Está de mudança? 12 dicas da JTavares para o seu checklist

Está de mudança? 12 dicas da JTavares para o seu checklist

Finalmente você tomou a decisão de comprar/alugar o imóvel dos seus sonhos. A próxima preocupação? Mudanças! Mudar de uma casa para outra não é tão simples, mas também não é nenhum pesadelo. Para isso, o Grupo JTavares separou algumas dicas para você organizar um checklist e se preparar para entrar no novo lar com o pé direito. Fique de olho para que nada de errado aconteça!

1. Comece a alterar o endereço de todos os documentos: finanças, bancos, seguros, plano de saúde, contas de luz, telefone, assinatura de revistas, jornais etc;

2. Cancele os contratos de água, gás, televisão a cabo, luz… Inicie a contratação destes serviços para o novo imóvel;

3. Caso esteja aguardando correspondências, peça a reexpedição para o novo endereço nos Correio;

4. Decida se vai contratar um serviço de frete completo para a mudança ou se irá fazer por conta própria. Lembrando que escolher uma empresa para realizar todo o serviço é bem mais vantajoso. Você ganhará tempo e comodidade ao invés de precisar empacotar objetos, carregar e descarregar mobílias, caixas etc;

5. Supondo que você opte por contratar uma empresa especializada, confira os preços disponíveis no mercado e desconfie de empresas que cobrem um valor muito baixo;

6. Assim como outros prestadores de serviço, toda empresa de mudanças é obrigada a fornecer um orçamento, conforme diz o Código de Defesa do Consumidor (Art. 40). A solicitação de um orçamento é sempre importante para que você compare os preços cobrados no mercado e faça o melhor negócio;

7. Após pesquisar e escolher a empresa que fará o serviço, faça uma lista de todos os móveis e objetos que serão transportados. Verifique o estado em que se encontram e guarde uma cópia da lista assinada pela prestadora contratada. O nome desse documento chama-se “Rol de Inventário”;

8. Ao contratar o serviço, você está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. O contrato e a nota fiscal são documentos muito importantes caso você precise reclamar dos seus direitos. A lei faz com que a empresa de transporte de mudanças seja responsável por todos os danos no serviço feito;

9. Caso aconteça algum acidente, seu prazo para reclamar é de 90 dias. Se algum objeto desaparecer, você deverá pedir abatimento no preço contratado (Art. 20, CDC);

10. Não pague tudo adiantado e exija recibos;

11. Antes de deixar o imóvel, revista cada canto da casa (interior e exterior) para garantir que não esqueceu nada;

12. Procure acompanhar o caminhão que irá levar a mudança.

Depois da mudança, organize e decore o novo imóvel da forma que sempre desejou, sem pressas. Comunique aos amigos e familiares sobre a mudança e quando tudo estiver no lugar, convide-os para um House Warming, uma inauguração da casa.

Anotou todas as dicas da JTavares Consultoria Imobiliária no checklist? Com tudo muito bem organizado, no momento da mudança você poderá colocar tudo no lugar de forma mais rápida para aproveitar logo o novo lar.