História do Jardim Botânico

Sendo o bairro cercado por vegetação, estando na encosta do Corcovado, e junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, uma de suas características é ter uma temperatura mais amena que a média de toda a cidade. O bairro leva este nome por causa do horto e reserva ecológica chamada Jardim Botânico, local de pesquisa e cultivo de espécimes da flora do Brasil e do mundo.

Estilo de Vida e Clima do Bairro

Enquanto alguns outros bairros do Rio de Janeiro tem estilos de vida mais voltados para o mar e praias, geralmente os moradores de bairros como Jardim Botânico, Gávea, Cosme Velho e Laranjeiras, assim como Alto da Boa Vista, tem um estilo de vida, pelo menos historicamente, mais voltado para o verde e contemplação da natureza e montanhas.

Geralmente os condomínios residenciais existentes no local são para a classe média alta, tendo os endereços situados nas ruas mais tranquilas do bairro muito valorizados.

Pequena Resenha Histórica

Nos tempos coloniais já foi fazenda, tendo também em seus limites um engenho de açúcar e posteriormente no início do século 19 uma antiga fábrica de pólvora, fábrica esta que é atualmente um sítio arqueológico chamado “Casa dos Pilões”.

Com a vinda de D.João VI para o Brasil, em 1808, o local ganhou atenção ainda no mesmo ano, com a criação do Real Horto ao lado da fábrica de pólvora. Àquela época, o Real Horto era frequentemente visitado pelo então Príncipe Regente.

O bairro chegou a ter algumas fábricas instaladas em seus limites no final do século 19 e início do século 20. Uma grande fábrica possuía inclusive vila de casas que alugava para os trabalhadores. Em função da especulação imobiliária, muitas delas foram demolidas. O local onde hoje é ocupado por instalações da Rede Globo, anteriormente também já foi ocupado por vilas de casas para operários de uma grande fábrica que existiu no local.

Quem vós escreve este artigo, conversou em 2011 com um senhor nascido em 1960, em uma destas casas, que foram ocupadas pelos pais e avós do mesmo, que por sua vez foram trabalhadores destas fábricas.

Atualmente o bairro é predominantemente residencial e ocupado por edifícios de apartamentos, que desde a segundo metade do século 20 substituiu a casas térreas e sobrados.

Locais de Destaque, Comércio e Atrações

Além de ser conhecido por causa do Horto ou Jardim Botânico, o bairro possui entre seus pontos de atração o Parque Lage que é outra reserva ecológica, a Lagoa Rodrigo de Freitas que fica muito próxima, e também o Páreo do Jockey Club ou Hipódromo da Gávea que na situa-se na divisa do bairro com a Gávea. Neste local também fica a Praça Santos Dumont, local também chamado de “Baixo Gávea”.

A Rede Globo tem sua sede administrativa na Rua Jardim Botânico, e também um estúdio e núcleo de produção localizado em uma rua do bairro perpendicular à Rua J. Botânico. A sede do jornalismo da Rede Globo fica no bairro, assim como algumas empresas de atividades audio visuais que prestam serviço para a Globo ou agências de publicidade tem se instalado nas proximidades.

Muitos bares e restaurante de sucesso tem se instalado no bairro, tendo se tornado inclusive um pólo gastronômico. Perto da Rua Pacheco Leão, existe bastante movimento noturno devido aos restaurantes e bares.

Além da sede esportiva do Jockey Clube Brasileiro, situam-se no bairro a Sociedade Hípica Brasileira, a Sede Náutica do Vasco da Gama, a sede esportiva do Clube Militar do Rio de Janeiro, a sede esportiva do Clube Naval do Rio de Janeiro