APARTAMENTO DE 240M² TEM BOAS SOLUÇÕES DE MARCENARIA

Morada do arquiteto Olegário de Sá em São Paulo ganhou móveis, piso de demolição e revestimentos de diferentes madeiras

1

Paleta sóbria foi a escolha do arquiteto Olegário de Sá para a sua morada. A escada executada pela Bontempo foi revestida de madeira (Foto Lufe Gomes/Divulgação)

 

Usar madeira na decoração é uma das muitas formas de deixar um lar aconchegante. O material foi a aposta do arquiteto Olegário de Sá para a reforma de seu apartamento de 240 m² que fica no andar térreo de um prédio em São Paulo. O projeto é assinado pelo profissional e seu sócio, o designer de interiores Gil Cioni.

O apê tem paleta de cores neutras, mas ganha cor com o amarelo vibrante que aparece em alguns móveis, como na mesa de jantar e algumas cadeiras. Outro ponto de destaque da decoração é a mistura de design brasileiro com italiano, duas paixões do arquiteto. A iluminação natural abundante vem da área externa através das enormes janelas de vidro, que possibilitam ver o que se passa do lado de fora. O terraço tem poltronas de onde é possível contemplar a natureza e assistir o desenvolvimento de três mudas de ipê, cuidadosamente escolhidas pelo morador.

O aconchego fica por conta de madeiras, como a cumaru, usadas para o conforto dos moradores e também como ferramenta para solucionar com charme alguns pontos da casa. Logo na entrada da sala de estar principal, a primeira solução de marcenaria: o aparador de seis metros, que cobre a parede e ajuda a organizar a sala e dispor algumas peças de decoração. A escada também chama a atenção: a estrutura ganhou revestimento tanto na parte de baixo quanto nas laterais. “Ela quase se transformou numa escultura, quase uma obra de arte bem no meio da casa, separando living e cozinha”, diz Olegário.

Mais adiante fica a sala de lareira. O ambiente aparece como uma extensão do living, separado apenas por uma bancada que oculta os aparelhos de som e funciona como chaise. O piso de madeira de demolição também demarca um novo ambiente. A parede do fundo foi coberta de madeira até o teto e tem nichos para organizar itens decorativos.

A parte superior, que tinha três quartos, ficou maior quando um dos dormitórios foi demolido para criar uma área social superior. Ainda no quebra-quebra, que durou três meses, a sala foi integrada à cozinha, dando ainda mais a sensação de amplitude.

2

Sala de estar | O aparador de 6m executado pela Bontempo cobre a parede e dispõe algumas das peças de decoração que o morador coleciona. Debruçada por cima do sofá de Piero Lissoni, da Living Divani, na Casual Interiores, está a gigante luminária Anglepoise. Há ainda uma poltrona Kilim, de Sergio Rodrigues, sobre o tapete da Botteh (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

3
Sala de estar | A composição de quadros é uma das formas que o morador encontrou para exibir seu acervo de peças de arte. O cachorro atrás do sofá é da Bergdorf Goodman. A cadeira da B&B Itália logo ao lado da escada dá um toque de cor ao ambiente (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

4
Cozinha | A área de refeições com cores neutras ganha bossa com a mesa de jantar amarela da B&B Itália logo ao lado. Piso Nanoglass e lustre Murano (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

5
A sala da lareira foi revestida com madeira de demolição. A marcenaria da Bontempo em nichos ajuda a dispor livros, peças de decoração e outros itens da coleção do arquiteto. O quadro que reproduz um cartão-postal do Rio de Janeiro, de Vik Muniz, Galeria Nara Roesler, com 2×3 m, domina a outra parede. O grande sofá modular da Living Divani, da loja Casual Interiores, acomoda o morador e os visitantes com conforto. Pendente de Ingo Maurer. (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

6
Jardim |  O muro de pedras fica perpendicular a uma chapa de aço inox alto brilho que parece quase um espelho. Ambos ladeiam o gramado de 1 x 8 m onde crescem três mudas de ipês. As cadeiras antigas e mesa são da Dedon. Pergolado de madeira de demolição, executado pela Bontempo. O balanço foi comprado na loja do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. A persiana da Hunter Douglas permite controlar a iluminação natural que vem do jardim (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

7
Jardim | A parte externa, mobiliada com cadeiras e mesa antigas da Dedon, fica integrada com a cozinha e área de refeições ao abrir a porta de vidro  (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

 

Fonte: revitacasaejardim.globo.com

#RioDeJaneiro #JTavares #CasaeDecoração #Dicas #ImoveisDeLuxo #ImoveisDeLuxorj #Imoveisdealtopadrao #ImoveisdealtopadraoRJ #Imoveisrj #Imoveis #Imóveis #Imovel #Imóvel #Altopadrao #Altopadrão #Altopadraorj #Altopadrãorj