Construções sustentáveis ganham gás no mercado imobiliário brasileiro

Construções sustentáveis ganham gás no mercado imobiliário brasileiro

Com diversas possibilidades e tecnologias surgindo, o mercado de construção sustentável tem se desenvolvido, atraindo clientes, agregando valor aos negócios e propiciando crescimento para as empresas que investem na tendência.

“Estima-se que, ao longo de sua vida útil, um edifício consume 30 vezes o valor investido em sua construção. Portanto, apostar em uma consultoria de engenharia, que planeje corretamente os recursos utilizados e a aplicação de conceitos sustentáveis ao empreendimento, além de reduzir sensivelmente este custo, é capaz de colocar o imóvel em conformidade com a responsabilidade ambiental”, diz Rodrigo Cunha, vice-presidente de Relações Institucionais da Abrasip-MG.

Segundo Cunha, já há um número expressivo de projetos sustentáveis, tanto comerciais, quanto residenciais, mas o objetivo é impulsioná-los ainda mais.

Mesmo para quem já tem o imóvel construído, especialistas afirmam que cada caso é um caso, mas é possível implementar ideias sustentáveis e ecologicamente corretas.

DICAS:

Para o setor corporativo:

– Se atualizar no mercado para adotar tecnologias adequadas para obter imóveis sustentáveis;

– Contratar um consultor para desenvolver projetos;

– Observar quais pontos há nas construções para racionalizar e desfrutar deles;

– Para quem quiser certificação, procurar os órgãos responsáveis.

Para mudanças nos lares:

– Adotar tecnologias como lâmpadas eficientes (LED e fluorescentes), reguladores de vazão em duchas e pias, aquecimento solar, telhados verdes etc, gera redução de consumo;

– Observar se o modelo de equipamentos escolhidos, como, por exemplo, ar-condicionado, tem baixo consumo;

– Dar preferência a produtos com selo de desempenho.