Teoria das cores: Saiba como utilizar na decoração da sua casa

A Teoria das Cores se trata de uma ampla pesquisa, que busca entender a formação das cores, as suas combinações e, por fim, os seus impactos em cada pessoa. Este estudo envolve muitas disciplinas, tais como a psicologia, a fisiologia e a física.

De acordo com ela, existem três cores primárias, ou seja, que não podem ser criadas por nós, que são o azul, o amarelo e o vermelho. Já as secundárias, se formam a partir da mistura destas já citadas, que são o roxo, o laranja e o verde.

Por fim, as terciárias são o resultado da combinação de uma primária e uma secundária, como o amarelo-esverdeado ou vermelho-arroxeado. O branco e o preto não se aplicam a estas classificações. Juntas, elas formam o que chamamos de Roda de Cores.

A partir disso, podemos pensar em jeitos distintos de decorar os cômodos de nossa casa, de acordo com a mensagem que quer transmitir para cada um deles.

Max Decoração - Entendendo as Cores com o Círculo Cromático

Combinações monocromáticas

Também conhecida como tom sobre tom, aqui estamos falando de utilizar apenas uma cor, mas com possibilidades de usar vários tons dela, além de usar as que são chamadas de apoios, que englobam o branco, o cinza e o preto.

Este tipo de pintura é ideal para quem quer passar uma ideia mais minimalista, principalmente quando se faz uso de cores mais neutras. Já se a sua preferência for pelo azul, ou pelo verde, a tendência é que o local fique com um estilo mais moderno.

Ela é sinônimo de sofisticação, mas há quem veja como monótona, já que não há muito contraste.

Combinação análoga

Nesse tipo de decoração, é usada uma das cores primárias, junto com outras colorações consideradas vizinhas na Roda de Cores, sendo que o tom mais claro deve ser, idealmente, o dominante, enquanto os outros apenas complementam o ambiente.

Para decorar cômodos assim, recomendamos itens mais neutros e pequenos, para que seja encontrado o equilíbrio perfeito do lugar.

Usando cores complementares

Essa é ideal para quem gosta de causar impacto nas visitas, fazendo uso de duas cores consideradas opostas, ou seja, uma de tom mais frio, aliada com outra mais quente. Essa é uma combinação ousada, já que gera um contraste muito evidente.

Uma das colorações deve ser a base, enquanto a outra deve ser usada para ser o complemento aos detalhes.

A dica, caso queira esse tipo de pintura, é aliar uma tonalidade laranja com um roxo, ou mesmo com um azul, compondo um visual mais moderno e/ou divertida para tons mais vivos, já usar os mais frios, dão um tom mais relaxante.

Combinação Tríade

Se você gosta de obras do estilo Pop Art e Fauvista, saiba que esta combinação foi a que inspirou algumas delas, exatamente por ter uma particularidade, que pertence apenas a ela.

Usando a Roda de Cores, pegue três cores opostas, criando um triângulo. Além disso, não hesite em usar o bege e o cinza, que são grandes aliados para completar a decoração.

Acesse o nosso site e veja as nossas ofertas.