A importância do corretor de imóveis em uma transação imobiliária

 

No momento de comprar ou alugar um imóvel, existem diversos fatores e questões jurídicas e técnicas que muitas vezes não conhecemos. O mesmo acontece com quem está do outro lado, vendendo uma propriedade ou a alugando. Nessa hora, é indispensável uma boa conversa com um especialista do setor, que não apenas nos oriente, mas também nos ajude a tomar as melhores decisões.

Por serem complexas, as transações imobiliárias requerem conhecimentos específicos, além da capacidade de identificar os melhores valores, as condições de um imóvel, suas garantias e principais pontos fortes. Logo, é fundamental contar com a ajuda de alguém que conheça o mercado e, principalmente, as necessidades de cada cliente. Esse profissional é chamado de corretor de imóveis.

Você quer descobrir um pouco mais sobre a sua importância? Então, basta continuar conosco até o final deste artigo.

O que é um corretor de imóveis?

Um corretor de imóveis é o responsável por organizar a venda, compra ou oferta de aluguel de um imóvel. Tal profissional pode ser especializado em determinados tipos de propriedades, como:

  • Residenciais;
  • Comerciais;
  • Industriais;
  • Agrícolas.

O trabalho de um corretor é lidar diariamente com as questões mais simples ou mais burocráticas envolvendo essas transações. Logo, são pessoas que se atualizam sobre o mercado constantemente, compreendendo preços e qualidade dos imóveis, com variações que podem depender tanto da idade quanto da localização das propriedades, por exemplo.

Por que é importante contar com a ajuda desse profissional?

Quando se pretende adquirir um imóvel, por exemplo, seja para utilização própria ou para uma empresa, a procura pode demorar muito tempo, já que envolve também a busca por referências sobre a localização, a conservação, o proprietário atual, os métodos de pagamento, entre outros pontos.

Nesse momento, por mais detalhada que seja a sua pesquisa, é certo que algumas (ou muitas) dúvidas surgirão e não poderão ser respondidas sem o auxílio de um especialista da área. Portanto, contar com a ajuda de um corretor de imóveis costuma ser a melhor opção. Além do tempo economizado, esse profissional também pode garantir uma negociação vantajosa e uma transação muito mais rápida e simples do que você imagina.

Lembre-se que tomar uma decisão ruim quanto à compra, venda ou aluguel de um imóvel, pode custar caro mais à frente. No entanto, é algo evitável se contarmos com a experiência de um bom corretor.

Quer ter acesso a outros conteúdos como esse? Então, não perca tempo e visite nosso blog.

Como um corretor pode lhe ajudar

Entre as principais funções de um corretor de imóveis estão:

  • Transações administrativas: comprar, vender ou alugar um imóvel envolve a troca e a assinatura de contratos, a negociação das condições e os valores cobrados. Você tem certeza que quer ser o responsável por administrar todas essas questões burocráticas? Não? Então, você precisa contar com um corretor de imóveis;
  • Encontrar o melhor valor: um corretor pode lhe ajudar a economizar dinheiro. Como? Além dos trâmites legais, esse profissional é capaz de fazer a melhor negociação e estabelecer a forma de pagamento ideal para o seu caso específico. No final das contas, o comprador alcançará um valor adequado ao seu planejamento e o vendedor (ou proprietário) uma rentabilidade satisfatória;
  • Conseguir todas as informações: um dos principais papeis do corretor envolve possuir resposta para as mais variadas perguntas, auxiliando a parte envolvida a entender e analisar os preços de mercado, as vantagens de cada localização, os meios de negociação e o cenário atual.

Além disso, tal profissional pode ajudar na parte estética, indicando o que pode chamar mais atenção de possíveis compradores, já que eles possuem conhecimento sobre o que o público procura.

Você pretende adquirir um imóvel, mas não sabe por onde começar? Um corretor também é capaz de encontrar a propriedade perfeita para você com base no investimento pretendido, nas necessidades (como escolas, hospitais e comércios nas proximidades) ou no seu estilo de vida.

Quais as principais características de um bom corretor de imóveis?

