O charme, requinte e conforto dos ambientes decorados com tapetes

Os tapetes são capazes de oferecer colorido, aconchego e conforto aos ambientes. Eles aquecem, somam estilo e têm o poder de deixar o ambiente mais requintado, dividir áreas ou simplesmente proporcionar uma sensação agradável. Item básico na decoração de qualquer casa, os tapetes são bem-vindos em todos os ambientes, mas na maioria das vezes são deixados em segundo plano.

tapete-shaggy

A peça pode, no entanto, ser o destaque da decoração. Existem tapetes dos mais variados tecidos, tamanhos e estilos, que têm o poder de renovar a decoração de um ambiente. Além da estética, é preciso levar em conta o conforto que a peça proporciona, pois é um item de bem-estar que dá personalidade ao ambiente.

Tapetes-e-capachos-na-decoração-9decoracao-tapete-voador-alto-relevo-02

Uma dica é testar o tapete antes de comprar, para poder escolher o mais confortável e que seja duradouro. Três fatores são determinantes na escolha: o tamanho do ambiente, se os moradores têm alergias e se há crianças e animais de estimação. As opções de fibras sintéticas são as mais resistentes (e a melhor opção para os alérgicos) e os tapetes escuros são os que melhor disfarçam a sujeira.

pequenos-tapetes-na-decoracao-252049-3

Se você tem móveis neutros pode apostar em tapetes multicoloridos sem medo. Essa é uma ótima solução para quem quer renovar o ambiente. O importante é saber equilibrar as cores do tapete com as do ambiente e trazer texturas e misturas de tonalidades que agradem ao morador. As peças devem seguir a mesma gama de tons do restante da decoração.

img_1_32_1207

Caso a ideia seja valorizar um tapete que é uma verdadeira obra de arte, o projeto pode começar a partir dele. Tapetes combinam com todos os tipos de piso, com exceção do carpete. É possível colocar mais de um tapete em um ambiente, desde que se uma opção for estampada as outras sejam mais discretas.

decoracao-de-quarto-de-casal-iluminacao-indireta-detalhe-de-gesso-papel-de-parede-tons-neutros-tapete-listrado-composicao-de-papeis-de-parede

 

VOCÊ SABIA?

– Vários estudos apontam que os tapetes surgiram no Irã, enquanto outros acreditam que os primeiros modelos apareceram no Egito.

– O Brasil é o maior produtor de sisal do mundo. A matéria-prima é uma fibra vegetal que se destaca como a mais resistente do mercado. Tapetes confeccionados com tal material são ótimos para os ambientes arejados e despojados.

 

Fonte:

Blog Red Lar

Revista Westwing