Alugar sozinho ou contar com uma imobiliária?

 

Gerenciar um imóvel para locação não é uma tarefa muito simples, principalmente sem ajuda profissional. É preciso dispor de tempo para lidar com todos os detalhes do processo, fora o conhecimento técnico necessário. Além disso, se trata de um bem de alto valor, especialmente em bairros nobres do Rio de Janeiro. Veja como a JTavares pode te ajudar nesse trâmite.

 

Imobiliária pra quê?

Ter o apoio dos serviços profissionais de uma imobiliária é importante ao alugar imóveis na Zona Sul do Rio de Janeiro, já que o imóvel alugado é patrimônio da família. Imagine as consequências de ter quaisquer prejuízos com a má gestão deste bem.

Alugar por conta própria pode te trazer surpresas desagradáveis. Inadimplência, erros no contrato, falta de garantias, vistoria e documentação são alguns dos pontos críticos nesse processo.

Divulgação profissional

A locação do seu imóvel na Zona Sul começa na divulgação. Contar com uma imobiliária é sinônimo de ter maior alcance dos anúncios focados na localidade do seu interesse, além de empenho profissional para encontrar o inquilino ideal para você.

A administradora tem todo o conhecimento necessário para divulgar seus anúncios nos mais diversos meios e atingir o público-alvo certo para cada imóvel. Sem conhecimento para realizar essa tarefa, você pode ter problemas para descobrir o melhor perfil de inquilino para seu imóvel.

Formalização de contrato

A imobiliária pode fazer um contrato adequado, realmente válido, com assistência de um departamento jurídico. Para muitas Pessoas que alugam de forma direta isso seria mais complicado e caro de conseguir, já que o contrato requer muita atenção em sua produção e pode tornar-se inválido caso seja feito de forma amadora.

Não se esqueça, ainda, que toda a formalização deve estar de acordo com as regras da Lei do Inquilinato. Por isso, mesmo quando se trata de imóveis de alto padrão, é preciso ter domínio desta burocracia para evitar eventuais processos após a locação. Assim, uma imobiliária poderá te ajudar a se prevenir adequadamente.

Segurança no pagamento do aluguel

Ao contratar uma imobiliária você não vai precisar se preocupar com a data do pagamento do aluguel, sem saber se vai receber ou não o dinheiro. Com uma data pré-determinada para pagamento, isso não vai ser um problema com a ajuda da imobiliária.

Outra vantagem é que a administradora toma os devidos cuidados antes da locação para evitar contratempos com inadimplência, como a contratação de uma boa garantia locatícia.

 

Resolução de problemas

Ao alugar seu imóvel por conta própria, você pode ter algumas dificuldades para solucionar eventuais problemas. Imagine ter que cobrar aluguéis atrasados? Essa situação pode gerar constrangimento, estresse e até processos judiciais, além de prejuízo financeiro. A intermediação de uma imobiliária serve também para equilibrar o relacionamento entre o proprietário do imóvel e os inquilinos.

Se ocorrer algum problema estrutural no imóvel, por exemplo, o inquilino informa a imobiliária. O relato será comparado à descrição da vistoria para que sejam tomadas as devidas providências. Sem a realização da vistoria e elaboração do seu termo, o dono do imóvel fica desprotegido e sem poder comprovar eventuais danos causados pelos locatários.

Administração segura

Como já citamos, ao alugar um imóvel diferenciado, o respaldo jurídico e o conhecimento técnico que uma imobiliária pode lhe oferecer garantem a segurança nos processos de locação. Você não vai se preocupar com os pagamentos referentes ao IPTU ou às taxas de condomínio. Essas despesas não fazem parte do valor do aluguel, mas devem ser pagas pelo inquilino. Sem o serviço profissional, você corre o risco de alugar seu imóvel para alguém sem o controle e condições ideais para cumprir com tais obrigações.

Excelente custo-benefício

Certamente você deve imaginar que o serviço da imobiliária requer investimentos. Você está certo, mas saiba que a taxa cobrada por uma imobiliária em Copacabana costuma ser muito baixa em relação ao que o locador recebe do inquilino. O percentual gira em torno de 8%. Ou seja, você fica com 92% do valor do aluguel e sem nenhuma dor de cabeça em relação à burocracia.

Se você colocar no papel todos os gastos que teria caso tivesse que fazer todo o processo sozinho, veria que esse é um investimento que vale muito a pena.

Por conta própria, os seus custos começariam na divulgação do imóvel até o encerramento do contrato, passando por toda a administração e eventuais gastos com honorários de advogados, dentre outros. Sem mencionar o risco de não conseguir analisar adequadamente o crédito do inquilino ou fiador e se sujeitar à inadimplência. Assim, a imobiliária custa muito menos.

É bom também para o inquilino

Até agora falamos sobre as vantagens de contar com a ajuda de uma imobiliária, principalmente, para os proprietários. Mas para quem precisa alugar um imóvel para morar, os benefícios são recíprocos. É mais seguro para o locatário se comprometer com um contrato redigido profissionalmente e ter a imobiliária para intermediar seu contato com o locador.

O corretor vai direcionar os interessados para os imóveis que estejam dentro do perfil do cliente, tanto em relação à faixa de preço quanto de gostos e necessidades particulares. Desta forma, os inquilinos não correm o risco de fechar negócios que talvez depois não possam arcar financeiramente. Em suma, o processo seguro e burocrático da imobiliária protege o locador e o contratante.

Como podemos ver, contratar uma imobiliária confiável e experiente é a melhor maneira de alugar um imóvel, seja você o dono ou o locatário. O suporte começa na divulgação, quando a administradora realiza o encontro entre o inquilino e locador ideal. O apoio segue na análise de documentos, crédito e perfil de fiadores e locatários, além da administração durante toda a locação, vistoria e relacionamento.

 

Esses são os principais motivos para você não alugar sozinho e contar com a ajuda da JTavares.

Se você estiver procurando uma imobiliária na Zona Sul aproveite para conhecer outras vantagens de contratar esse serviço

 

Já conhece a página da JTavares no Facebook?

Visite nossa página e deixe a sua curtida!

adm