Avaliação de imóvel

 

 

A avaliação de imóvel é necessária para diversos tipos de situações, pois define exatamente qual é o valor de um imóvel perante o mercado imobiliário. Ela é extremamente importante no processo de compra e venda de uma casa ou apartamento.

A família está crescendo e você deseja adquirir uma residência maior, com o espaço ideal para acomodar melhor todos os membros, incluindo um dormitório por filho, mais vagas de garagem e com um bom padrão de construção (área de lazer, melhor acabamento, entre outros). Para isso, precisa vender a atual moradia e é fundamental que você saiba como e quanto custa avaliar um imóvel.

Pode parecer apenas um detalhe. Mas entender o quanto custa, bem como os processos que envolvem a realização dessa tarefa é essencial para não perder dinheiro e garantir que tudo será feito de maneira correta.

A tarefa está cercada de variáveis que interferem no preço do patrimônio, como a localização, a idade do imóvel, a sua conservação e assim por diante. Neste post, selecionamos dicas importantes para que você saiba como avaliar um imóvel na hora de comprar e vender.

Ficou interessado em saber mais? Então, continue acompanhando a leitura conosco!

 

 

Entenda quais são os benefícios de avaliar um imóvel

Antes de entender quanto custa avaliar um imóvel, vamos ressaltar aqui alguns benefícios que essa prática pode trazer. Afinal, são diversos os fatores que exercem influência no valor de uma propriedade, seja ela um apartamento, casa, escritório, loja, galpão, terreno, entre outros.

Além de procurar utilizá-los no momento de precificar o seu, esses aspectos são imprescindíveis para que se defina o preço justo de compra e venda. Ressaltamos que o desconhecimento desses benefícios pode trazer uma certa negligência em relação a avaliação do imóvel.

Por isso, veja abaixo algumas dessas vantagens para não falhar nesse momento tão importante.

 

Maior poder de negociação

Valorar um imóvel com números bem aquém ou além da realidade do mercado imobiliário geralmente é o obstáculo mais comum na hora de atrair potenciais compradores. Lembre-se de que a lei da oferta e da procura pode ser ingrata com quem não percebe que preço muito acima ou muito abaixo do real acaba sendo uma opção inadequada.

Ao avaliar e decidir pelo valor correto, cria-se a possibilidade de uma negociação melhor. Geralmente o processo é muito ágil, atendendo as expectativas das partes envolvidas e, principalmente, evitando que você sofra algum prejuízo no negócio por falta de informação sobre a realidade do imóvel.

 

Garantia e segurança patrimonial

Outro grande benefício que torna o conhecimento de como avaliar um imóvel essencial é simplesmente de ter a garantia de quanto é realmente o valor do seu patrimônio. Por mais que, no momento, você não esteja interessado em vendê-lo, é de extrema importância conhecer o valor de seus bens e entender se ele está valorizando ou não, por exemplo.

Assim, caso algum dia você queira vendê-lo ou até mesmo usá-lo como troca em alguma transação, já terá em mãos tudo o que precisa saber para avaliá-lo da melhor forma e realizar um bom negócio no futuro.

 

Adequação às legislações de fiscalização tributária

Além de aumentar as suas possibilidades de negociação, ao avaliar um imóvel corretamente você estará apto a agir em conformidade à lei. Isso porque todas as taxas de legislações tributárias estarão adequadas ao valor do seu bem e você garantirá a segurança e a idoneidade da sua propriedade.

A adequação às legislações de fiscalização tributária é um quesito extremamente importante na hora de vender o seu imóvel já que, com tudo impecavelmente correto e seguro, suas negociações serão mais rápidas e vantajosas.

Destacamos também que para que isso seja possível, é preciso estar com toda a sua documentação em ordem, pois é algo que será mais do que exigido no momento da venda. Além disso, imóveis que estão em situação irregular valem menos.

Para você ter uma noção, confira a lista de documentos necessários para quando o imóvel é usado:

  • matrícula do bem, que é o documento para verificar todo o seu histórico, quitação e se existe ameaça de alienação;
  • certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e de seu cônjuge;
  • a certidão negativa de tributos do imóvel que mostra que os impostos foram pagos, principalmente o IPTU;
  • certidão negativa de débitos com o condomínio;
  • certidão negativa de utilidade pública do imóvel, para evitar desapropriação surpresa, por exemplo;
  • contrato de compra e venda;
  • por fim, o registro no cartório de imóveis em relação ao contrato de compra.

Já para o imóvel novo, segue a lista de documentos que são necessários:

  • memorial descritivo, que é um documento que reúne todas as informações sobre a construção;
  • convenção do condomínio;
  • certidão negativa de débitos com o condomínio.

Possibilidade de servir de garantia para a compra de outro bem

Como já dissemos, mesmo que você não esteja querendo vender seu imóvel, é importante avaliá-lo por segurança patrimonial e garantia. Existe ainda uma outra vantagem que poucas pessoas sabem que existe: a possibilidade de usá-lo como garantia na tomada de recursos.

Tenha em mente que contar com uma avaliação precisa e correta do valor do seu imóvel possibilita que ele sirva de garantia para alguma transação econômica que você queira fazer —a compra de outro bem, um financiamento, negociações com instituições financeiras e assim por diante.