Um corretor de imóveis extremamente profissional, apresenta algumas características específicas, que geralmente estão ligadas aos pontos abaixo:

  • Utilidade: um profissional da área deve ser capaz de resolver pequenas questões de seus clientes, além de responder todas as suas dúvidas ou, em determinados casos, encontrar as respostas para os pontos mais complexos;
  • Capacidade de gerar opções: o corretor costuma pesquisar as necessidades e prioridades de seus clientes, com o objetivo de encontrar as melhores opções para cada um deles;
  • Paciência: eles também são pessoas pacientes, que dão aos seus clientes o tempo necessário para que tomem as suas decisões. Durante esse processo, não se cansam de ajudar e procurar os melhores caminhos para que o negócio ideal seja fechado;
  • Opinião: por conhecerem muito bem o setor, os corretores lhe passarão as melhores informações sobre os imóveis, como as localizações mais privilegiadas, os valores que mais compensam e as vantagens de assinar os papeis. Por isso, é fundamental confiar em suas dicas e sugestões;
  • Honestidade: se você estiver receoso sobre fechar negócio, não pense duas vezes antes de conversar com um corretor. Além de respostas honestas sobre as reais vantagens do processo (ou desvantagens), eles com certeza lhe dirão se a transação realmente tem futuro e lhe deixará totalmente satisfeito.

No final das contas, o serviço de um corretor de imóveis é encontrar as melhores opções para que você venda, compre ou alugue uma propriedade sem conviver com o desgaste relativo aos inúmeros procedimentos necessários.

Não se esqueça: os corretores de imóveis existem para lhe ajudar!

Não importa se o corretor está trabalhando com dois, três ou dez clientes ao mesmo tempo. Ele sempre terá um momento para você! Esse profissional possui uma característica marcante e excepcional, que é a disponibilidade para atender os interesses das pessoas. Seu maior objetivo é encontrar os melhores negócios e garantir a satisfação dos envolvidos, o que demanda extrema dedicação.

E não se preocupe! No momento em que você decidir fechar negócio, ele estará lá, pronto para resolver todas as questões necessárias. Portanto, se você possui o auxílio de um desses especialistas, pode ficar tranquilo, pois tudo estará em boas mãos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite para conhecer nosso site agora mesmo. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso!

Apesar de parecer uma tarefa fácil, comprar um imóvel exige muita responsabilidade e boas reservas de dinheiro. A concretização do sonho pode se tornar um pesadelo, se o comprador não efetuar a aquisição com um corretor de imóveis devidamente habilitado. Aspectos como a avaliação, os contratos, a legislação vigente e financiamento do imóvel são importantes e, caso não sejam abordados corretamente, podem causar inúmeros problemas ao comprador.

Por esses motivos, é fundamental contar com os serviços de um corretor de imóveis. É necessário que o profissional especializado possua experiência no mercado imobiliário. A vivência no mercado possibilita negociações e transações de forma descomplicada, além de garantir mais segurança durante e após a aquisição do imóvel.

A legislação e o corretor de imóveis

O corretor de imóveis é o único profissional habilitado, de acordo com a lei, para atuar com transações imobiliárias. A profissão é regulamentada em todo o território brasileiro, por isso, é essencial buscar pelo especialista antes de adquirir qualquer imóvel.

Apesar de parecer apenas uma formalidade, a regulamentação da profissão assegura maior proteção ao cliente, tanto ao vender como ao comprar. Além disso, o especialista em mercado imobiliário tem acesso ao melhores imóveis disponíveis, podendo encontrar a opção ideal para o cliente.

Contar com um corretor de imóveis é garantir:

– Imóvel com valor ajustado ao mercado, evitando enganos e golpes;

– Cálculo sobre a valorização do imóvel em determinado tempo;

– Conhecimento aprofundado em financiamentos imobiliários;

– Prevenção aos riscos que possuem uma transação imobiliária.

Os pontos citados acima são apenas alguns detalhes sobre as vantagens da contratação de um corretor de imóveis. Priorizar o profissional qualificado evita que o cliente caia em armadilhas de pessoas mal-intencionadas e golpistas.

