10 Curiosidade Sobre o Rio de Janeiro

1.O Rio de Janeiro tem o céu mais azul do mundo

Céu limpo, areia quente e uma bebida gelada… não é o que todo mundo quer durante as férias? Bom, no Rio você não só vai encontrar isso, mas sim o céu mais azul do mundo inteiro. A afirmação parece audaciosa, mas é baseada em uma pesquisa feita em 2006 por uma pesquisadora de TV que viajou o planeta em busca do céu mais azul do mundo.

Anya Hohnbaum, de 27 anos, visitou 20 lugares diferentes, incluindo Nova Zelândia e África do Sul, em uma viagem de 72 dias como parte de um concurso que ela ganhou. Para conseguir resultados precisos, ela usou um espectrômetro portátil especial desenvolvido por cientistas do British National Physical Laboratory. Portanto, é tudo cientificamente comprovado!

2.A maior floresta urbana do mundo

O Rio de Janeiro pode ser uma cidade grande, com mais de 6 milhões de habitantes, mas também pode lembrar uma cidade pequena, especialmente quando de repente você está no meio de uma floresta, debaixo de uma cachoeira. Isso tudo porque o Rio é lar da maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca.

A área de conservação de 33 quilômetros quadrados é resultado do reflorestamento feito no final do século 19, por ordem do então imperador Dom Pedro II. A ideia era restaurar a área que havia sido destruída por plantações de café, para evitar a erosão dos morros que cercavam a cidade. Vários dos pontos turísticos do Rio de Janeiro estão parcialmente localizados na Floresta da Tijuca – o Jardim Botânico, o Parque Lage e o Corcovado são alguns deles.

3.A Baía de Guanabara tem mais de 100 ilhas

Baía de Guanabara se espalha por 15 cidades e é a segunda maior do País, com nada menos que 53 praias e mais de uma centena de ilhas. Entre as mais conhecidas estão a Ilha do Governador, que é onde se localiza o Aeroporto Internacional do Galeão e a ilha do Fundão, onde fica a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

4. A única capital europeia fora da Europa

Era 1807  as tropas de Napoleão estavam cada vez mais próximas de invadir Portugal para garantir que o pequeno país costeiro se rendesse ao domínio da França. Portanto Dom João VI decidiu  levar todo o seu reino para o Rio, entre os anos de 1808 e 1821.

Depois de sentir como era ser o quartel-general de um império, a cidade não quis voltar aos dias de antigamente. E a declaração de independência do Brasil aconteceu em 1822.

5.Tem um dos bairros mais quentes do Brasil

bairro de Bangu é considerado um dos mais quentes de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) com o recorde de 43,1°. Situado entre o maciço da Pedra Branca e do de Gericinó, esse bairro fica em um vale e as montanhas dificultam a circulação de vento. Um outro agravante foi o crescimento populacional, que estimulou a redução de cobertura da Mata Atlântica, aumentando a sensação de calor.

6. Possui a Maior Ponte do Brasil

Ponte Rio-Niterói (Ponte Presidente Costa e Silva) teve a sua construção iniciada em 1974 e levou  11 anos para ser concluída. Ela liga as duas cidades metropolitanas que são separadas pela Baía de Guanabara. Atualmente, é a maior ponte de concreto protendido do Hemisfério Sul e a décima primeira maior do mundo, com quase 14 quilômetros de comprimento.

7. É o Berço da Bossa Nova

 

A bossa nova surgiu no Brasil, particularmente na Cidade do Rio de Janeiro, no fim da década de 1950. Ao contrário do funk brasileiro que surgiu nas favelas cariocas, a bossa nova manisfestou-se nos bairros mais conceituados  e luxuosos à beira-mar do Rio de Janeiro, como Copacabana e Leblon.

Foi lançada por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e alguns jovens cantores e compositores de classe média da zona sul carioca.

8. Tem a oitava maior biblioteca do mundo

Em novembro de 1807 quando a Família Real de Portugal precisou  escapar de Napoleão e suas tropas cerca de 15 mil pessoas, entre membros da família e criados viajaram para o Brasil em 14 navios. Com eles, uma das maiores riquezas de Portugal: a Biblioteca Real e seus 60.000 volumes.

Um dos primeiros atos de Dom João VI, o Príncipe Regente português , no Brasil foi estabelecer a Biblioteca Nacional, que veio a tornar-se a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de 15 milhões de itens.

9.Foi onde nasceu Oscar Niemeyer

Brasília é certamente um dos maiores e mais destacados troféus da Oscar Niemeyer, mas o homem por trás da moderna arquitetura nasceu e foi criado no Rio. Talvez tenha sido lá que Niemeyer aprendeu a ser tão poético, criando suas curvas inconfundíveis em meio aos prédios de concreto.

Boa parte de sua obra– incluindo o famoso museu em forma de nave espacial, o MAC – fica localizado em Niterói, do outro lado da Baía da Guanabara. O museu é parte do Caminho Niemeyer, que leva os visitantes pelos sete prédios projetados pelo arquiteto. Mas o Rio também tem algumas pérolas de Niemeyer, como o Palácio Gustavo Capanema e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

10. Por que o nome “Pão de Açúcar”?

Um dos cartões-postais da cidade carioca, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro no mundo. De acordo com o historiador Vieira Fazenda, o nome se deu no auge do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, quando os blocos de açúcar tinham um curioso formato cônico, semelhante às montanhas.