Dúplex leve e luxuoso

apartamento-santa-catarina-espaco-01

apartamento-santa-catarina

Residência de 800 m² esbanja claridade.

Foi através de um cliente de longa data que as catarinenses Maira Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura, conheceram o proprietário do dúplex de 800 m² pelo qual se responsabilizariam. A residência inacabada, no topo de um edifício construído por ele em Rio do Sul, Santa Catarina, levou cinco anos para ser completamente transformada.

“Mudamos tudo desde a planta, acompanhamos a construção e fizemos o design de interiores e a iluminação”, conta Vanessa a Casa Vogue. Quem entra neste apartamento de 800m2 logo percebe que os ambientes foram projetados para receber e desfrutar da companhia de amigos e familiares. O Casal proprietário confiou às arquitetas do escritório, a missão de recriar nos cômodos a atmosfera amistosa das reuniões e jantares oferecidos pelos anfitriões. Para acomodar com conforto, as profissionais criaram ambientes amplos delineados por tons neutros pontuados com cores vibrantes nos objetos de decoração. O segredo para o resultado leve foi limitar as nuances também à móveis menores e equilibrá-las com matizes claras. O Ponto alto do projeto é o traçado em curva da escada em balanço, que reforça a leveza do desenho. A peça que dá acesso aos dormitórios é feita em concreto pré moldado e revestida em mármore piguês. Com capacidade para até 25 pessoas, o espaço gourmet, o home theater com acústica sofisticada e a varanda com jacuzzi são alguns dos ambientes da residência que comprovam que as relações familiares e o bem estar das pessoas queridas são fatores essenciais para o casal de moradores. A atmosfera deste apartamento pode ser de festa, intimista ou para um encontro entre amigos. Apaixonado por aviões, o proprietário pediu uma sala íntima com solárium para ver o céu em noites estreladas. A decoração com aeronaves é um retrato da personalidade do morador. Um ninho de acolhimento para momentos de relaxamento, com lareira de aço movida a lenha e interior em cerâmica, de combustão contínua para os dias de frio intenso. Os ambientes com diferentes climas foram definidos pela distribuição de móveis e objetos, utilizando a iluminação para ajudar a destacá-los e criar efeitos.

 

apartamento-santa-catarina 03

A morada totalmente automatizada e ecofriendly na qual viveria com a mulher e o filho havia de ser ampla, leve e cheia de luz. Para alcançar tais características, o projeto ganhou muitas e enormes janelas, revestimentos claros, espelhos, vidro e claraboias, tudo orquestrado em ambientes contemporâneos e com pitadas de tradição.

 

apartamento-santa-catarina 04

Logo no hall de entrada, o piso de porcelanato inspirado em mármore (da Portobello), adianta o tom de todo o primeiro piso, protagonizado pelo espaçoso living. Nele, uma parede com revestimento geométrico (da Castelatto) oposta a outra coberta de madeira trazem, respectivamente, volume e calor. Superfícies espelhadas e nichos completam o cômodo. “A porta de correr feita de espelhos serve para esconder a TV quando ela não estiver sendo utilizada”, revela Vanessa. Apesar de todo o apreço pelos detalhes, a escultural escada em balanço, feita de concreto e revestida com mármore piguês, rouba a atenção. “A cliente adorou o resultado. Ela diz que sempre desce os degraus como se fosse a Scarlett O’hara”, se diverte a arquiteta.

 

apartamento-santa-catarina 05

A mobília se responsabiliza pelo conforto funcional e visual: o sofá da Ettore Design (marca de todos os móveis da casa) estofado com macramê, e as almofadas e cortinas da Sofistique Decorações, adicionam mais textura – enquanto os quadros da artista Flavia Tronca pontuam cor.

 

apartamento-santa-catarina 06

Dali, acessa-se o home teather, vedete do apartamento cujo projeto pensado junto com o cliente, privilegia a acústica. Um tablado sob os confortáveis sofás transforma os graves presentes nos filmes em vibração. Os painéis de tecido no forro e nas paredes abafam o som em cerca de 80%.

