Valorização dos imóveis unindo design e tecnologia

 

tecnologia-para-imoveis

design-e-tecnologia-f

Os imóveis possuem um potencial elevado de valorização, considerando a sua solidez e a capacidade de atravessar inúmeras fases de crescimento econômico e recessão.

Porém, o proprietário também pode investir recursos a fim de valorizar seu imóvel em curto prazo, aumentando seu preço de mercado e as chances de fazer uma boa venda ou locação.

Veja como design e tecnologia podem contribuir para a valorização dos imóveis!

A importância da beleza nos imóveis

Vitrúvio, arquiteto romano do século I d.C., defendia a existência de 3 princípios fundamentais para uma construção: utilidade, beleza e solidez. Ou seja, tanto beleza quanto funcionalidade são importantes para um imóvel.

Os aspectos estéticos em uma residência podem ser resultantes da combinação de formas, da decoração interna, da pintura e assim por diante.

Vale a pena investir em um projeto de decoração de interiores e paisagismo para conferir um design arrojado ao imóvel.

.

home-cinema

A tecnologia nos imóveis

A tecnologia vem sendo aplicada sempre com mais frequência no segmento imobiliário. Ela contribui para aumentar o conforto e melhorar a funcionalidade e a beleza das construções.

Assim, design e tecnologia podem mesmo se identificar em alguns casos. Por exemplo, certos equipamentos modernos são muito bonitos, bem como algumas soluções sustentáveis, como os painéis solares, que podem ser instalados no telhado, proporcionando um design bastante sofisticado.

Um bom exemplo que sintetiza a importância da tecnologia é o dos apartamentos inteligentes, espaços que contam com uma variedade de recursos automáticos que permitem controlar o uso da luz, a temperatura, a água, as portas e janelas,— tudo por meio de um único dispositivo eletrônico.

Certamente, a tecnologia valoriza bastante o imóvel e sua presença tem sido uma condição prioritária para muitas pessoas comprarem ou alugarem um apartamento. A tecnologia pode suprir praticamente todas as necessidades de um imóvel, contribuindo para maior segurança e economia.

Como unir design e tecnologia para valorizar os imóveis

Unir design e tecnologia pode envolver um custo inicial alto, mas o proprietário terá um patrimônio de alto valor, que oferece conforto e segurança à sua família, além de poder fazer negócios lucrativos com ele.

Na hora de decorar seu apartamento ou casa, escolha móveis e equipamentos mais modernos e sustentáveis. Uma nova pintura na fachada e a aplicação de outros materiais (pedras, vidro, cerâmica) contribuem para experimentar um novo design.

No que se refere a criar um ambiente esteticamente atraente, nem é preciso gastar muito: o importante é acompanhar as tendências e manter seu bom gosto, combinando bem os móveis entre si, com a pintura (ou revestimento) das paredes e com o piso.

A ampliação dos espaços é uma tendência de todos os arquitetos modernos: eles usam estratégias para deixar o imóvel cada vez mais amplo: cores claras; uso de portas, janelas e paredes transparentes (ou espelhos); utilização de móveis e equipamentos cada vez mais compactos.

A iluminação artificial pode oferecer ótimos resultados estéticos, bem como o aproveitamento de materiais que permitem a iluminação natural (é possível usar telhado de vidro em algumas áreas).

A tecnologia já se faz presente em muitos desses móveis, equipamentos e materiais, que só surgiram devido aos avanços tecnológicos.

A automação residencial é o novo patamar de luxo do segmento imobiliário. A inclusão da tecnologia nas casas e apartamentos vai muito além de apenas facilitar o dia a dia dos moradores. Imóveis modernos e altamente digitais têm um valor de revenda maior do que os modelos simples e não equipados com acessórios tecnológicos.

De modo simplificado, a tecnologia se caracteriza pela automação de diferentes operações dentro do imóvel:

  • Segurança (sistema de circuito fechado, de controle de acesso, de alarme, de detecção de incêndio, sensores, chave magnética);
  • Climatização (como controle automático de ar-condicionado);
  • Iluminação;
  • Telecomunicações;
  • Entretenimento;
  • Limpeza (como aspiração a vácuo embutida);
  • Energia (como sistemas fotovoltaicos para captação de luz solar).

E assim por diante.

Não é necessário unir design e tecnologia de uma só vez, mas é importante trabalhar nesse sentido. A automação predial é uma forma de oferecer serviços tecnológicos variados a custos menores, já que o projeto é feito previamente.

.

automacao_casa

Incremento na Segurança

Um dos pontos mais requisitados na automação residencial não é o conforto, mas sim a segurança. Através da automação da sua residência, você pode tornar o acesso a ela mais rigoroso. Isso é feito de diversas formas e as mais modernas são a liberação de acesso através da digital ou da íris. Além disto, aqueles simples itens de segurança, os sensores de presença, que só serviam para ativar alarmes, agora podem ser utilizados para notificar remotamente a movimentação dentro de sua casa.

Outro ponto incrível, mas simples, com o qual a automação residencial pode colaborar para a segurança da sua casa, é o acionamento remoto da iluminação e até de aparelhos de TV e áudio. Isso tudo simula a presença de pessoas no imóvel e inibe a ação de invasores.

Conforto na palma das mãos

Quem está conhecendo o mundo das residências autônomas logo pensa na comodidade de chegar em casa e encontrar a porta aberta pela aproximação do chaveiro, luzes acessas ou até o ar condicionado ou aquecedor ligados. Com a automação residencial, os moradores têm uma gama de opções, tais como persianas que abrem e fecham em determinados horários para regular a incidência do sol da manhã ou da tarde.

Economia automatizada

Apesar de logo remeter a investimentos altíssimos, a automação residencial pode promover economia e nem sempre demanda muitas cifras de investimento. Por exemplo, ao instalar sensores de presença nos ambientes, você tem a facilidade já adotada por muitas empresas e que reduzem drasticamente o consumo de energia: se não tem ninguém no ambiente, as luzes e climatizadores são desligados e novamente ativados quando alguém volta para o ambiente.

A valorização do imóvel com a automação residencial

Ao melhorar a segurança, conforto e economia da casa ou apartamento, o proprietário agrega valor ao imóvel. Aliás, o valor agregado pode até ser maior do que o real. Afinal, qualquer pessoa fica impressionada com as vantagens de um sistema de automação residencial completo. E tal encanto ainda fica maior quando essa tecnologia apresenta uma economia real, tanto nas contas de água como nas de luz.

 

Já conhece a página da JTavares no Facebook?

Visite nossa página e deixe a sua curtida!

adm