Monte seu mini home office

Fazer o trabalho de casa é uma realidade cada vez mais constante em todo o mundo. Mas é preciso ter um local tranquilo e reservado para isso. Como nem todos têm um ambiente só para o home office, e como, para muitos, trabalhar na sala de TV ou no living fica inviável pela falta de privacidade, uma boa alternativa é deixar a mesa e o computador num cantinho do próprio quarto.

A arquiteta Camila Klein mostra duas sugestões graciosas e que não ocupam quase nada do espaço. “Para integrar o home office, pode-se usar materiais leves como o vidro ou iguais ao do armário, bem discreto”, ensina.

Projeto 1

Num primeiro olhar, parecia não haver espaço nenhum, nem para um mini home office. Mas com sua criatividade, Camila encaixou um tampo de vidro de 12 mm entre o pequeno criado-mudo e o armário, espelhado, para duplicar visualmente o local, e com portas de correr, para não atravancar a circulação ao ser aberto. A parede coberta com um painel de tecido tornou tudo mais aconchegante. E as prateleiras de vidro, aumentaram a área de trabalho, com mais espaço para livros e objetos. Elas são iluminadas por lâmpadas T5 instaladas atrás do painel, afastado 7cm da parede. Esse efeito de luz também pode ser obtido com uma fita de LED. Para o assento, bastou a banqueta em sarja branca que, com rodízios, fica sob o tampo.

projeto-1-materia

projeto-1-materia2

Detalhes: o quadro colorido ajuda a quebrar a monotonia do branco.

Iluminação ideal: sem a necessidade de outras instalações, o pendente sobre o criado-mudo já fornece luz suficiente para o trabalho.

Projeto 2

Para o melhor aproveitamento do espaço, a arquiteta optou, neste quarto, por armários com portas de correr espelhadas e espelhou também a parede da cabeceira da cama, tudo para aumentar a sensação de amplitude. Apenas a área entre os armários e a cama foi decorada com material diferente. Ali, Camila instalou um armário em laminado brilhante, e dele parte o tampo usado para o home office. Repare que na parte de baixo há uma pequena porta: um compartimento a mais, para guardar o material de trabalho e deixar o local sempre organizado. E o resultado ficou bem interessante já que a pequena mesa serve ainda como divisória entre a cama e o armário espelhado, criando um mini closet. “O layout transformou a suíte num espaço multiuso”, acrescenta. Para acompanhar, uma cadeira de acrílico que, com sua transparência, dá leveza ao projeto.

projeto-2-materia1

projeto-2-materia2

Xô, bagunça: a porta escondida sob a bancada: perfeita para esconder a bagunça e garantir a organização do ambiente.