Quem casa quer casa.

 

Confira dicas para comprar o primeiro imóvel!

O ditado “quem casa, quer casa” não surgiu à toa. Afinal, uma das maiores preocupações de casais que estão prestes a subir no altar é ter um lugar para morar. No entanto, comprar o primeiro imóvel pode ser um processo trabalhoso, até mesmo porque, geralmente, não se tem conhecimento nenhum acerca do assunto.

 

Mas não precisa se desesperar! A gente pensou nisso e, para ajudar, fizemos este post com 4 dicas para adquirir o lar ideal. Vamos lá?

  1. Analise a melhor forma de pagamento

A compra de um imóvel envolve um planejamento financeiro adequado. Dentro desse planejamento, um dos principais aspectos que deve ser analisado é a forma de pagamento para a escolha certa, de acordo com o seu orçamento e necessidades.

Veja algumas das principais possibilidades:

  • à vista: é a opção mais difícil para a maioria dos compradores, já que um imóvel necessita de um investimento alto. Por outro lado, essa alternativa dá um poder maior de negociação junto ao vendedor;
  • financiamento bancário: a instituição financeira concede o crédito necessário para o pagamento de parte do imóvel, que é quitado em prestações mensais, com juros incluídos
  1. Providencie a documentação necessária

A compra de um imóvel é bastante burocrática e requer uma série de documentos. Por isso, é importante ir providenciando a papelada o quanto antes, já que essa parte pode complicar ou até mesmo impedir a compra, caso esteja faltando algum item.

Além disso, é imprescindível estar atento às outras partes envolvidas, pois o vendedor também precisa dispor de documentos pessoais — caso seja pessoa física — e do imóvel, para evitar possíveis problemas no futuro.

  1. Veja se o imóvel atende às suas necessidades

Para comprar o primeiro imóvel, é fundamental levar em consideração sua rotina e necessidades. Nesse momento, vale refletir sobre algumas questões, como:

  • é um local de fácil acesso do seu trabalho?
  • Tem o espaço que você precisa?
  • Tem serviços básicos como supermercado, farmácias, academia etc., nas proximidades?
  • O valor do condomínio cabe no orçamento?
  1. Avalie as condições do imóvel

Muita gente não dá a devida atenção em algumas questões bem importantes na hora de escolher o primeiro imóvel, como verificar se as instalações estão em perfeitas condições ou se há algum problema estrutural.

Desse modo, é essencial avaliar com cuidado aspectos como a rede elétrica, tubulações, infiltrações e até mesmo questões simples como as torneiras do local, que podem trazer problemas posteriores, principalmente se o imóvel for usado. Além disso, em alguns casos, pode-se necessitar de grandes reformas, que talvez não compensem para você!

Comprar o primeiro imóvel pode gerar uma série de dúvidas e inseguranças, mas avaliando todos os aspectos ditos até aqui com calma, e ponderando os pontos positivos e negativos, as chances de algo dar errado diminuem consideravelmente. Uma boa dica é contar com uma imobiliária de referência na região que você pretende morar, para ajudar em todo o processo.

Tem mais alguma dúvida relacionada ao tema? Clique e deixe sua pergunta nos comentários para que possamos ajudar!