APARTAMENTO SE RENOVA COM INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES E MÓVEIS DE DESIGN NACIONAL

O projeto da arquiteta Babi Teixeira mudou totalmente a cara deste imóvel de 180 m² em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro

1apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_5

SALA DE ESTAR | Paredes brancas com móveis de madeira formam a base clássica do projeto que ganhou pontos de cor com o verde das almofadas da Micasa com tecidos Entreposto e mesa de apoio Ring, assinada por Jader Almeida, na loja Arquivo Contemporâneo. Poltronas Diz, assinadas por Sérgio Rodrigues, também da Arquivo Contemporâneo. Sofá Diesel, da Arquivo Contemporâneo. Tapete da Botteh. A mesa de centro é da loja paulistana Claridge. Tela de Hércules Barsotti (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

Receber os amigos e a família é um estilo de vida. Sonhando com o ninho ideal para acomodar visitas, um casal com dois filhos crescidos convocou a arquiteta Babi Teixeira para uma reforma no apartamento de 180 m², em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Entre os pedidos, uma adega integrada à sala principal, e móveis com assinatura.

Integração
No projeto inicial da casa havia uma sala íntima, que foi demolida para dar mais espaço à sala de estar. Outro artifício para ampliar as áreas sociais foi integrar espaços. “O living é integrado à sala de jantar e de almoço, que também é ligada à varanda gourmet com a cozinha. É um apartamento em que todos os cômodos estão próximos e conversam entre si”, explica a arquiteta.

Jeito brasileiro
Outro ponto alto deste projeto são os móveis. Todos foram comprados para decorar a casa depois da reforma e dão uma aula sobre como valorizar o design nacional. “São peças icônicas de Jader Almeida e Sérgio Rodrigues que os moradores quiseram valorizar bastante. Foram escolhidas com muito critério e carinho”, diz Babi Teixeira.

Marcenaria
Para dar mais aconchego, há bastante marcenaria. Em alguns pontos da casa a madeira é o revestimento principal. Em outros, há foco na funcionalidade e os móveis foram laqueados de branco. Além disso, a estética de todo o apartamento segue o clássico infalível branco + madeira.

Mix de revestimentos
A mistura de diversas texturas espalhadas pela casa dá personalidade diferente a cada ambiente. Onde há a mesa de refeições, próximo ao teto, tijolinhos se destacam. No quarto de casal, a madeira na parede traz textura aconchegante e clean. Já no quarto da filha, o papel de parede listrado assume o décor.

Tons neutros + pontos coloridos
A casa como um todo segue a paleta de cores neutras. No entanto, Babi Teixeira salpicou alguns ambientes com cores, como a sala de estar e de jantar que tiveram toque de verde nas almofadas e mesinha lateral. Já o quarto de casal recebeu matiz azul marinho para dar força e personalidade à decoração. No quarto da filha, a proposta é jovem e descolada, fugindo das cores tradicionais dos quartos de menina.

 

2apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_1
LIVING | Ao fundo, poltrona Paraty, assinada por Sérgio Rodrigues, da loja Arquivo Contemporâneo. Tapete da Botteh. Tela colorida de Tran Tho, adquirida na galeria Proart, e a tela preto e branco de Hércules Barsotti (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

3apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_10
ADEGA | Prioridade no projeto, foi feita sob medida e executada por Marcenaria Recla. Cadeiras de jantar, assinadas por Aristeu Pires, da Arquivo Contemporâneo. Bancada de mármore Branco Piguês (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

4apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_11
VARANDA | Os toques de azul se destacam na paleta de cores neutras. Garden seats da 6F Decorações, poltrona, assinada por Arthur Casas, da loja Arquivo Contemporâneo, mesa lateral Maria Preciosa, assinada por Etel Carmona, também da Arquivo Contemporâneo. A mesa de refeições foi executada pela Marcenaria Recla. Banco Malhetado, da Arquivo Contemporâneo (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

5apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_12
GOURMET | Integrada à sala e à cozinha, tem armários de freijó executados pela Marcenaria Recla e pendente La Lampe (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

6
COZINHA | Tem armários modulados da Ornare e eletrodomésticoss de aço inox Viking, da Celdom (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

7apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_13
QUARTO DO CASAL | O quarto ganhou toques de madeira para ficar mais aconchegante. A marcenaria foi executada pela Marcenaria Recla com freijó. Tecido e cabeceira da Artefacto. O banco peseira e a cama são da Q&E. Tapete Squarefoot. Cadeira Pantosh, assinada pela Lattoog Design, comprada na Stampa Moveis (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

8apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_18
QUARTO DO FILHO | Nos móveis executados pela Marcenaria Recla, estão dispostos itens de coleções do garoto. Cama da Q&E com roupa de cama da Micasa. Cadeira Easy, assinada por Jader Almeida, da Arquivo Contemporâneo (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

9apartamento_em_campos_dos_goytacazes_assinado_por_babi_teixeira_20
QUARTO DA FILHA | Ela pediu um quarto que fugisse um pouco do comum e optou por misturar estampas. Cama da Q&E, papel de parede e roupa de cama, da Micasa Atelier. Bancada e penteadeira também da Q&E. A cadeira estampada é da Stampa Móveis, do Espírito Santo (Foto Juliano Colodetti/Divulgação)

Fonte: revistacasaejardim.globo.com