Como valorizar corredores com plantas

Em função do tamanho reduzido, os corredores costumam ser subestimados, mas há muito potencial a ser explorado nessas áreas. Os projetos a seguir revelam o caminho das pedras para equilibrar plantas e circulação

01 -escada-ladeada-por-flores-e-plantas-img_5252_v2

(Foto: Pedro Abude / Editora Globo)

Envolto pela vegetação
Assim como a grande maioria dos corredores, o desta casa é estreito e mal iluminado. Para deixar o espaço mais interessante, a paisagista Claudia Diamant optou pelo uso de espécies que preferem ser cultivadas em locais de meia-sombra, caso da palmeira-pinanga (lado esquerdo, com grama-preta na base) e da helicônia-papagaio (lado direito).

 

02 -corredor-de-pedrinhas-muro-com-trepadeiras-e-samambaias-penduradas-cj709558_v2
(Foto: Pedro Abude / Editora Globo)

Cães à solta
A missão do paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, era transformar a circulação lateral em um espaço de contemplação à prova dos três cachorros que vivem soltos pelo quintal. Para manter os bichos entretidos e evitar que o renque de grama-amendoim e murta virasse comida, o paisagista criou um recorte sinuoso no caminho de fulget e preencheu o espaço com seixos, que formam uma espécie de “barreira natural”. Plantados em linha, logo à frente, três resedás. Na parede, painel com columeias.

 

03 -plantas-rasteiras-lajotas-de-madeira-levam-ate-a-piscina-cj709545
(Foto: Pedro Abude / Editora Globo)

Espaço renovado
Durante uma reforma, os proprietários resolveram trocar as janelas por portas-balcão para integrar o corredor lateral à sala. O espaço, antes esquecido, ganhou um caminho de cruzetas alternadas por pedriscos. Por ser uma área sombreada, os paisagistas Catê Poli e Sérgio Menon escolheram a grama-preta para dar movimento à passagem. A jabuticabeira cresce entre as antigas grades de proteção das janelas, que foram presas na parede para servir de apoio ao crescimento da ipomeia.

 

04 -corredor-de-madeira-ladeado-por-folhas-grandes-_mg_7424
(Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Caminho tropical
Plantadas em linha rente à treliça de madeira, as árvores-do-viajante dão privacidade à casa e reforçam o clima tropical deste projeto litorâneo assinado pelo paisagista Gil Fialho. Repare que, graças a um corte feito sob medida, o coqueiro, que já estava no terreno, se “encaixa” perfeitamente no deque de madeira.

 

05 -folhas-de-bananeira-e-portaozinho-de-madeira-ao-fundo-0t9a8923
(Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Como uma mata nativa
O muro lateral alto, branco e sem graça ganhou ares de floresta tropical graças à paisagista Gabriella Ornaghi. Para disfarçar o paredão e aquecer o caminho entre a garagem e a porta de entrada da casa, Gabriella optou pela helicônia, que tem folhas longas, de um verde intenso. A espécie foi plantada em renque, com forração de lírios-da-paz.

 

06 -vasos-no-chao-e-pendurados-na-parede-_mg_2099
(Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

Ar mediterrâneo
A organizadora de eventos Gabriela Bordini fazia questão de ter um cantinho verde em casa, mas o único espaço disponível para tal era o corredor lateral. Para driblar a metragem enxuta, Gabriela concentrou as espécies em vasos e no canteiro rente ao muro. A parede foi preenchida com falsa-vinha, que perde as folhas durante o inverno e fica com suas raízes expostas. Ao lado do banco, limão siciliano com forração de azulzinha. Em frente, renque de gardênias.

 

Fonte: casavogue.globo.com