Jardim vertical é boa opção para embelezar paredes de casas e apartamentos

Fonte: O Globo Niterói

Suspenderam os jardins da Babilônia – isso todo mundo já sabe. Mas depois que arquitetos, paisagistas e decoradores do mundo moderno começaram a tirar plantas do chão, nada ficou como antes. Usados em espaços amplos ou apartamentos, onde alegram paredes com o verde e outras cores, os jardins verticais ajudam na decoração e podem proporcionar uma sensação de tranquilidade ao ambiente.

– Verde é bem-estar. Num trabalho recente, tentei aproveitar esse conceito ao máximo e projetei jardins verticais em três cômodos de uma casa. Um deles fica entre a sala e a área externa, fazendo uma integração entre esses ambientes – diz a designer de interiores Rita Santiago.

Num projeto da paisagista Wanessa Monteiro, a fachada de uma casa ganhou destaque quando o concreto que ficava aparente num muro foi coberto com plantas.

– O imóvel tem uma arquitetura moderna, com muitos vidros e revestimentos. Colocamos um jardim vertical na entrada para proporcionar aconchego à construção, que não tinha qualquer traço da natureza. E tive o cuidado de escolher plantas de fácil manutenção – informa Wanessa.

PARA O VERDE, SEMPRE HÁ ALGUM ESPAÇO

Nem pense numa samambaia isolada no cantinho da sala. Muito menos num vasinho com um violeta sozinha na janela. Arquitetos e decoradores provam, para quem mora em apartamento, que é possível ter várias plantas no imóvel. Para isso, basta uma parede.

– Quanto maior o tamanho, mais bonito fica o jardim vertical. Quem pretende ter plantas dentro de um apartamento precisa estudar o local onde serão colocadas, algo fundamental para a escolha do tipo de vegetação adequado àquela parte do ambiente. Geralmente, para que as plantas durem bastante, elas precisam de um local sem vento ou chuva, e com intensidade do sol moderada. Na decoração, plantas artificiais também vêm sendo usadas com frequência. Podem ser uma ótima opção para compor jardins verticais – diz a designer de interiores Andréa Spelzon, que, ao lado do arquiteto Pedro Lima, desenvolveu recentemente um projeto para uma parede de um imóvel em São Francisco, colocando muito verde atrás de um sofá.

 

Num projeto da designer Magda Curi para um apartamento em Santa Rosa, as plantas fazem parte de uma decoração mais rústica.

– Ao lado da paisagista Regina Célia, escolhi uma vegetação que aguenta sol, chuva e vento, pois o espaço que tínhamos para trabalhar era uma varanda. As plantas foram suspensas por estruturas amadeiradas e a decoração acompanha isso. Em apartamentos, as opções ficam mais reduzidas. Mesmo assim, o verde dá uma energia muito positiva a qualquer ambiente – afirma Magda.