Ranking dos melhores campos de golfe do Brasil

placing-a-ball

O golfe é um desporto que se distingue pela beleza das paisagens naturais dos seus circuitos principais. A palavra golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um esporte de elite pela maioria das pessoas, tem sua origem bastante especulada, sendo que a mais provável é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.

Já alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte, afirmando que um povo inculto, como seria o escocês daquela época, não poderia ter criado um jogo tão engenhoso. Outras origens são conhecidas; um antigo jogo romano chamado paganica – o jogo dos camponeses – era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golfe. Entretanto, isso não prova nada, uma vez que a maioria dos esportes dessa época utilizavam tacos curvos.Existem ainda historiadores que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês do qual se assemelha ao golfe principalmente nas regras, mas que é praticado em espaços fechados e às vezes em quadras. Outras possíveis origens do golfe são o flamengo chole e o holandês kolven, mas nenhum dos dois é muito provável, uma vez que o chole, embora jogado em campo aberto, utiliza uma bola para os dois times, o que não é permitido no golfe.

Independente da sua origem, o importante é que esse esporte vem ganhando apaixonado.

No Brasil, apesar de ainda ter poucos praticantes, a estrutura dos campos próprios para o esporte é boa.

O golfe ainda não deslanchou no Brasil como um esporte que revela grandes profissionais ou nomes de destaque internacional, mas é indiscutível que quando se trata de campos, nós não deixamos a desejar para quase nenhum outro país do mundo. Da Bahia ao Rio Grande do Sul, os amadores do esporte não têm motivos para viajar para fora para jogar em campos de alto nível. Traga seus parceiros comerciais para o Brasil e feche seus negócios por aqui mesmo.

Santapazienza Golf Club é o melhor campo de golfe do Brasil, segundo publicação Top 100 | Foto: Zeca Resendes

1º lugar – Santapazienza Golf Club é o melhor campo de golfe do Brasil, segundo publicação Top 100 Golf Courses

.

Top 100 divulgou ano passado a lista dos melhores campos de golfe do Brasil

2016 ano em que o Brasil sediava os Jogos Olímpicos e, de quebra, a volta do golfe às Olímpiadas após 112 anos, a prestigiada publicação Top 100 Golf Courses adiciona mais cinco campos brasileiros na lista dos melhores do país. A grande novidade é a entrada do Campo Olímpico, que aparece na segunda colocação, atrás do Santapazienza de São Paulo, que lidera o ranking.

Diversos estados brasileiros são contemplados na nova lista, como Goiás, Ceará e Distrito Federal. A região Nordeste, por exemplo, destaca-se como destino ideal para partidas de golfe durante o todo o ano. A Bahia tem alguns dos cenários mais deslumbrantes, como o Terravista (3º) e o Ilha de Comandatuba (5º), onde os obstáculos naturais são formados por água e areia, ambos à beira mar.

Confira a lista completa:

1º Santapazienza Golf Club
2º Campo Olímpico Rio 2016
3º Terravista
4º Fazenda Boa Vista
5º Ilha de Comandatuba
6º São Paulo GC
7º São Fernando
8º Fazenda da Grama
9º Gávea
10º Alphaville Graciosa
11º Quinta da Baroneza
12º Dahma
13º Itanhagá
14º Porto Alegre
15º Curitibano
16º Guarapiranga
17º Brasília
18º Goiânia
19º Iberostar Praia do Forte
20º Aquiraz Riviera

.

2º lugar – Campo Olímpico Rio 2016 – Rio de Janeiro

campo-olimpico-de-golfe

.

3º lugar – Terravista Golf Course – Porto Seguro – Bahia

terravista-golf-course_020333_full

.

4º lugar -Fazenda Boa Vista – São Paulo

Campos-de-Golfe-2

.

5º lugar -Ilha de Comandatuba – Bahia

Ilha de Comandatuba

.

6º lugar – São Paulo Golf Club –  Santo Amaro – SP

spgc_home_banner-1450960146-007

.

7º lugar – São Fernando Golf Club – Vila de Sao Fernando, Cotia – SP

denisecursino_3-sao-fernando-golfe-clube-sp

.

8º lugar – Fazenda da Grama Golf Club – Itupeva – SP

vista Fazenda da Grama buraco 8

.

9º lugar – Gávea Country Club – Rio de Janeiro