Por isso, é importante saber como avaliar seu imóvel e ter em mãos todos os dados de que precisa para usá-lo de forma vantajosa e benéfica para o seu bolso. Com uma boa avaliação ao seu dispor, a sua intenção de comprar outro bem terá muito mais credibilidade.

Até porque as suas possibilidades de negociar com bancos e demais instituições financeiras se tornam mais abertas e tangíveis, facilitando esse processo, além de trazer uma segurança a mais para o momento da negociação em si.

 

Melhoria do planejamento financeiro

Outro ponto importante está ligado à saúde financeira das suas finanças e o seu planejamento nesse sentido. Conhecer a fundo todos os bens, seus valores, implicações, custos e demais aspectos é fundamental para entender melhor como vai esse aspecto da sua vida.

Seu planejamento financeiro, quando visto a longo prazo, deve levar em consideração todos esses quesitos para que os seus objetivos sejam alcançados de forma saudável, dentro das suas possibilidades.

Assim como é importante registrar e analisar suas despesas e receitas mensais para nunca sair do controle em situações de imprevisibilidades econômicas, também é essencial saber com exatidão todas as informações relacionados ao processo de avaliação do seu imóvel.

Assim, mesmo que você não esteja interessado em vendê-lo agora, poderá simular projeções de valor de mercado no futuro, analisando qual a melhor época para uma negociação, quais aspectos estão interferindo nas suas finanças na época e assim por diante.

Todos esses planejamentos só são possíveis se os valores que você dispõe estão corretos e de acordo com uma avaliação imobiliária que seja real e precisa. Somente assim você poderá ter noção de como está a sua vida financeira, tanto no seu presente quanto no seu futuro.

 

Facilidade na contratação de seguro

Por último, temos também a facilidade no processo da contratação de seguro. Sabemos que não é simples esse tipo de contratação. Por isso, ao avaliar o seu imóvel e obter em mãos o preço correto de seu valor, você poderá contratar um seguro com mais facilidade e de forma mais certeira.

Conhecendo as especificidades do seu imóvel, quanto ele vale e todas as informações importantes que uma boa avaliação reúne, você estará munido de dados que podem ajudá-lo a negociar tanto o melhor valor de seguro para ele quanto o tipo de apólice que atende de forma mais adequada às suas necessidades.

Sabendo o valor do imóvel, evita-se o risco de de cair na cilada de pagar um valor mais alto do que deveria pelo seguro, pois conhecerá a fundo suas cláusulas e tudo o que influencia na definição do preço do serviço contratado, entre outras questões.

 

CONTE COM A AJUDA DE UM PROFISSIONAL

Temos aqui uma dica que é indispensável para obter uma avaliação precisa. Você deve compreender quais são os critérios que determinam os preços no mercado imobiliário, conforme mencionamos acima, mas é preciso ter um pouco mais de cuidado nessa questão.

Levando em consideração que esse é um setor de negócios muito especializado e dinâmico, é recomendável procurar o suporte e o assessoramento de uma imobiliária como a JTavares para saber como avaliar um imóvel. Inclusive, é esse tipo de serviço que poderá auxiliar você a entender quanto custa avaliar um imóvel.

Nossos Consultores são preparados e experientes o bastante para apontar condições vantajosas ou as desvantagens durante os procedimentos de negociação, trazendo a realidade à tona. Nosso Consultor Imobiliário é um profissional competente para demonstrar as relações de valores, confirmando ou ajustando a pesquisa que você realizou, e que dispõe de estratégias de negócio consolidadas em anos de experiência.

Porém, é claro que nem todos contam com essa habilidade e experiência, por isso, é fundamental conhecer a tradição do profissional e/ou da imobiliária. Então, sugerimos levantar o cadastro no mercado, verificar a estrutura física da empresa, visitar o site e outras ações que você achar necessário para avaliar a sua idoneidade.

Assim, você se certificará de que terá a melhor orientação para saber como avaliar um imóvel de forma precisa e vantajosa para as suas finanças, independentemente de quanto isso custará para o seu bolso.

Escolher a assessoria de quem tem credibilidade no mercado é vital para a comercialização do seu patrimônio. Além de intermediar a sua relação com os compradores potenciais, ela oferece acompanhamento técnico e jurídico, da avaliação à escritura, garantindo a segurança da transação.

 

Agora você já sabe  a importância desse passo para o sucesso das suas negociações. Seguindo todas essas dicas, você certamente fará um bom negócio com a venda de seu imóvel ou no momento de comprar um novo.

Para ficar por dentro de mais informações relevantes sobre mais assuntos como este, siga as nossas páginas no FacebookLinkedIn Instagram. Publicamos conteúdos atualizados  sobre o mercado imobiliário e outros temas acerca desse setor.

Caso queira uma avaliação gratuita do seu imóvel entre em contato conosco através dos telefones:

(21) 3261-4200 – Ipanema 

(21) 2494-5200 – Barra da Tijuca.

#JTavaresConsultoriaImobiliária
#imóveisaltopadrão

 

adm