Zona Sul

 

 

A Zona Sul é a região com os bairros mais nobres da cidade e também a mais conhecida dos turistas.
Com localização privilegiada, conta com variadas opções de serviços, com muitas opções de gastronomia, cultura e lazer e infraestrutura.

Bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro: características importantes para você escolher!

A localização é um dos fatores mais importantes na hora da decisão de alugar ou comprar um imóvel. Por isso, é necessário conhecer o que o bairro oferece antes de escolher a melhor região para morar.

O Rio de Janeiro é uma das capitais mais importantes do país, e a zona sul da cidade conta com algumas regiões famosas, como Ipanema e Copacabana. Assim, conheça um pouco mais sobre os bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro!

Principais bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro

A zona sul do Rio de Janeiro conta com alguns dos bairros mais importantes da capital fluminense, alguns deles são:

 

Botafogo

O bairro de Botafogo é um dos mais bonitos da zona sul, sendo muito visitado por turistas que procuram conhecer as belezas do Rio de Janeiro. O bairro também é um dos acessos para o morro Pão de Açúcar e, por isso, um das áreas mais valorizadas da capital. O bairro ainda conta com variadas opções de serviços, com muitas opções de gastronomia, cultura e lazer.

Outros pontos que valorizam ainda mais Botafogo é a sua proximidade com outros importantes bairros da zona sul, Humaitá, Urca e Copacabana.

O acesso a esses e outros bairros perto de Botafogo podem ser facilmente realizado por meio de carro, transporte público e ciclovia, o bairro possui 3 vias para quem prefere um meio de transporte alternativo e mais sustentável. Além de contar com fácil acesso a estação do metrô, o que facilita para quem deseja se locomover pela cidade de maneira rápida e segura.

 

Catete

Com ótima estrutura para os moradores, o Catete é um bairro histórico, pois foi sede da República Velha. Com boa oferta de imóveis é uma excelente opção para quem deseja morar em um dos melhores bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro.

O Catete também possui acesso fácil a cultura, como o  Teatro Cacilda Becker. Quem gosta de apreciar uma boa gastronomia também pode contar com os excelentes restaurantes do bairro. Outro ponto favorável é o fácil acesso à estação do metrô. Além disso, a sua arquitetura e boa oferta de comércios também são um dos atrativos do Catete.

 

Copacabana

Um dos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro mais importantes e valorizados,  a princesinha do mar, como também é conhecido o bairro de Copacabana. Com localização privilegiada, perto de outros bairros da zona sul como, Botafogo, Leme, Lagoa, Ipanema e Humaitá.

Copacabana oferece uma boa infraestrutura para os moradores, afinal, conta com boa quantidade de comércios, serviços, escolas,  acesso a cultura e lazer, além de ter uma das praias mais famosas do mundo. Outro ponto que valoriza ainda mais a região e o seu setor imobiliário.

Possui vias de acesso, como a Avenida Atlântica. E para quem deseja se locomover por transporte público, existe boa oferta de  ônibus municipais e intermunicipais, além do metrô, com 3 estações do Metrô Rio, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.

 

Cosme Velho

Um dos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro mais importantes e valorizados,  a princesinha do mar, como também é conhecido o bairro de Copacabana. Com localização privilegiada, perto de outros bairros da zona sul como, Botafogo, Leme, Lagoa, Ipanema e Humaitá.

Copacabana oferece uma boa infraestrutura para os moradores, afinal, conta com boa quantidade de comércios, serviços, escolas,  acesso a cultura e lazer, além de ter uma das praias mais famosas do mundo. Outro ponto que valoriza ainda mais a região e o seu setor imobiliário.

Possui vias de acesso, como a Avenida Atlântica. E para quem deseja se locomover por transporte público, existe boa oferta de  ônibus municipais e intermunicipais, além do metrô, com 3 estações do Metrô Rio, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.

 

Flamengo

Outro bairro da zona sul muito valorizado, isso é devido a sua ótima localização, infraestrutura e boa vizinhança, além de ser perto de outros bairros, como Catete, Botafogo e Glória. O Flamengo também possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

O Flamengo é um dos Bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro que mais opções oferecem no mercado imobiliário , sendo ótimo para solteiros e até para casados. Além do mais,  é um dos bairros mais seguros da região, ideal para quem deseja morar em área residencial com segurança.

