REFORMA RESGATA TRAÇOS ART DÉCO EM UMA CASA AUSTRALIANA

As características originais do projeto foram restauradas e os ambientes ganharam mais luz natural

 

casa-art-deco-sam-crawford-02

Originalmente construída em 1949, a arquitetura dessa casa, em Nova Gales do Sul, Austrália, faz referência ao modernismo europeu, com certos traços Art déco. Mas, o belo desenho do imóvel acabou sofrendo alterações significativas durante uma reforma infeliz nos anos 1990, resultando em espaços apertados, que pouco lembravam suas características originais. Recentemente, o escritório Sam Crawford Architects comandou uma reforma para retomar o formato original e trazer novos ares a casa. “Nosso objetivo foi criar espaços alegres, cheios de calor, luz e celebrar o estilo Art déco”, contam.

casa-art-deco-sam-crawford-03

casa-art-deco-sam-crawford-4

Apesar de manterem a história da casa, os arquitetos se preocuparam em criar um quarto adicional para acomodar os novos moradores e aproveitaram para elaborar uma conexão mais eficiente dos interiores com o jardim e a área da piscina.

casa-art-deco-sam-crawford-05

casa-art-deco-sam-crawford-06

No térreo, ambientes integrados foram pensados para que a família pudesse conviver junta a maior parte do tempo. O living está conectado a uma enorme cozinha e a sala de jantar, separadas apenas por um painel de colunas estreitas de madeira. Já os espaços de lazer na área externa são interligados por uma pérgula coberta, que passa pelo jardim, piscina e churrasqueira, onde os moradores costumam aproveitar o sol durante os meses do quente verão australiano.

casa-art-deco-sam-crawford-07

casa-art-deco-sam-crawford-08

Logo na entrada, ao lado da escada que leva ao piso superior, está um pequeno escritório, com uma bancada que acompanha o desenho curvo da casa. Nesse espaço há ainda uma porta de vidro e madeira, que pode ser fechada para manter a privacidade. Os arquitetos criaram duas claraboias – uma sobre essa área e outra na sala de jantar – para trazer luz natural para a casa.

casa-art-deco-sam-crawford-09

casa-art-deco-sam-crawford-10

Alguns elementos artesanais, inspirados pelo desenho casa, foram criados pelos arquitetos, a exemplo das luminárias, com formas que se repetem nos detalhes dos armários e na bancada da cozinha. Uma paleta de cores neutras e materiais simples, como madeira e concreto, foram suficientes para que os arquitetos conseguissem resgatar uma estética tão rica e ao mesmo tempo atualizar os ambientes.

casa-art-deco-sam-crawford-11

casa-art-deco-sam-crawford-12

casa-art-deco-sam-crawford-13

casa-art-deco-sam-crawford-14

Fonte: casavogue.globo.com