DECORAÇÃO NEUTRA COM DETALHES COLORIDOS DESTACA COLEÇÃO E MARCENARIA SOB MEDIDA

O apartamento de 220 m² foi reformado por seis meses. O projeto, da arquiteta Bianca da Hora, previu muita marcenaria e o reaproveitamento de móveis vintage e peças dos moradores

 

1

SALA | O tapete Kilim e a luminária de chão já pertenciam ao acervo do morador. Almofadas com estampas assinadas por Adriana Barra. Sofá, mesa lateral e banquetas à venda na LZ Studio. Mesa de centro, modelo Bossa, desenhada por Bruno Faucz para XXXX. As gravuras antigas francesas fazem parte da coleção do morador (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

“Coleção exibida!” Essa é a primeira impressão que se tem ao entrar neste apartamento de 220 m², no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Isso porque o hall abriga uma diversidade de máscaras tribais africanas adquiridas pelo morador ao longo de sua carreira como antropólogo.

A ideia de trazer as peças para a decoração foi da arquiteta Bianca da Hora, responsável pelo projeto. O objetivo foi criar um contraste com o décor clean e moderno que a profissional trouxe para o imóvel após a reforma de seis meses.

Além disso, outros objetos do acervo pessoal dos moradores foram reaproveitados na decoração. Baús antigos, móveis retrô e até a porta de entrada do apartamento. “Ela traz charme e personalidade à decoração”, explica Bianca.

A marcenaria também é destaque no apê. Na sala de estar, Bianca instalou uma estante branca com detalhes ripados. E a cozinha ganhou armários de laca amarelo e bancadas revestidas com laminado madeirado Teka.

Para o projeto de iluminação, a profissional criou diferentes cenas. Assim os ambientes se transformam para uma aconchegante leitura ou para receber amigos e familiares. “O resultado é um lar de alma jovem”, finaliza Bianca.

 

2

MARCENARIA | A estante da sala foi desenhada pela arquiteta Bianca da Hora e executada com madeira de reflorestamento e laca branca. Os objetos de decoração trazem cor ao móvel (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

3
SALA DE JANTAR | Mesa de jantar, cadeiras e poltronas à venda na 021 Móveis Cariocas. Pendentes da Interpam. Escultura Pão De Açúcar (à esq.), do designer Leo Bueno. Centro de mesa amorfo de cristal com borda batida, assinado pela designer Regina Medeiros (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

4
HOME OFFICE | A marcenaria foi desenhada pela arquiteta Bianca da Hora. Tapete persa já pertencia ao acervo do morador. Quadro assinado pelo artista plástico Cesar Justen (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

5
HALL DE ENTRADA | A coleção de máscaras africanas foi construída ao longo da carreira de antropólogo do morador. A ideia de Bianca foi exibi-la no hall de entrada do apartmento (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

6
NOVO USO | Alguns móveis e objetos de decoração foram reaproveitados durante a obra. É o caso do baú antigo e da porta. Esta última foi trazida da fazenda da família da moradora (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

7
COZINHA | A marcenaria de madeira Florense foi desenhada pela arquiteta Bianca da Hora. Um painel de laca amarela traz cor ao ambiente. Bancadas de laminado madeirado Teka, da Formica. Pendente à venda na Interpam (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

8
SUÍTE | Marcenaria assinada pela arquiteta Bianca da Hora. Cabeceira de suede, desenhada também por Bianca. Roupa de cama da Donatelli. Papel de parede à venda na Orlean. O banco, da 021 Móveis Cariocas, faz as vezes de recamier. Pendentes da Interpam. Quando assinado por Ana Cuenca, à venda na LZ Studio (Foto Denilson Machado – MCA Estúdio/Divulgação)

Fonte: revistacasaejardim.globo.com