O bairro também oferece boa comodidade para os seus moradores, como supermercados, escolas, farmácias, academias, lojas de diversos segmentos, acesso a transportes públicos, acesso as principais vias da cidade e ao aeroporto Santos Dumont.

O entretenimento e lazer também é garantido para quem mora no Flamengo, afinal, o bairro conta com parques, museus, bares e opções para o dia e noite.

 

Gávea

Um bairro residencial que oferece uma ótima infraestrutura para os seus moradores, pois a Gávea conta com espaços de cultura, como o  Museu do Universo, Anitta Schwartz Art Galery, Museu da Cidade, ideal para quem gosta de morar perto de ambientes com lazer e entretenimento para toda a família.

A Gávea também possui diversas instituições de ensino, como escolas municipais e estaduais, Escola Nova, Escola Parque,  Colégio Stockler, entre outras. Ou seja, a região da Zona Sul conta com muitas opções para estudantes, universitários, sendo ideal para esse público e famílias que desejam morar em uma das regiões mais valorizadas do Rio.

 

Humaitá

O Humaitá é outro bairro residencial ideal para quem deseja aproveitar do melhor do Rio de Janeiro.  Um dos Bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro mais bem localizados, alguns dos seus vizinhos são os bairros Jardim Botânico, Botafogo, Copacabana.

Com excelente infraestrutura para os moradores, o Humaitá possui boa opções de imóveis, desde prédios mais antigos até mais novos. O acesso a bairro também é facilitado pelas vias da cidade, além das linhas de transporte público e rápido acesso a MetrôRio, na estação de Botafogo. O bairro ainda oferece cultura e lazer, tendo vida noturna de qualidade com bares e restaurantes.

 

Ipanema

Este é um dos Bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro mais conhecidos no mundo. Ipanema é famoso devido sua beleza e a canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Garota de Ipanema. O bairro é muito valorizado e, com isso, possui o seu mercado imobiliário em constante valorização.  A praia de Ipanema também é um dos pontos fortes para quem deseja morar perto de uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro.

Com infraestrutura para o morador, tem uma boa oferta de comércios e serviços em geral. Possui acesso rápido a diversos pontos da cidade pelas principais vias do bairro, além de oferecer transportes públicos. Outro fator positivo para Ipanema é a quantidade de espaços de cultura e pontos turísticos, como a vista para o  Morro Dois Irmãos, Igreja de Nossa Senhora da Paz, Teatro Ipanema, cinemas, entre outros.

 

Jardim Botânico

De caráter bem residencial, com ruas calmas e muito verde, o bairro Jardim Botânico leva o mesmo nome do famoso parque que, junto com o Parque Lage forma um cinturão verde que se estende por grande parte da região.

Uma das principais atrações turísticas é o parque Jardim Botânico – Importante área verde da cidade com cerca de 6.500 espécies, brasileiras e estrangeiras, algumas delas ameaçadas de extinção. O local abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.

 

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos cartões postais mais belos do Rio de Janeiro.
A vista da Lagoa Rodrigo de Freitas encanta brasileiros e estrangeiros. Ao redor das águas calmas da Lagoa Rodrigo de Freitas, os cariocas e visitantes praticam esportes, realizam piqueniques e aproveitam momentos de relaxamento além das excelentes opções gastronômicas em seu entorno.

 

Laranjeiras

“O bairro das Laranjeiras satisfeito sorri, quando chego ali…” o lugar da canção escrita por Nando Reis, está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e é um dos mais antigos da cidade. Abençoado pelo Cristo Redentor, o bairro já foi lar para muitos intelectuais e até mesmo para Princesa Isabel.

Além da excelente localização, Laranjeiras consegue unir o presente e o passado. Apesar do bairro ter um perfil moderno, com muitas opções de transporte e comércio, o lugar conseguiu conservar as melhores características do Rio antigo, como ruas arborizadas, com sombras e um clima mais ameno.

O bairro de classe média-alta é residencial e cheio de histórias para contar. O lugar guarda boa parte da memória do Rio de Janeiro.

