Estudo avalia o impacto de consumo do mercado de luxo infantil

Estudo avalia o impacto de consumo do mercado de luxo infantil

As PANKS (sigla para Professional Aunt no Kids), “tias especiais”, são consumidoras solteiras que causam alto impacto no mercado de luxo infantil. Uma pesquisa inédita da Shopper Experience, mostra que o grupo está se potencializando no Brasil. Na Europa e nos Estados unidos, as PANKS são as “tias postiças” com alto poder aquisitivo. No cenário brasileiro, são as madrinhas (mas há também as que compram para sobrinhos, filhos de amigos, enteados e irmãos mais novos).

O público, que tem entre 30 a 45 anos, são mulheres bem-sucedidas, inteligentes e de bom gosto. Além de tudo, são bastante generosas e capazes de comprar um guarda-roupa inteiro para as crianças. O detalhe é que as peças que compõem os figurinos são de grifes luxuosas. Existe uma diferença entre as PANKS estrangeiras e as brasileiras: lá fora, preferem grifes de roupas infantis, enquanto aqui elas adoram comprar brinquedos caros e cosméticos.

“Considero uma verdadeira revolução comportamental! É claro que sabemos que ainda existe muito preconceito com as mulheres que optaram por não ter filhos, mas a pesquisa mostra que a educação e polidez imperam. E as vendas prosperam com essa nova postura das equipes do varejo”, afirma Stella Kochen Susskind, coordenadora da pesquisa.