Decoração preto e branco: ideias de ambientes para se inspirar

Crie um ambiente com o estilo P&B — conheça as principais dicas e projetos de referência.

Não sabe ainda qual paleta de cor escolher para a sua decoração? Que tal usar a combinação de preto e branco? Saiba que ela é um curinga na decoração e pode ser aplicada em diversos ambientes: em cozinhas, quartos, salas, escritórios, banheiros e outros.

Quando estas duas cores são bem combinadas, o resultado pode ser realmente surpreendente. Para tanto, considere que o branco é uma cor sóbria e impessoal, já o preto, pode deixar o ambiente carregado demais. Por isto o equilíbrio é imprescindível na hora de decorar um ambiente com o estilo P&B.

Dicas para decorar com o estilo P&B

Espaço: a escolha da cor de base pode variar de acordo com a área do ambiente, mas em geral: para ambientes pequenos, escolha o branco como base, em ambientes grandes, o preto pode ser utilizado para a pintura das paredes ou até mesmo do teto.

Quadros: use as fotografias e ilustrações com molduras finas e elegantes na cor preta. Faça a composição pendurando-as na parede de forma intercalada.

Estampas: seja no formato geométrio, chevron ou poá, a estampas se encaixam perfeitamente em tapetes, almofadas, cabeceiras e outros tecidos com a cor preto e branco.

Outros materiais: para combinar com o estilo P&B, você pode usar a madeira em pisos e móveis, elementos metálicos também combinam com o estilo, assim como espelhos nas paredes.

Mais cores: além do P&B, você pode acrescentar um toque de cor para tirar um pouco da sobriedade do ambiente. Para tanto, use os objetos decorativos pequenos como livros, utensílios, almofadas e etc.

 

A combinação do preto e branco pode resultar em uma sala de estar contemporânea.

01-20170601decoracao-preto-e-branco-1
O ideal no início de qualquer projeto é escolher qual o estilo de decoração que se deseja para o ambiente.  O estilo contemporâneo e o minimalista podem deixar uma sala elegante, trabalhando as linhas bem marcadas e usando as cores de forma pura.

A escolha do branco como base e o preto nos mobiliários.

02-20170601decoracao-preto-e-branco-2
Uma dica importante para quem pretender usar este tipo de decoração mas tem receio do resultado final é escolher uma das cores como base e a outra para peças, móveis e objetos.

Tire a monotonia do lugar usando estampas preto e branco na decoração.

03-20170601decoracao-preto-e-branco-3
Na sala de estar, aplique o preto e o branco com as estampas nas almofadas, tapetes, quadros ou em outro acessório. Tome cuidado para não deixar o ambiente muito carregado, por isso, equilibre o visual com um vaso de plantas.

A pintura na parede pode causar um efeito surpreendente no ambiente.

04-20170601decoracao-preto-e-branco-4
Caso queira dar um toque de pintura na decoração, tenha um esquema de cores preto e branco nas paredes, dando o contraste certo para o ambiente. Uma ideia é ter uma única parede do cômodo com tinta preta, para dar essa sensação de ousadia sem muitos gastos.

Para que a sala não fique com o aspecto frio, utilize elementos aconchegantes na decoração.

05-20170601decoracao-preto-e-branco-5
Móveis amadeirados, iluminação amarela e quadros com tema do seu gosto pessoal fazem toda a diferença para que o ambiente fique confortável.

Uma boa dica é aplicar o preto nas almofadas das cadeiras.

06-20170601decoracao-preto-e-branco-6-e1496320151913
Se você optou por uma decoração com uma base de cor branca, mas quer adicionar um toque do preto, escolha uma peça de destaque para acrescentar o preto.

Nessa sala de jantar integrada, todos os ambientes levam a mesma proposta.

07-20170601decoracao-preto-e-branco-7
As combinações de preto e branco deste exemplo fogem das tradicionais propostas — elas aparecem nos detalhes, formando uma arquitetura minimalista e moderna para essa residência com espaços integrados.

Uma opção certeira é utilizar a mesa de uma cor e as cadeiras da outra.

08-20170601decoracao-preto-e-branco-8
Essa composição é a maneira mais simples de ser montar uma sala de jantar P&B. Mas é possível inovar com o design desses mobiliários. No projeto acima a base da mesa com o acabamento laqueado e o aço cromado na estrutura das cadeiras reforçaram o toque elegante que o projeto deseja passar.

O efeito P&B pode estar nos mobiliários que envolvem o ambiente.

09-20170601decoracao-preto-e-branco-9
Além da versatilidade dos rodízios nesse conjunto, as cadeiras ganharam a estampa mais clássica (listras) para não destoar na decoração.

Tapetes quadriculados são uma ótima pedida nesse ambiente.

image description
O tapete embaixo da mesa sempre é bem-vindo. Use essa peça na sua versão P&B para a sala de jantar.

Fonte:decorfacil.com