 

Leblon

Um dos bairros mais charmosos do Brasil, o Leblon está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre Vidigal, Gávea e Ipanema. Cenário de inúmeras novelas e inspiração de muitos compositores, o local tem centenas de moradores famosos. Ao todo, 46.044 pessoas vivem por lá, população predominantemente de classe média e alta.

O mar e o Morro Dois Irmãos são o cartão-postal do bairro. A beleza natural juntamente com outros atributos fazem da localidade uma das mais cobiçadas da cidade.

Basta um pequeno passeio pelas ruas do Leblon para perceber que o lugar é bem arborizado, com a predominância de prédios. O comércio é forte e a vida noturna é a das mais agitadas e procuradas por locais e turistas. A rua que abriga a maior parte do comércio e corta todo o bairro é a Ataulfo de Paiva. A Bartolomeu Mitre também é bem movimentada e serve de passagem para o caminho Lagoa-Barra. Outras muito movimentadas são as ruas Dias Ferreira e Conde Bernardotte, ambas com boa concentração de bares e restaurantes, e a Delfim Moreira, a avenida da praia.  O ponto mais famoso da orla, aliás, é o posto 12. Ali está o chamado “Baixo Bebê”, um quiosque que virou point de famílias que levam seus bebês para um passeio à beira-mar.

 

Leme

O Leme está entre os bairros mais tranquilos da cidade carioca. A sua belas praias e suas ruas praticamente sem trânsito o tornam um lugar especial para ser visitado. Mas será que esse bairro é seguro? Essa é uma das preocupações mais comuns dos turistas que visitam a cidade.
O Leme fica em um dos pontos privilegiados da cidade do Rio de Janeiro, estando localizado entre o Oceano Atlântico, a Pedra do Leme, os morros da Babilônia, o Chapéu Mangueira e a Avenida Princesa Isabel, que o separa do bairro de Copacabana. Com tantos pontos turísticos ao redor, é difícil não desejar visitar esse bairro tão charmoso.

Apesar de não contar com muito trânsito, a região é composta por um amplo comércio local e diversos prédios residenciais e hotéis, o que favorece bastante o turismo do bairro. Não é necessário se locomover muito para encontrar serviços como agências bancárias, padarias e mercados, entre outros.

 

São Conrado

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, São Conrado se tornou um dos bairros mais nobres e tradicionais da capital carioca.

Ao seu redor, estão dispostos diversos condomínios de luxo, com prédios altos e cômodos grandes, valorizando a região. Junto com a urbanização, os pontos naturais também se destacam, principalmente por estar localizada a famosa da Pedra da Gávea, que além de embelezar o bairro, é um ponto de encontro para aventureiros que gostam de aproveitar a natureza e praticar esportes radicais, como salto de asa delta.

A paisagem diversificada, com empreendimentos, montanhas, praia e toda a estrutura local são grandes chamarizes para quem deseja morar ali e por isso, a região é bastante procurada.  Além disso, há uma variedade de opções de lazer, como os tradicionais centros de eventos, comércio, educação e também, um fácil acesso para os outros pontos da cidade.

 

Urca

Morar na Urca no Rio de Janeiro é o sonho de muitos cariocas. O recanto do Rei Roberto Carlos inspira um estilo de vida repleto de paz e tranquilidade. Com um ar bucólico e uma vista privilegiada, o local encanta moradores e visitantes.

Que o Rio de Janeiro é lindo, todo mundo já sabe. A cidade é mundialmente reconhecida por suas belezas naturais, calor intenso, praias e o caos urbano próprio de uma grande metrópole. O que o mundo não sabe ainda é que no meio dessa confusão toda existe um Rio de Janeiro que mais parece cidade pequena, estamos falando do bairro da Urca.

As inúmeras praças e as ruas estreitas e bem arborizadas da Urca no Rio de Janeiro, lembram uma cidadizinha do interior. Mas não só por isso, fugindo do caos urbano carioca, o local é calmo e silencioso. “Abençoado por Deus e bonito por natureza”, como diria Jorge Ben, e as construções residenciais em nada interferem no autêntico cenário.

 

Gostou de conhecer um pouco mais dos bairros da zona sul do Rio de Janeiro? Então aproveite e acesse www.jtavares.com.br e fique ainda mais preparado para comprar, vender ou alugar  um imóvel!

Já conhece a página da JTavares no Facebook?

Visite nossa página e deixe a sua curtida!

adm