 

apartamento-santa-catarina 07 apartamento-santa-catarina 08

A grande sala de estar se abre, então, para o espaço gourmet, capaz de receber até 25 pessoas sentadas em um amplo ambiente cercado por um painel curvo de vidro. “É uma área de festas com churrasqueira, e um pequeno living para deixar tudo mais aconchegante”. No mobiliário, destacam-se as poltronas Victória, design Tadeu Pisan e as luminárias pendentes de Tom Dixon, sobre a bancada.

 

apartamento-santa-catarina 09

Na área externa, conectada ao espaço de festas, descansa a Jacuzzi que se debruça sobre a vista da cidade. Por ali também ficam a academia e o lavabo social. A propósito, todos os banheiros ganharam pias de Corian desenhadas pelo escritório Espaço do Traço Arquitetura e dutos de iluminação e exaustão natural criados pelo proprietário.

 

apartamento-santa-catarina 10

Na sala de jantar, a grande cristaleira planejada pelas arquitetas, além de esconder o ar condicionado com seus elegantes ripados, combina a madeira caramelo com a mesa de linhas retas e contemporâneas. “Tais móveis formam um contraponto ao lustre clássico, pedido da moradora”.

 

apartamento-santa-catarina 11

Ao lado, uma pequena varanda de descanso recebe os moradores após as refeições. Para diminuir a frieza do pé-direito alto, o espaço recebeu um pergolado de madeira. Na cozinha, que também tem uma mini-copa, a bancada escura de Corian é elegante e prática. Cubas moldadas e calhas funcionais facilitam no preparo das refeições.

 

apartamento-santa-catarina 12

O segundo andar começa com uma área de circulação e um corredor que guia para a área íntima da casa. Espelhos, painéis de madeira e vasos acompanham a identidade visual da propriedade.

 

apartamento-santa-catarina 13

À direita, fica o escritório com biblioteca. Uma mesa em balanço, fixada por uma coluna central, é cercada por uma infinidade de armários. A pintura azul escura marca o clima contemporâneo e sofisticado.

 

apartamento-santa-catarina 14 apartamento-santa-catarina 15

Ao lado, a sala íntima do dono da casa é inspirada no universo da aviação. Com solário, o ambiente permite a observação do céu e das estrelas. A adega e a lareira revestida de granito jateado, da Paxma Imports, trazem ainda mais conforto.

 

apartamento-santa-catarina 16 apartamento-santa-catarina 17

A suíte máster, detentora de uma sofisticada antessala, separada apenas por uma divisória de madeira, possui um projeto especial de closet. Os armários foram divididos de acordo com as cores: os escuros para ele e, os claros, com papel de parede, para ela. No meio, o balcão se abre e vira uma penteadeira.

 

apartamento-santa-catarina 18

O quarto do filho, já adulto, é bem contemporâneo e formado por uma profusão de linhas retas. O terceiro dormitório, de hóspedes, usa o branco e o turquesa para um décor clean, pronto para oferecer aconchego às visitas.

 

apartamento-santa-catarina 19 apartamento-santa-catarina 20 apartamento-santa-catarina 22 apartamento-santa-catarina 30 apartamento-santa-catarina 29 apartamento-santa-catarina 28 apartamento-santa-catarina 27 apartamento-santa-catarina 26 apartamento-santa-catarina 25 apartamento-santa-catarina 24 apartamento-santa-catarina 23 apartamento-santa-catarina 21

Biblioteca: Escritórios por Espaço do Traço arquitetura
Biblioteca: Escritórios por Espaço do Traço arquitetura
Cozinha: Cozinhas modernas por Espaço do Traço arquitetura
Sala de Jantar: Salas de jantar modernas por Espaço do Traço arquitetura
Living: Salas de estar modernas por Espaço do Traço arquitetura
Home theater: Salas de estar modernas por Espaço do Traço arquitetura
Espaço Gourmet: Cozinhas modernas por Espaço do Traço arquitetura
.
Fonte:  http://casavogue.globo.com/Interiores/apartamentos/noticia/2015/08/duplex-leve-e-luxuoso-em-santa-catarina.html

Já conhece a página da JTavares no Facebook?

Visite nossa página e deixe a sua curtida!

adm