Festa Junina!

 

PLANEJAMENTO DEIXA A FESTA JUNINA DO CONDOMÍNIO MAIS ANIMADA.

DICAS PARA ORGANIZAR UMA FESTA JUNINA EM SEU CONDOMÍNIO.

Mês de Junho, mês de comemoração do Dia de São João, celebrado no dia 24. Período de Festas Juninas: momento de alegria, muita comilança, encontro com amigos, quadrilha e diversão para a criançada, que adora participar.

Muitos condomínios aproveitam para realizar uma festa com os moradores, que promove antes de tudo a integração de todos. Alguns inclusive, já colocaram o festejo no calendário anual, por se tratar de uma ótima oportunidade para reunir os condôminos para um bate-papo informal e aproximar mais as pessoas. Mas, para que a festa tenha sucesso, é necessário organização e seguir algumas regras básicas.

A primeira regra é cumprir a lei do silêncio. “O horário das festas juninas nos condomínios devem seguir a lei do silêncio, que encerra quaisquer atividades que façam barulho às 22h”, diz, após destacar que, se o condomínio for contratar alguma banda para tocar, é preciso pagar o ECAD (direitos autorais).

Na maioria dos edifícios os preparativos para o arrasta-pé começam bem antes. Os moradores do condomínio normalmente levam pratos típicos e bebidas (refrigerante, água, suco e bebidas alcoólicas de sua preferência). Há arrecadação em dinheiro apenas para pagar alguma atração artística que possa vir a ser contratada.

É importante ter atenção com a quantidade de convidados que vão participar do evento, pois é preciso definir em assembleia, antes da festa, e verificar a disponibilidade do espaço no condomínio, seja quadra, salão de festa ou área verde do empreendimento.

Já outra regra básica é a da limpeza. Para que o ambiente permaneça limpo, é importante espalhar latas de lixo recicláveis e não recicláveis por todo o ambiente da festa. É importante também que alguém se responsabilize por trocar os sacos de lixo cheios.

Além da segurança do local, porque as pessoas gostam de se sentir seguras e confortáveis quando participam de algum evento. O controle de entrada e saída dos convidados é importante. Os nomes devem estar listados na portaria e os convidados precisam ser informados sobre as restrições quanto à circulação em áreas comuns.

Ainda dentro da regra de segurança, há o alerta para o cuidado no manuseio de fogos de artifício e na instalação de fogueiras. Fogos e fogueiras devem ser evitados, a menos que se tenha um local próprio e seguro para isso. No entanto, antes de programá-la, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros da sua cidade e pedir orientações de como fazê-lo, quais as medidas de seguranças e quais os equipamentos de combate ao fogo que precisam estar disponíveis.

A JTavares separaou, ainda, 4 dicas de brincadeiras legais para as crianças:

1- Tiro ao alvo em latas – Empilhe sobre uma mesa latas de refrigerante em forma de pirâmide. Faça uma bola de tecido (pode ser feita de meia). Separe os brindes pelo número de latas que a criança consegue derrubar.

2- Pescaria – Uma das brincadeiras mais populares da festa junina. Faça peixinhos de papelão com um número e deixe um buraco em sua boca. O peixe deverá ficar enterrado tapando o número. O brinde é de acordo com a numeração do peixe. As crianças adoram.

3- Jogo da argola – Preencha garrafas pets com líquidos coloridos (use anilina e água) ou com areia, a ideia é que as crianças acertem as argolas nas garrafas. Acertando três argolas ganha o prêmio.

4- Cama elástica – O condomínio pode contratar e cobrar um valor por 10 minutos para pagar o custo.

 

Siga os passos para a Festa seja um grande sucesso:

Planejamento

O primeiro passo é fazer todo o planejamento estratégico da festa, colocando no papel a ideia central pensada,a definição de tudo o que será necessário para a sua produção e os períodos de execução das etapas. É importante determinar nesta primeira etapa qual será o número de pessoas no evento, qual o orçamento disponível e qual o perfil da festa considerando o público-alvo.

Local, data e horário

O local deve ser condizente com o número de convidados e você deverá atentar-se aos detalhes da segurança e infraestrutura, tais como banheiros adequados, acessibilidade para deficientes, sinalização, local de fácil acesso, etc.

A data também é outro ponto importante. Quanto antes ela for definida melhor para os convidados se planejarem e além disso, vale ficar de olho nas datas comemorativas da cidade para ninguém ter desculpa para faltar.

O horário também é de suma importância. Ele deve ser enquadrado ao público-alvo. Pesquise com os condôminos qual o melhor horário para eles e atente-se ao número de adultos, jovens, idosos e crianças que comparecerão ao evento.

Ingressos

Esse é o momento de pensar de que forma será realizada a cobrança pela entrada. Algumas opções são:

– Evento beneficente: Uma boa opção nesse caso é pedir doações de alimentos ou agasalhos que serão destinados a instituições de caridade.

 

– Entrada paga:  Nesse caso o melhor é a venda antecipada para evitar confusões na hora do evento. Essa venda pode ser realizada tanto online quanto aquela tradicional onde um condômino fica com a tarefa de fazer essa distribuição.

 

– Doação: Uma opção que está cada vez mais em alta é a doação de comidas/ bebidas para o evento. Cada morador se responsabiliza por levar uma coisa para o evento.

 

Músicas para festa junina

Para entrar no clima, não pode faltar uma tradicional música junina, não é mesmo? Uma solução para esses casos é contratar um DJ que tenha conhecimento na área ou, para aqueles mais animados, vale até banda/ sanfoneiro. Isso fica a critério do organizador.

Comes e bebes

Essa parte é a melhor quando o assunto é festa junina!! Quem não fica “aguando” por aquelas comidas típicas maravilhosas? A dica aqui é montar um cardápio bem variado para agradar a todos os gostos e provar um pouquinho de cada coisa. Milho, arroz doce, canjica, maçã-do-amor, pé-de- moleque e pamonha estão na lista dos itens que não podem faltar.

Decoração

Esse tipo de festa pede uma decoração característica. Tecidos feitos com retalho, chita, bandeirinhas, xadrez, além de barracas e fogueiras devem ser prioridade. Lembre-se que a sinalização também faz parte do local. Por isso, faça placas informativas indicando sanitários, berçários, caixas, etc.

Vestimentas

Uma boa festa é aquela que está todo mundo no clima e, para isso, a vestimenta deve ser adequada. Para os homens uma camisa xadrez, calça jeans com costuras de retalhos, botas e chapéu ou lenço no pescoço. Vale também complementar com um desenho de barba ou bigode. Já para as mulheres o tradicional vestido caipira ou, se você não tiver, pode ser apenas um mais decorado com rendas e retalhos, botas ou sandálias, tranças, flores, chapéus, etc. Só não pode esquecer das tradicionais pintinhas na bochecha.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então está esperando o que para compartilhar elas com seus amigos e vizinhos e fazer um super arraiá? É importante lembrar que fazer uma festa junina em seu condomínio pode trazer um dinheirinho extra para fazer obras e melhorias nas áreas comuns, além de promover a integração entre moradores.

 

Mês de Festa Junina.
A gente curte!

#JTavaresConsultoriaImobiliária
#ImóveisAltoPadrão