Linha 4 do metrô: nova fase de escavação da estação gávea

A partir de sábado, 07/06/2014, serão realizadas detonações controladas

 Fonte: Ascom RJ

A construção da Estação Gávea entra numa nova fase. Depois de concluir a escavação em solo, os colaboradores da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) começam a partir de sábado, 07 de junho de 2014, a escavar um trecho em rocha. O método utilizado será o New Austrian Tunnelling Method (NATM) – Drill and Blast, com detonações controladas. A estação está sendo construída em parte do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Em uma obra deste porte, os imóveis do entorno das escavações dos túneis e estações são monitorados permanentemente, a fim de garantir a segurança das edificações. Os prédios recebem instrumentos (pinos de recalque e clinômetros) que possibilitam o acompanhamento de como as estruturas se comportam antes e durante as obras. Todas as medições desta instrumentação estão dentro dos limites esperados, sem risco para as edificações. Além destas medições, ainda se certifica de que as vibrações e os ruídos emitidos estão de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Cada detonação é precedida por toques de sirene para alertar sobre o início do serviço. As atividades da frente de obra são paralisadas e a equipe de segurança do trabalho retira os trabalhadores do local da escavação, deixando a área isolada. Para dar ainda mais segurança ao processo, a área é fechada com um tampão de madeira e chapas de aço. Uma manta de proteção acústica serve como uma segunda cobertura para minimizar o impacto da detonação. As obras estão devidamente licen¬ciadas e seguem rigorosos procedi¬mentos técnicos.

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô todos os dias

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.