Confira algumas dicas para você começar a investir em imóveis

Confira algumas dicas para você começar a investir em imóveis

Não é mais novidade dizer que “o mercado imobiliário está aquecido”. Diversos são os fatores que explicam a valorização. Se você pretende começar a investir em 2014, pode colher bons frutos no mercado imobiliário se ficar atento a demanda, lançamentos e tendências do consumidor.

Quem está por dentro do assunto, sabe que este ainda é um bom momento para investir. No entanto, houve algumas mudanças no perfil dos investimentos. Um exemplo é a estratégia de comprar imóveis na planta com o intuito de revender na entrega, antes extremamente rentável, mas que, com o mercado mais estável, não proporciona a mesma lucratividade.

Os imóveis valorizaram muito nos últimos cinco anos, por isso acreditamos que os lançamentos já estão saindo direcionados ao consumidor final, e não mais ao investidor de planta, como acontecia anteriormente.

O investidor do mercado imobiliário também precisa estar ciente de que o retorno da aplicação – compra na planta; construção de casas, edifícios e loteamentos – ocorre depois do tempo da obra, o que pode significar de 18 a 36 meses, dependendo do tamanho do empreendimento e disponibilidade de mão-de-obra.

Outro fator a ser considerado é a velocidade de venda, o que chamamos de liquidez. Esse tempo para a negociação do imóvel varia de um bairro para outro dentro da mesma cidade, então é recomendado se informar sobre a liquidez de outros imóveis na região escolhida.

Existem diferentes formas de ingressar no mercado imobiliário. A mais básica é adquirindo um imóvel, operação em que se exige o pagamento de 100% do bem (ou uma parte do valor para a entrada e o restante em crédito aprovado), e significa a compra integral de terrenos, apartamentos, casas residenciais ou salas comerciais.