O que faz um corretor de imóveis

A profissão de corretor de imóveis se popularizou bastante, nos últimos tempos. Apesar disso, a profissão abrange funções que nem sempre ficam claras ao cliente. Entenda abaixo quais são as principais atribuições de um corretor de imóveis:

– Avaliar o preço do imóvel

Por seu amplo conhecimento e formação específica, o corretor de imóveis dispõe de ferramentas que possibilitam avaliar o imóvel completamente. Isto é, suas características são analisadas para estipular um valor adequado ao comprador. O passo garante que o cliente não seja lesado por superfaturamento do imóvel, e que o próprio corretor receba um valor justo por seu trabalho.

– Análise do estado do imóvel

Após a avaliação do valor do imóvel, o corretor analisa o estado da propriedade. O conhecimento adquirido no mercado imobiliário facilita a análise, pois todos os componentes do imóvel devem ser observados, como:

– Instalações;

– Componentes hidráulicos;

– Pintura da propriedade;

– Contrapiso e piso;

– Janelas, portas, fechaduras, entradas e saídas de ar, entre outros.

Seu trabalho permite encontrar defeitos, vazamentos e possíveis aspectos negativos no imóvel. A medida beneficia diretamente o comprador, evitando dores de cabeça com imprevistos e gastos.

– Divulgar imóveis e propriedades

Uma das principais funções do corretor de imóveis é a divulgação dos imóveis e propriedades. Muitos especialistas utilizam as redes sociais, websites, blogs, aplicativos de mensagem e e-mail marketing. Todas as ferramentas disponíveis no mercado podem, de alguma forma, ser usadas para a divulgação do trabalho. Ou seja, obter a atenção de possíveis compradores é um dos maiores objetivos de um corretor de imóveis.

– Conferir documentos pertinentes

Configurando como uma das etapas mais decisivas da compra e venda de um imóvel, a conferência de documentos deve ser feita estritamente por um corretor. O trabalho garante que o processo de compra ou venda seja satisfatório, para ambas as partes.

– Diminuir a exposição do comprador

A fim de evitar situações desagradáveis ou estressantes, o corretor de imóveis trabalha de forma que a exposição do comprador seja a menor possível. Sua atuação serve para que o processo seja realizado de forma rápida e eficiente para o cliente, e tranquila para o próprio corretor.

– Oferecer bons resultados do negócio

Mesmo que evite a todo custo os resultados negativos, o corretor de imóveis é integralmente responsável pelos mesmos. Por isso, é fundamental que o cliente saiba que o corretor de imóveis pode responder judicialmente por quaisquer problemas ocorridos durante a negociação da propriedade.

A importância de um corretor de imóveis

Como já foi esclarecido acima, as responsabilidades e funções de um corretor de imóveis são imprescindíveis para que o processo de compra seja bem feito. O maior objetivo do especialista é garantir que o cliente realize um ótimo negócio, removendo todas as chances de más aquisições e condições desfavoráveis na compra.

O corretor de imóveis é responsável por oferecer os melhores financiamentos imobiliários, auxiliando com certidões e documentação exigida para o procedimento. Por isso, o profissional deve prestar consultoria ao cliente desde o início, da escolha da propriedade até o pós-venda. Para entender melhor o papel do corretor de imóveis, veja abaixo quais são as duas principais características que configuram um bom especialista:

– Confiança e autoestima

O corretor de imóveis deve ter, primeiramente, confiança em suas habilidades sobre conseguir o melhor negócio. Com sua cartela de propriedades disponíveis, o profissional é suficientemente habilitado para oferecer as opções ideais aos compradores.

– Atendimento integral

Oferecer atendimento integral, a qualquer hora e dia da semana, é um diferencial de máxima importância para o corretor de imóveis. Ele deve estar disponível para atender e comparecer aos locais, gerando uma negociação mais ágil ao cliente e excelentes resultados.

Os problemas em se negociar sem corretor de imóveis

Negociar com pessoas não habilitadas traz diversos riscos ao comprador. A falta de experiência no mercado imobiliário pode resultar em documentações equivocadas ou em falta, valores abusivos e prejuízos expressivos aos clientes. Para não acabar caindo em golpes ou negociando com pessoas despreparadas, é essencial verificar se o corretor é registrado no conselho de classe. O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), é a entidade que garante a idoneidade do profissional.

É de extrema importância que o corretor de imóveis possua o registro, bem como a corretora de imóveis em que o profissional atua.