Descubra por que investir ou morar em Portugal é uma ótima decisão.

Ante as condições socioeconômicas precárias do Brasil, é cada vez maior o número de brasileiros que buscam em Portugal melhores oportunidades de investimento ou boa qualidade de vida – em 2017, por exemplo, o número de pedidos por vistos para o país cresceu em 50% em relação a 2016.

Embora, até meados de 2013, esse país tenha passado por um período similar de crise, sua paulatina recuperação, dentro de um contexto em que o governo implanta diversos regulamentos que favorecem estrangeiros a se estabelecerem ou investirem no país, torna a ideia de ir para Portugal cada vez mais atrativa tanto a brasileiros quanto à população de outros países – esse é, inclusive, o país da União Europeia com o maior número de imigrantes: Estima-se que eles componham cerca de 20% de sua população.

Abaixo, veja quais benefícios o governo oferece para os que pensam em investir ou morar em Portugal, e, em seguida, descubra alguns dos principais pontos positivos desse país.

Medidas de Incentivo para o Mercado Imobiliário

Golden Visa

O programa Golden Visa é, desde sua vigência – em –, um meio oferecido pelo governo para promover investimentos no mercado imobiliário do país: Através da aquisição de ativos imobiliários sob um valor de ao menos 500 mil euros ou a partir de um investimento mínimo de 350 mil euros na aquisição e reabilitação de edifícios [construídos há mais de 30 anos/localizados em área de reabilitação urbana], qualquer estrangeiro não europeu e sua família podem residir por cinco anos no país, e circular livremente pelos países da zona Schengen.

Benefícios Fiscais para Residentes Não Habituais

Estrangeiros que se estabelecem no país e tenham rendimentos no exterior desfrutam, durante dez anos, de um regime fiscal que os isenta de qualquer tributação portuguesa para esses rendimentos – isso é, eles não têm o valor de seu rendimento vindo do exterior reduzido por efeito de uma dupla tributação.

Mas, para além dos incentivos do governo, quais outros pontos positivos há para os que desejam lá se estabelecer?

Um País de Notáveis Qualidades

Abaixo estão alguns dos benefícios que a vida em Portugal aufere a seus habitantes:

Ambiente Acolhedor

Primeiramente, convém informar que Portugal conta com um dos mais amenos e agradáveis climas da Europa; em Lisboa, por exemplo, a temperatura não costuma ultrapassar 30° mesmo no período mais quente do verão – entre Julho e Agosto –, e, no inverno, atinge a média de 12° – Janeiro costuma ser o mês mais frio.

Somado a isso, paisagens bucólicas são comuns a muitas das cidades portuguesas. É possível desfrutar, mesmo em Lisboa e outras cidades populosas, de uma tranquilidade urbana desconhecida pela maior parte das cidades brasileiras.

Sistema de Saúde Exemplar

Similarmente ao Brasil, o governo português mantém um sistema de saúde gratuitamente acessível a todos, chamado Serviço Nacional de Saúde (SNS). A diferença, contudo, reside em sua qualidade, que é internacionalmente reconhecida: Classifica-se no 12° lugar do ranking da Organização Mundial de Saúde, à frente de países como o Reino Unido e a Alemanha.

Instituições de Ensino Comprometidas

Portugal também oferece uma educação de qualidade progressivamente maior: Seus adolescentes são, por exemplo, posicionados como tendo um grau de conhecimento acima da média pelo PISA, e duas de suas Business Schools – da Universidade Católica e da Universidade Nova Lisboa – encontram-se bem posicionadas na classificação internacional do Financial Times.

Suas instituições de ensino, críveis e de bom desempenho, têm em parte crédito no número cada vez maior de estrangeiros que estudam no país – foi, como exemplo, registrado um crescimento de 74% entre 2012 e 2017, o que torna suas universidades cada vez mais internacionais.

Um dos Países Mais Seguros do Mundo

Portugal também é um local notadamente seguro. Em uma região onde os países circundantes são pela FCO classificados como com alto risco de incidências de terrorismo, Portugal é considerado como de baixo risco; em adição, sua taxa de homicídios é pelo UNDP avaliada em 1,1 para cada cem mil habitantes – a do Brasil, para comparação, está em 21,1 para cada cem mil habitantes –, e a de crimes gerais, de 34,3 para cada mil habitantes, sendo uma das menores da Europa.

Sua pacificidade figura a terceira posição no Índice Global da Paz de 2017, e é atestada por grande parte dos turistas e brasileiros residentes no país, que indicam poderem passear pelas grandes cidades à noite sem muita preocupação com sua segurança.

Ótima Qualidade de Vida

Pontos positivos como os acima se refletem na qualidade de vida em Portugal: O InterNations Survey o posicionou em 5º lugar em seu ranking de 2015, destacando-o nos campos de segurança, bem-estar, felicidade pessoal e saúde.

E esse padrão de vida, inclusive, pode ser alcançado através de um custo muito baixo: Segundo a BBC Travel, Lisboa é uma das cinco cidades em que se pode viver melhor com menos dinheiro, e o próprio custo médio do metro quadrado dessa cidade, conforme ilustrado na imagem abaixo, corrobora essa avaliação, sendo ele expressivamente mais barato do que o de outras das principais capitais europeia, como Paris, Londres ou Berlim.

 

.

Caso tenha interesse em saber as oportunidades de investimento que a JTavares oferece para Portugal, acesse esta página e, em seu fim, preencha nosso formulário de contato.
.