10 IDEIAS PARA TER UM JARDIM DE INVERNO

Os jardins internos deixam a casa cheia de vida e permitem que os amantes de plantas fiquem próximos delas por mais tempo, mesmo durante o inverno. Confira estas ideias e planeje o seu

1

1. A harmonia impera no living da casa do empresário André Tassinari. O ambiente recebe luz natural através do jardim de inverno. A área ao ar livre é uma espécie de oásis ao lado da sala. Na mistura de novo com antigo, o sofá da Micasa, com tecido da Huis Clos, conversa com a poltrona de balanço herdada do pai. Na mesa de centro, o barquinho, da Vitra, lembra sua infância. Tapete Punto e Filo. Quadros da irmã do morador, Mariana Tassinari. Projeto do arquiteto Matheus Ribeiro.

 

2

2. O quarto do empresário André Tassinari, no andar de cima da casa, também tem incidência de luz natural por conta do jardim de inverno. Ao lado da cama, mesas, da Micasa, substituem o criado. O quadro é presente do artista Sergio Sister. Pendentes Bossa Nova, da Lumini. Banco de Sergio Rodrigues, da Dpot. Almofadas e mantas do empório Beraldin. Projeto do arquiteto Matheus Ribeiro.

3

3. O corredor do jardim de inverno, projetado pela designer de interiores Cristiane Oliveira, recebeu o painel de pínus escurecido, onde foram pendurados o avental e os acessórios. Nos vasos, espadas-de-são-jorge. Ao fundo, samambaias criam uma cobertura natural

4

4. O jardim de inverno dessa casa ocupa os dois lados da escada entre a sala de jantar, no bloco da frente, e o espaço gourmet, no dos fundos. Projeto do escritório Brasil Arquitetura. O teto é forrado por tábuas de OSB pintadas de azul-claro e o piso é de pedra Goiás, da Só Pedras. Na foto, a cadela Brisa.

5

5. O jardim de inverno do apartamento da publicitária e fotógrafa Maria Luisa Soares Martins tem até um pequeno sofá com almofadas para curtir o cantinho.

6

6. Situado entre o living e a área gourmet, o jardim de inverno foi recheado com plantas de sombra, como palmeiras-camedória, palmeiras-piticosperma e singônios. Paisagismo criado por Gil Fialho em parceria com o escritório Jacobsen Arquitetura.

7

7. Com espécies perenes e de manutenção intermediária – orquídea chuva-de-ouro, chifre-de-veado, peixinho e hera –, o jardim de inverno é aproveitado sem muita preocupação. Banco Zigue-zague de jequitibá, da Amélia Tarozzo Design, e passadeira da Fio Sobre Tela. Cantinho projetado pela paisagista Juliana Freitas, com vasos acomodados em uma treliça de madeira na parede, formando um painel vertical.

8

8. Os banheiros das suítes do térreo, nessa casa de 250 m², têm porta-janela com abertura para o jardim de inverno criado no recuo lateral. Ideia do escritório Seferin Arquitetura, responsável pela reforma.

9

9. Apoiada na estrutura metálica, a escada de acesso ao piso superior fica ao lado do jardim interno, onde foi preservada a árvore fícus. Projeto do arquiteto José Armênio de Brito Cruz.

10

10. Na suíte do casal, no lugar de veneziana, o fechamento é feito por porta de correr com vidro, que dá para a varanda, com a mesma largura da fachada. No outro canto desta varanda, há um jardim de inverno com porta que regula a entrada de luz e a ventilação no quarto. Projeto pelo arquiteto Jorge Siemsen.

 

Fonte revistacasaejardim.globo.com