Afinal, 2021 é um bom momento para investir em imóveis?

Taxa Selic em baixa e o mercado de ações instável por conta da pandemia. Será que investir em imóveis é a melhor solução neste momento de instabilidade? Fizemos um artigo completo para te situar melhor neste cenário. Confira!

Os investimentos no tesouro Selic já não são as melhores opções renda diante da situação de crise. Agora, a pergunta é: trata-se de um bom momento para investir em imóveis ou é melhor considerar outros investimentos?

Three Things That Make A Great Real Estate Investment

O crescimento do setor imobiliário na contramão da crise

Segundo a revista Forbes, somente em agosto do ano passado o setor imobiliário teve uma alta de 64%. Esta estatística, para o ano de 2021, representa uma boa oportunidade de investimento, principalmente para quem possui o sonho da casa própria.

Com a perspectiva de uma inflação mais controlada para este ano , investir em imóveis pode ser muito lucrativo. A baixa dos juros também tornou este investimento muito mais barato para os próximos anos.

Um segundo aspecto muito interessante a se avaliar, é que desde 2014 o mercado imobiliário passou por uma recessão. A causa foi a crise econômica do país. Por outro lado, a partir do segundo semestre de 2019, houve uma grande recuperação neste setor.

Mesmo em meio a crise de saúde pública, este mercado continuou crescendo. Por este motivo, podemos esperar avanços ainda maiores com a recuperação que está por vir.

Investir em imóveis é uma maneira de garantir segurança.

Se a construção for conservada e mantida, um imóvel dificilmente perde valor diante do mercado. Por isso, investir em imóveis pode ser uma grande garantia de que seu dinheiro estará seguro diante da instabilidade econômica do país.

Além disso, o Secovi-SP afirmou que alguém que possua um escritório ganhe em torno de 1% mensalmente, com a propriedade adquirida. Este valor pode chegar a 13% ao ano, e é um retorno muito maior que o investimento no CDB, por exemplo.

2021 promete ser um ano vantajoso para investimentos imobiliários

As vantagens que este ano está oferecendo para o mercado imobiliário incluem a grande valorização de imóveis que vem acontecendo. Fizemos uma lista com os pontos altos de um investimento no mercado imobiliário:

Entre janeiro e outubro de 2020, foram vendidos cerca de 38.287 imóveis. Uma pesquisa feita pela FipeZap mostrou que as intenções de compra ainda estão subindo.

Melhor que Selic: como sabemos, a taxa Selic recentemente chegou aos valores mais baixos já batidos. Os imóveis, por sua vez, sempre possuem uma valorização de acordo com a inflação

A FGV realizou um estudo que indicou que precisaremos de 1,44 milhão de novos imóveis por ano, até 2025. Isso somente para suprir o déficit atual de moradias no Brasil.

Estabilidade de mercado: diante de situações extremas, com a pandemia, investimentos na bolsa de valores podem ser altamente comprometidos. Por outro lado, investimentos imobiliários mantêm o retorno e possuem baixa chance de perda.

O investimento em imóveis atualmente não está custoso

Em uma comparação de valor geral de vendas (entre os mesmos períodos de 2019 e 2020) o valor geral de vendas apresentou queda de 2,68%. Isso significa que a compra de imóveis, apesar de muito requisitada, está apresentando valores mais acessíveis. No entanto, segundo o InfoMoney, os valores de queda tendem a se estabilizar ou cair nos anos seguintes.

Desta maneira, os valores atuais de imóveis se encontram equilibrados e relativamente baixos, em relação à procura. Se o objetivo é realizar o sonho da casa própria, este pode ser o melhor momento para você.

Se, de outra maneira, você deseja comprar um imóvel e alugar depois, saiba que isso também pode ser vantajoso. Adquirir um imóvel à vista pode fazer com que você consiga um bom desconto neste período de crise.

Lembre-se, porém, que ao alugar um imóvel você terá de arcar com alguns custos, como o imposto de renda. Este valor é cobrado mensalmente, e corresponde a cerca de 27,5% do valor recebido.

Assim, se você deseja investir em imóveis, planeje os valores, se sua intenção for alugá-los. Não deixe de levantar os gastos que terá com este tipo de taxa, e avaliar qual local seria mais adequado para investir. Isso faz toda a diferença!

Investir em imóveis em 2021 pode ser uma ótima opção.

Se analisarmos o atual cenário econômico, podemos, sem dúvida, salientar que o investimento em imóveis está se destacando.

Enquanto a bolsa de valores apresenta queda e as taxas da poupança se posicionam abaixo da inflação, os imóveis demonstram-se como fortes opções.

É importante, porém, estar atento à taxa Selic no futuro. Sabemos que com a baixa desta taxa, os financiamentos se tornaram opções vantajosas para o consumidor. No entanto, a previsão é que neste ano de 2021 esta taxa aumente consideravelmente. Apesar de levar tempo até que tome proporções muito relevantes em seus financiamentos, um imóvel possui altos valores.

Sendo assim, se sua intenção for a de realizar um financiamento, esteja ciente que começar agora pode ser muito melhor do que aguardar mais. Por outro lado, considere reservar uma quantia para arcar com o aumento previsto da taxa Selic. Além disso, com a perspectiva de aumento da procura da população por imóveis, a tendência de valorização é inevitável.

Se você não quer pagar imposto de renda sobre algum investimento e ainda assim deseja investir no mercado imobiliário, saiba que os Fundos Imobiliários são uma opção. Neles, você adquire parte deste imóvel e recebe parte do aluguel pago.

É esperado que os investimentos em imóveis, incluindo os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), sejam rentáveis nos próximos anos.

Considerando esta opção como extremamente segura e mais rentável que a poupança e tesouro Selic, investir em imóveis em 2021 é um ótimo negócio.

Lembre-se de sempre buscar informações sobre este mercado, e garantir um investimento seguro. Considerando que o setor imobiliário requer altos valores de investimento, é recomendado que você pesquise muito antes de tomar qualquer decisão.

Por outro lado, se você buscar por atualizações e imóveis com boa localização e estrutura, a rentabilidade deste investimento pode te surpreender.