Tecidos adesivos para parede

Nem só de papel de parede vivem os ambientes sociais da casa. Para dar um ar mais aconchegante, a dica é apostar nos chamados tecidos adesivos para a parede, ou tecidos autoadesivos. Entre suas vantagens está o fato da sua aplicação fazer pouca sujeira e poderem ser trocados com frequência, garantindo uma decoração sempre renovada. “Para completar, eles também melhoram a acústica do local”, diz Marcelo Melhado, arquiteto de Londrina (PR).

tecidos-adesivos-parede-2O papel de parede com grafismo foi complementado pelos tecidos da almofada, garantindo unidade. O projeto é assinado por Sérgio Fontes, arquiteto do Rio de Janeiro (RJ). (Foto: Divulgação)

Acerte na aplicação
A aplicação do tecido adesivo precisa ser realizada por profissionais experientes. “Sua má colocação pode ocasionar aparência enrugada e assimétrica”, justifica Marcelo. Para deixar o tecido impecável, pode-se usar o backing, que é uma camada de adesivo que se aplica no verso do tecido. Uma segunda opção é colar uma espuma fina e, depois, aplicar o tecido.

tecidos-adesivos-parede-1

(Foto: Divulgação/Paranatex)

Costura fina

A largura da maioria dos tecidos é de 1,40 m a 1,60m, assim, pode ser necessário fazer uma costura, observando o casamento dos desenhos. “Uma vez costurado é recomendado passar o tecido com o ferro quente, pois propicia a abertura da costura, evitando a evidência da mesma”, diz Marcelo Melhado.

tecidos-adesivos-parede-3

A proposta era criar um espaço onde todos os tecidos se harmonizassem com o tecido das paredes”, explica Ricardo Grangera, arquiteto de Londrina (PR). No espaço, foi utilizado o tecido da Paranatex da Coleção Omega Plus.  (Foto: Divulgação)

Liso e reto
O tecido pode ser aplicado diretamente sobre a parede, utilizando-se cola fórmica. Contudo, é recomendado que a parede esteja livre de umidades e bem nivelada, para não resultar ondulações.

Fonte: Altoastral.com.br