Dia Nacional dos Animais

 

Respeitar os animais é dever de todos.
Amá-los, é um privilégio de poucos.

 

O dia 14 de março é acima de tudo um dia para repensarmos sobre nossas atitudes em relação aos animais.

A data foi marcada com a intenção de conscientização das pessoas sobre as necessidades e direitos dos animais irracionais e a importância que eles tem na vida de todos nós.

Em toda a história, no mundo, os animais foram tratados como seres inferiores. Foram mau tratados, utilizados no trabalho exaustante, traficados, vendidos e se tornou um grande alvo da crueldade humana.

Você sabia que no Brasil é crime mau tratar animais, e você pode denunciar alguma situação dessa?

O Decreto Nº 24.645/34 prevê pena para todo aquele que incorrer em seu artigo 3º, item V, “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária”. Podendo levar de 2 a 15 dias de prisão e/ou multa a ser determinada pelo juiz.  No site da ARCA Brasil você pode ter acesso a todos os itens que se configuram como crime de maus tratos ao animal.

Como você pode denunciar?

Você pode ir à delegacia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou comparecer à promotoria de Justiça do Meio Ambiente. As denuncias também podem ser feitas ao IBAMA (pelo telefone 0800 61 8080  ou pelo e-mail para linhaverde.sede@ibama.gov.br).

Para saber mais sobre as denuncias no site World Animal Protection tem todos os detalhes.

O Dia Nacional dos Animais foi determinado a partir da apresentação do Estatuto dos Animais, no Congresso Nacional. Trata-se de um dia para ser lembrado e incentivado. Atividades que estimulem a população a se conscientizar, campanhas de vacinação, orientação de manejo e cuidados com os animais são excelentes atitudes não só para comemorar esse dia, mas todos os nossos dias.

#JTavaresConsultoriaImobiliária
#ImóveisAltoPadrão