralizar os serviços de avaliação e de oferta é a melhor maneira de agilizar todo o processo.
Segurança garantida: Uma avaliação feita por uma imobiliária e seus corretores possui a garantia de que o trabalho será feito com seriedade e dentro das normas que o setor exige. Por estarem já inseridas no contexto imobiliário, as imobiliárias conseguem entregar um relatório completo e compatível com a realidade do mercado.
Intermediação entre vendedores e compradores: Por, justamente, atuar dos dois lados do mercado, seja com compradores quanto com vendedores, uma imobiliária tem a facilidade de conectar as duas partes interessadas no seu tipo e valor de imóvel.
Centralização de serviços: É muito mais simples centralizar todas as operações relacionadas ao seu imóvel, pois isso diminui o tempo gasto com burocracia e agiliza a venda ou locação dos imóveis. A imobiliária pode resolver todas essas questões, desde a avaliação até a finalização do contrato.
Como escolher uma boa imobiliária para fazer uma avaliação?

Essa etapa é muito importante, pois o resultado final está diretamente relacionado com o comprometimento e competência da imobiliária que irá realizar a avaliação do seu imóvel. A primeira dica é verificar se ela possui registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), que trará maior segurança sobre seus serviços.
A segunda dica é estudar o histórico de mercado da empresa. Verifique antigos clientes e a quanto tempo a imobiliária está atuando. Isso poderá trazer muitas informações sobre a qualidade do serviço prestado pela mesma. Verificar as redes sociais e o site também é uma boa ideia para conhecer melhor o trabalho do negócio.
Por fim, verifique quais imóveis estão sob responsabilidade da imobiliária em questão. Geralmente propriedades de alto valor e de padrão elevado indicam uma boa qualidade e uma grande confiabilidade por parte da imobiliária.
O grupo JTavares atende a todos esses critérios e está pronta para realizar a avaliação imobiliária da sua propriedade da maneira mais eficiente, competente e com resultados compatíveis com as demandas do mercado.
Caso queira uma avaliação gratuita do seu imóvel, preencha o formulário clicando aqui ou entre em contato conosco através dos telefones: (21) 3261-4200 (Ipanema) ou (21) 2494-5200 (Barra da Tijuca).
Conheça nossos serviços

O Grupo JTavares existe desde 1994 e nossa principal missão é prestar consultoria especializada na intermediação de vendas e locação de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão no Rio de Janeiro. Hoje somos pioneiros na segmentação de empreendimentos de luxo.
Estamos aqui para identificar e atender com máxima eficiência as necessidades dos nossos clientes, oferecendo serviços de máxima qualidade possível através de atendimento personalizado e exclusivo.
Trabalhamos com avaliações imobiliárias, manutenção predial, administração de imóveis, locação, assessoria jurídica e serviços de cartório e despachante. Sempre com confiança, profissionalismo e seriedade.
Acesse nosso site clicando aqui e conheça mais sobre os nossos serviços. Se preferir, nos encontre em nosso Facebook e LinkedIn. Usamos a nossa experiência para facilitar e melhor administrar os seus imóveis e propriedades, sempre com a eficiência e competência de quem conhece o mercado.