Como Comprar o seu Imóvel

Comprar uma casa, especialmente se for a primeira vez, pode ser assustador. As decisões que você toma ao longo do processo de compra podem te fazer economizar ou desperdiçar dinheiro.

Comprar uma casa ou apartamento exige o cumprimento de algumas etapas.

Decida onde você quer morar

Verifique se o imóvel está localizado em um bairro abastecido com serviços de sua necessidade. Se você vai pro trabalho de metrô, morar próximo a uma estação é imprescindível, enquanto que para aqueles que tem carro, um bairro residencial mais calmo e com pouco comércio pode ser uma opção melhor.

Verifique a expectativa de valorização

Comprar um imóvel é um investimento. Mesmo que a sua intenção seja apenas ter uma casa própria,é sempre bom garantir que o seu patrimônio será maior no futuro. Verifique se há previsão de novas obras públicas na região, como a inauguração de linhas de metrô ou construção de centros comerciais,por exemplo.

Marque uma visita

Antes de escolher o seu imóvel, você provavelmente deve passar muito tempo navegando em sites como Zapimoveis, JTavares ou Casa Mineira, mas vai ser bem diferente quando chegar a hora de visitar a propriedade. Quando você encontra um lugar que gosta, vale a pena visita-lo mais de uma vez e em diferentes momentos do dia, pois é mais provável que você note problemas que podem te dar uma dor de cabeça no futuro.

Perguntas para fazer ao corretor no momento da visita:

Dentro dos Quartos

.Os interruptores de luz funcionam?

.O piso está em boas condições?

.Há pontos de umidade / mofo / condensação?

.Quantos pontos de tomada tem no cômodo? Estão bem localizados?

Verifique também se há rachaduras na parede e a condição dos guarda-roupas.

Portas e Janelas

.Elas abrem e fecham facilmente?

.Qual é a qualidade dos vidros? Vidros simples / duplos / triplos

Banheiros

.As torneiras funcionam?

.Quanto tempo leva para a água ficar quente?

.Quão forte é a pressão da água no chuveiro?

.O banheiro possui tomada para barbeador ou secador de cabelo?

Outras Perguntas:

.Qual foi a última vez que o fusível foi verificado?

.A infraestrutura local vai atender às minhas necessidades?

.Como é a vizinhança do lugar?

Formas de pagamento

Pagamento a Vista

Quando o comprador já tem o valor total da propriedade. Comprar um imóvel à vista pode ser vantajoso, principalmente se a pessoa estiver diante de uma boa oportunidade de negócio. Pesquise o preço do metro quadrado da região e verifique se esse é o caso da propriedade que pretende comprar.

Financiamento Bancário

Uma das formas  de comprar um imóvel é por meio dos financiamentos bancários. A ampla concorrência entre as empresas ajudou a tornar esse serviço mais interessantes para os clientes. Além disso, o financiamento bancário tem uma cláusula que exige que o comprador atrele um seguro de vida ao financiamento. Isso é muito bom porque protege os interesses econômicos dos dependentes do comprador. Em caso de morte ou invalidez, o seguro cobre as despesas com o financiamento.

Além disso, o saldo do FGTS  pode ser usado para dar entrada na compra.Assim, é possível amortizar as parcelas do financiamento ou quitar prestações em atraso. Isso pode ser feito uma vez a cada dois anos. Caso o comprador não trabalhe pelo regime CLT, é possível aplicar mensalmente valores em um produto financeiro para construir uma
reserva capaz de honrar esses compromissos diante de um período de necessidade.

Permuta

Essa é a opção menos comum. A permuta imobiliária acontece quando uma parte entrega uma propriedade (casa, apartamento, terreno etc.) em troca da aquisição de um imóvel. Caso o bem entregue como forma
de pagamento não atinja o valor da propriedade objeto da compra, o investidor complementará o negócio com dinheiro, a chamada “torna”. Nesse caso, não é possível usar o FGTS para fazer a compra. Uma vantagem dessa modalidade de pagamento é a isenção do Imposto de Renda (IR). Ela ocorre quando não há a necessidade de torna, desde que os bens permutados sejam imobiliários. Caso exista torna, a compra permanece isenta de IR para o comprador. O vendedor terá que declarar os ganhos que obteve com a venda.

Consórcio

Outra opção bastante popular, o consórcio permite financiar 100% da compra do imóvel. Nesse caso, não há cobrança de juros, mas de uma taxa de manutenção e adesão. A grande vantagem dessa modalidade é o custo. O consórcio é muito mais barato do que o financiamento imobiliário, por exemplo. Todavia, a desvantagem dessa escolha é que o investidor não sabe quando terá acesso ao imóvel. A escolha dos contemplados pelo consórcio se dá por meio de sorteios ou de leilões, nos quais os participantes dão lances para antecipar os pagamentos. Portanto, ainda que uma pessoa pague as parcelas em dia, ela corre o risco de só ter acesso ao imóvel depois de quitar todo
o pagamento.

Documentos necessários

Basicamente, para a lavratura de uma escritura definitiva, são necessários os seguintes documentos:

Dos vendedores pessoas físicas: cópia das Carteiras de Identidade e CPF, Certidões dos Distribuidores Forenses Cíveis, da Comarca do domicílio dos vendedores, abrangendo Ações Cíveis em Geral, Família, Executivos Fiscais (Municipais e Estaduais) e Federais.

Do vendedor pessoa jurídica: cópia das Carteiras de Identidade e CPF dos representantes que assinam pela empresa, CNPJ, contrato social com a última alteração, devidamente registrado na Junta Comercial, Certidão dos Distribuidores Forenses Cíveis da Comarca da sua sede, abrangendo Ações Cíveis em Geral, Falência, Executivos Fiscais (Municipais e Estaduais) e Federais, Certidão Negativa de Débito do INSS (CND), e Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União emitida pela Receita Federal.

Do imóvel: Certidão da Matrícula do Imóvel contendo Certidão Negativa de Ônus Reais e de Registro de Citações de Ações Reipersecutórias e Alienações, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis competente, constando inclusive a averbação da construção, se for o caso, e o registro do título aquisitivo em nome dos vendedores, certidão Negativa de Impostos Municipais, expedida pela Prefeitura do Município onde se localiza o imóvel, Guia de recolhimento do ITBI e, se o imóvel for foreiro, comprovante de pagamento do laudêmio.

Outros documentos podem ser exigidos, dependendo da negociação. Para evitar
transtornos,a JTavares Consultoria Imobiliária oferece todo o suporte jurídico ao cliente.