DECORAÇÃO DE APARTAMENTO NA PRAIA TEM BASE NEUTRA E PONTOS DE COR

A arquiteta Carmen Zaccaro integrou os ambientes e desenhou toda a marcenaria do apartamento de 230 m²

 

1sala-living-sofa-tapete-mesa-de-centro-poltronas-banco-quadros-rack

LIVING | Sofá modular, assinado pelo estudiobola, e poltrona, ambos à venda na Way Design. Tapete da Casa Júlio. Mesa de centro da Velha Bahia. Bancos estofados e quadros à venda no Studio Grabowsky. Cortina de linho da Cortinaria & Etc (Foto MCA Estúdio/Divulgação )

Em busca de uma casa funcional, de fácil manutenção e com decoração atemporal, os moradores deste apartamento de 230 m², no Rio de Janeiro, decidiram que havia chegado a hora de uma reforma. A arquiteta Carmen Zaccaro, responsável pelo projeto, derrubou paredes, renovou a decoração e apostou na marcenaria personalizada para deixar o imóvel “leve, alegre e despojado”, como define a profissional.

Integração
“A transformação do apartamento foi pensada para uma família que gosta de receber, mas, principalmente, gosta de estar reunida”, explica Carmen. Para tanto, a área social se tornou um ambiente único. As paredes que delimitavam o hall de entrada foram demolidas. Assim como a que separava a sala da cozinha. No lugar, foram instaladas portas ripadas de correr, que permitem isolar os espaços quando necessário.

Estrutura
A planta original do imóvel possuía pé-direito alto – que foi preservado –, mas uma viga baixa cruzava o teto da sala. No projeto, Carmen aproveitou a estrutura para melhorar a iluminação do ambiente instalando uma sanca com luz indireta de fita de led.

Decoração
Na base neutra, o cinza e a marcenaria são predominantes. As cores mais vibrantes surgem em detalhes, como na poltrona, almofadas, quadros e objetos. Outro ponto de cor que chama atenção são os armários da cozinha com portas laranjas.

Na área íntima, o quarto do filho ganhou tons azuis e vermelhos na marcenaria e nas almofadas. Já o quarto do casal preserva o cinza e tem toques de amarelo na roupa de cama. “A decoração é despretensiosa, como pede uma residência à beira-mar. O resultado traduz a leveza e o espírito carioca”, explica a arquiteta.

 

2poltrona-sergio-rodrigues-marcenaria-living-sala-tapete

MARCENARIA | A estante de peroba, da Canto de Dormir, chama atenção na parede de cimento queimado. À dir., poltrona Kilin, por Sergio Rodrigues, à venda na Way Design. Banco de madeira (em frente à estante) por Sergio Rodrigues (Foto MCA Estúdio/Divulgação )

 

3poltrona-sergio-rodrigues-marcenaria-living-sala-tapete

SALA DE JANTAR | Mesa de jantar, cadeiras e buffet, todos da Way Design. Pendente, modelo Bossa, à venda na Lumini. Quadro do Studio Grabowsky. Porta ripada de correr da Canto de Dormir (Foto MCA Estúdio/Divulgação )

 

4cozinha-mesa-de-refeicoes-cadeira-pendente-armario-papel-de-parede

COZINHA | A parede ganhou revestimento Seixo, da Empório Frei Caneca. Mesa de madeira de demolição e cadeiras da Velha Bahia. Pendente à venda na Lumini. Armários da Roma Mobili (Foto MCA Estúdio/Divulgação )

 

5quarto-de-adolescente-menino-cama-mesa-cadeira-cortina-almofadas

QUARTO DO FILHO | Piso de jatobá. Bancada, armário, cama e prateleiras, todos da Canto de Dormir. Cortina, colchas e almofadas, à venda na Cortinaria & Etc (Foto MCA Estúdio/Divulgação )

 

6quarto-de-casal-cama-cbeceira-marcenaria-papel-de-parede-geometrico

QUARTO CASAL | Papel de parede amarelo geométrico da Guilha. Cama, armários e divisória ripada, todos da Canto de Dormir (Foto MCA Estúdio/Divulgação )

Fonte: revistacasaejardim.globo.com