Negócios imobiliários: mercado nacional traz boa remuneração para os recém-formados; conheça a graduação

A professora Fátima Santora com seus alunos de Negócios Imobiliários Foto: Divulgação

A professora Fátima Santora com seus alunos de Negócios Imobiliários Foto: Divulgação

O setor imobiliário nacional, principalmente na Região Sudeste, continua em expansão. Principalmente nas áreas de compra e venda de imóveis, gestão condominial e consultoria, há demanda por profissionais qualificados, que podem chegar ao mercado com boa remuneração. Por isso, atualmente, a graduação tecnológica em gestão imobiliária é uma opção para quem quer atuar no segmento. O curso, que dura apenas dois anos, traz oportunidades de estágio já no primeiro período (com salários que podem passar dos R$ 3 mil) e dá ao estudante certificações específicas ao fim de cada período.

De acordo com Fátima Santoro, coordenadora da graduação na Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, há diferença na formação de um corretor de imóveis e de um tecnólogo em Gestão Imobiliária.

— O curso superior traz uma formação mais abrangente. Ou seja, além de atuar na área de intermediação de compra e venda de imóveis (como um corretor), o formado poderá também atuar na administração condominial, em consultoria, em empresas de incorporação e construção e até em cartórios, como escrevente, por exemplo — explica a professora.

 

Eventos para a venda de imóveis tem atraído muitos visitantes no Rio de Janeiro Foto: Acervo Pessoal / Raphael Sá

Eventos para a venda de imóveis têm atraído muitos visitantes no Rio de Janeiro Foto: Acervo Pessoal / Raphael Sá

 

 

Ainda de acordo com Fátima, logo no início da graduação, o estudante já pode começar a estagiar.

 

— Ao fim de cada período, o estudante ganha uma certificação diferente. No primeiro, em administração de imóveis; no segundo, em administração de condomínios; depois, em intermediação imobiliária e avaliação de imóveis. Com 30 dias de matriculado, o estudante já pode tirar uma carteira de estagiário do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) e atuar na compra e venda de imóveis — diz.

 

Os salários para os recém-formados são atraentes.

 

— Quem atua na área de administração de imóveis e condomínios pode receber mais de R$ 3 mil de remuneração. Na corretagem, o céu é o limite — diz Fátima, que garante que os profissionais eficientes podem ter boas oportunidades de trabalho em todo o país.

 

A graduação representa para quem já está no mercado uma boa oportunidade de reciclar seus conhecimentos. O corretor de imóveis Raphael Sá diz que pensa em apostar na graduação.

 

— É uma boa oportunidade para eu aprender a fazer aquilo que ainda não sei dentro da minha área de trabalho. O mercado precisa hoje de profissionais cada vez mais competentes. E, quem vende mais, mais ganha. Por isso, o curso ajuda muito. Ainda mais sendo de curta duração, o que não toma muito tempo de quem ainda precisa dividir os estudos com o emprego.

 

Fonte: Jornal Extra