IDEIAS FÁCEIS E CHARMOSAS PARA DECORAR A PAREDE

Vale pendurar quadros, pratos, lembranças e trazer personalidade ao ambiente

 

top20-paredes-decoradas-quadros

Um jeito fácil e prático de deixar a decoração de um ambiente mais interessante é dar vida às paredes. Além de utilizar cores, tecidos e papéis de parede estampados, é possível aproveitar este espaço vazio para exibir itens que falem um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa. A seleção que preparamos a seguir traz diversas inspirações para montar esses arranjos inusitados, que incorporam, além dos tradicionais quadros, objetos que podem formar composições tridimensionais. Dê uma passeio pelas propostas abaixo deixe no passado as paredes em branco!

Mix de quadros

1_sDYqT9F
Neste espaço, criado pela marca australiana Norsu Interiors, a parede cinza recebeu uma série de gravuras e fotografias delicadas, resultando em um visual maximalista, porém com ar minimalista. Imagens com fundo branco e molduras básicas – repare que algumas estão penduradas e outras apoiadas no chão – trazem efeito harmônico.

Coleção de objetos

2_2ffYE4M
Assinado por Guto Requena, este espaço possui uma parede com muita personalidade. Em vez de apostar apenas em quadros, o arquiteto escolheu objetos artesanais, como peças de madeira e um relógio cuco. A madeira, inclusive, aparece no revestimento da parede, criando um pano de fundo sofisticado e aconchegante.

Quadros sobre estampas

3_1bxCFSF
A arquiteta Andrea Murano não teve medo de ousar ao aplicar um papel de parede com estampa geométrica neste ambiente e depois criar um arranjo de quadros sobre ele. Como o revestimento possui um tom neutro, as fotografias e gravuras saltam com suas cores contrastantes. O alinhamento por baixo das molduras também cria um efeito inesperado e charmoso.

Do piso ao teto

4_OSDNAKx
Na casa da curadora Consuelo Cornelsen, molduras com fotografias da família formam uma atmosfera romântica e retrô do piso ao teto. O recurso também funciona com quadros de outras naturezas.

Quadros em linha diagonal

5_GnsgKeA
Essa proposta no hall de entrada, inova ao organizar diversas molduras na parede em um alinhamento na diagonal. Quadros, espelhos e até elementos gráficos compõem o conjunto com graça e personalidade.

Sobre uma parede vibrante

6_kerVdcJ
Neste hall, criado pelo arquiteto e designer de interiores Cioli Cassius Stancioli, uma eclética combinação de quadros, que inclui fotografias, documentos e relicários com molduras de diversos estilos ganha destaque sobre a parede pintada de um tom vibrante. O efeito é maximizado graças ao branco predominante entre as peças.

Parede (totalmente) coberta por pratos

7_GV8KtdX
Assinada pelo escritório Ambidestro, esta sala de estar recebeu com graça a impressionante coleção de 300 pratos azuis da dona da casa. As peças ficaram concentradas em uma única parede de 5 metros de comprimento, ao fundo da escada. Os arquitetos criaram uma instalação tridimensional, com suportes de vários tamanhos para sobrepor os pratos.

Ilusão de ótica

8_kSvo7as
Alguns elementos de decoração têm o poder de transformar completamente o ambiente, como é o caso do revestimento usado pelo estúdio Honky na hora de criar esta sala. O papel de parede Cargo, de Andrew Martin, assume o protagonismo aqui, ao simular uma superfície toda coberta por pratos.

Organização versus caos

9_NvkoNHc
Este ambiente criado pela Pottery Barn é uma ótima alternativa para espaços de transição da casa, como corredores e halls. Sobre as paredes cinza, uma infinidade de quadros foram dispostos: em uma delas, com rigor geométrico e, na outra, de forma mais livre, com molduras diferentes e salpicados por elementos de madeira.

Mistura delicada

10_3ONyokR
Os desenhos da ilustradora sueca Emma von Bromssen se tornaram um painel delicado nesta sala, quebrando a monotonia cromática da parede. Os objetos sobre o móvel adicionam mais uma camada visual.

Ancestralidade nas paredes

11_AXWmHt5
Os tons neutros do apartamento da blogueira Helena Lunardelli ganharam um destaque nas paredes da copa: para embelezar o ambiente, formas e pratos de cobre herdados da avó foram dispostos em uma composição elegante. Um jeito bonito e delicado de deixar as boas memórias da vida sempre por perto.

Sobreposição de plantas

12_AxPhw8r
O papel de parede botânico criado por William Morris se transformou, neste ambiente, em um pano de fundo selvagem para quadros ilustrativos e abstratos.Vasos e garrafas de vidro criam um diálogo com o elemento ao inserirem plantas reais na composição.

Sem regras

13
Pendurar quadros nas paredes de casa costumava ser uma missão que deveria ser realizada sob algumas orientações quanto a altura e distância. Hoje, o mais importante é usar a criatividade. Esta sala de estar exibe uma coleção eclética, partindo do chão, e cria um verdadeiro mural artístico na parede branca.

Sobre parede escura

14
Neste living, criado por Heather Young, a parede negra permite que quadros, memórias e luzes decorativas saltem aos olhos.

Mural botânico

15
Esta sala de estar tradicional, toda em tons terrosos, ganhou energia ao incorporar desenhos de flores e folhas, tanto nas almofadas quanto nos quadros e nos pratos combinados na parede. Para completar com um pouco de tridimensionalidade, um pequeno suporte exibe uma charmosa jarra azul.

Parede pop

16
Neste apartamento, assinado pelo arquiteto Nildo José, elementos da cultura pop dão o tom da decoração, inclusive nas paredes. Aqui a criatividade não tem limites e há pôsteres musicais – repare no ingresso de um show dos Rolling Stones estampado em madeira –, instrumentos e muitas gravuras.

Seguindo o caminho da luminária

17
Além do mix pulsante de vermelho com laranja, esta sala de estar é cheia de referências inspiradoras. Mas é ao redor da luminária de parede modernista que reside o melhor truque de estilo do local. Colocada na diagonal, ela se transforma na linha condutora para quadros, gravuras e objetos que se tornam ainda mais interessantes graças à disposição em que se encontram.

Coleção estrelada

18
Apesar dos tons neutros que predominam neste apartamento, os pratos com desenhos de Piero Fornasetti varrem para longe a monotonia e asseguram, sem perder a classe, uma dose de humor.

Prateleiras com quadros e plantas

19
O branco toma conta das paredes nesta sala de jantar, mas no alto, duas prateleiras apoiam quadros, que não foram fixados na parede, estão somente encostados, e plantas. Tal estratégia permite que a coleção seja reorganizada de acordo com o gosto do dono.

Fonte: casavogue.globo.com