Barra-Galeão: Transcarioca vai reduzir em 60% tempo de viagem

Fonte: O Globo

O BRT Transcarioca deverá reduzir em até 60% o tempo médio de viagens no eixo Barra-Aeroporto Tom Jobim. A estimativa foi feita nesta quinta-feira pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na apresentação de detalhes da implantação do sistema, cuja viagem inaugural com a presidente Dilma Rousseff acontecerá no domingo. Segundo Sansão, um dos exemplos de economia de tempo proporcionada pelo sistema é a linha semiexpressa Alvorada-Vicente de Carvalho-Aeroporto, que será aberta ao público na próxima quarta-feira:

– A viagem pelo BRT deve ser feita em cerca de 70 minutos. Hoje, não existe uma linha municipal que faça o mesmo trajeto. Se fosse seguir esse percurso, o passageiro teria que fazer várias baldeações. Levaria pelo menos três horas.

O Transcarioca será inaugurado por etapas, assim como ocorreu com o Transoeste. Na segunda-feira, dia 2 de junho, começa a funcionar o serviço parador Alvorada-Tanque, com 19 estações, que vai transportar passageiros das 10h às 15h, fora do horário de pico. Na quarta-feira, é a vez da linha semidireta Alvorada-Vicente de Carvalho-Galeão 1 e 2, das 5h às 23h. Os sete ônibus empregados no trajeto serão equipados com bagageiros para acomodar malas.

Mais sete serviços serão implantados em datas a serem divulgadas pela Secretaria municipal de Transportes: Tanque-Alvorada (expresso), Madureira-Alvorada (expresso), Madureira-Alvorada (parador), Madureira-Santa Efigênia (expresso), Penha-Madureira (parador), Fundão-Alvorada (expresso) e Galeão-Penha (parador). Quando os serviços que atendem Madureira forem implantados, serão extintos os serviços Tanque-Alvorada (expresso e parador).