Mudança: não esqueça dos detalhes!

 

Quem não sonha por uma vida melhor, uma vida mais confortável ou até mesmo mais luxuosa, em casas e apartamentos maiores? Cada um tem suas próprias metas e um perfil bem singular na busca pela melhor mudança, mas nossas dicas de mudança irão te ajudar a ter um panorama mais amplo do que fazer e como fazer.

Mudanças residenciais exigem organização e planejamento não só durante a escolha do novo imóvel, mas também no momento de transportar os pertences de um lar para o outro. Muitas pessoas embrulham os objetos em folhas de jornal, mas por serem sujas, elas só dificultam o trabalho, uma vez que é preciso lavar todos os itens antes de guardá-los.

Complicado, não é mesmo? Para ajudá-lo a fazer uma mudança com mais eficiência e segurança, listamos algumas dicas neste post.

 

Planeje o transporte

Embalar cristal, vidro, porcelana e outros artigos frágeis requer algum tempo. Certifique-se de embalar tudo o que pertence ao mesmo cômodo em uma caixa rotulada com o respectivo nome. Isso facilita bastante o processo de desembalagem.

 

Decida o que será transportado

O momento do planejamento é ideal para você separar e definir o que será transportado. É melhor você embalar apenas os móveis e utensílios que serão usados na nova casa do que transportar várias caixas e descobrir que muitas coisas poderiam ser guardadas em outro lugar.

Uma ótima opção para móveis que você não queira levar ou para itens que não cabem no novo imóvel, mas que você não quer vender nem doar, é o self storage / guarda móveis. Nesses espaços você pode guardar os seus bens com segurança, em boxes particulares e com tamanho adequado para a sua necessidade.

 

Conte com a ajuda das ferramentas certas

Antes de mais nada, separe os materiais que você irá precisar para organizar sua mudança. Abaixo, uma lista do  que você precisa:

  • caixas de qualidade em vários tamanhos;
  • papel de embalagem;
  • plástico bolha;
  • papelão dobrável;
  • tesoura;
  • fita adesiva;
  • filme plástico.

#Dica: Use o filme plástico para garantir que as almofadas permaneçam limpas e os móveis sejam transportados em segurança. Certifique-se de não colocar a fita diretamente sobre os móveis para não danificá-los.

 

Prepare as caixas para as mudanças residenciais

Coloque tudo em caixas-grade ao invés de caixas de papelão ou sacolas plásticas. Essas caixas foram projetadas para serem mais resistentes, o que ajuda a manter a integridade da carga à medida em que outras são empilhadas em cima.

As almofadas são ótimas para preencher espaços vazios que se formarem dentro das caixas e impedir que os itens se desloquem e quebrem. Se preferir, enrole os móveis e os estofados com papelão ou filme plástico auto-aderente.

 

Embale os itens frágeis separadamente

  • Painéis

Os painéis devem ser embalados na vertical, em pequenas e médias caixas forradas com papel na parte superior e inferior. Enrole cada painel em plástico bolha e prenda-o com fita adesiva. Coloque o papel entre os painéis de pé e não empilhe outras caixas sobre esta.

  • Os quadros e as fotografias

As Molduras devem ser colocadas em pé nas caixas. Enrole as peças em bastante plástico bolha para garantir que os itens não se movimentem na caixa.

  • Os itens especiais

É importante ter em mente a forma e o tamanho das peças, bem como identificar se elas podem quebrar facilmente. Enrole totalmente os itens em plástico bolha e coloque-os em um pedaço de papelão flexível. Coloque uma peça idêntica de papelão por cima e adicione uma camada extra de plástico bolha por cima do papelão. Não deixe de escrever de forma bem visível a palavra, “FRÁGIL” na caixa.

 

Proteja os seus eletrodomésticos

Geladeira, freezer, micro-ondas, máquina de lavar e outros eletrodomésticos devem ser desligados de 24 a 48 horas antes de serem transportados, pois é importante que você faça a mudança com os itens secos e limpos. Colocar carvão ou café dentro desses eletrodomésticos ajuda a evitar o mau cheiro caso eles fiquem desligados por muito tempo.

Para o transporte, é importante evitar tombar os equipamentos para o lado, pois isso pode causar danos ao compressor.

No caso das máquinas de lavar, escorra a água que fica no equipamento e evite lavar roupa 24 horas antes do transporte. Incline a máquina de lavar para trás para drenar a água tanto quanto possível.

Bandejas, prateleiras da geladeira e o prato do micro-ondas devem ir dentro de uma caixa embalados com plástico bolha. A parte externa dos eletrodomésticos pode ser protegida com um cobertor.

 

Faça uma mala para cada pessoa da família

Com alguns dias de antecedência, separe uma caixa ou uma mala para que cada membro da família tenha alguns itens pessoais à disposição. Inclua:

  • sabonete;
  • escova e creme dental;
  • toalha;
  • aparelho de barbear;
  • escova de cabelo;
  • maquiagem;
  • peças de roupa que serão necessárias durante os primeiros dias.

Dessa forma, tudo o que você precisa será facilmente encontrado. Mantenha esses objetos em um lugar seguro, onde não serão misturados com todo o resto.

 

Otimize o seu tempo com embalagens eficazes

Disponha os itens mais pesados na parte de baixo das caixas, enquanto os mais leves devem ser colocados na parte superior. Coloque o maior número possível de itens juntos para reduzir a quantidade de caixas que você precisa carregar.

  • Os itens pesados — como livros e brinquedos — devem estar em pequenas caixas. Colocá-los em caixas grandes é garantia de sofrimento na hora de carregar.
  • Comece a embalagem pelos itens sazonais — como luzes de Natal, casacos de inverno e ferramentas de jardinagem — uma vez que, muito provavelmente, você não vai usá-los logo após a mudança. Aproveite o momento para jogar fora ou doar quaisquer itens não utilizados.
  • Sacos de roupa podem ser usados como uma proteção para o espaço disponível entre os itens mais frágeis.
  • Toalhas, camisas e objetos não quebráveis podem ser embalados em sacos de lixo. Certifique-se de usar sacos pesados e com laços, pois esses são mais fáceis de manusear. Lembre-se apenas de rotulá-los para que não sejam confundidos com o lixo!

Encaixote por cômodo

Etiquete cada caixa de acordo com o conteúdo e os cômodos aos quais pertencem. Adicione uma nota dentro de cada saco apontando os conteúdos, como: “cabos de computador”, “canetas e lápis”, etc.

Já conhece a página da JTavares no Facebook?

Visite nossa página e deixe a sua curtida!

adm