JARDIM, PISCINA E BOA MARCENARIA REPAGINAM COBERTURA DE 170 m²

anteiros bem planejados e uma marcenaria sob medida transformaram esta cobertura em São Paulo em um oásis verdejante. O projeto é do paisagista Mauricio Prada

1cobertura-churrasqueira-pleomeles-pedras-hijau-piscina-placas-marmore-travertino-bruto-tanque-cascata-jardineiras-beiral-madeira
Cobertura | Atrás da churrasqueira, pleomeles. Pedras Hijau, da Rev Revestimentos, formam a parte interna da piscina. Já as placas de mármore travertino bruto revestem a parte externa do tanque, a cascata e as jardineiras com beiral de madeira (Foto: Marina Prado/Divulgação)

O visual do jardim é tão exuberante que quem visita esta cobertura de 170 m² até se esquece de que está em São Paulo. “Os moradores me pediram muitas plantas. Eles queriam se sentir abraçados pelo verde, mas sem abrir mão de espaços para receber os amigos”, conta

Mauricio Prada, paisagista peruano radicado em São Paulo, responsável pelo projeto. Mauricio optou por uma ocupação limítrofe – com canteiros bem recheados nas laterais – para deixar o centro livre para a criação de áreas de convívio. Atrás da área de churrasqueira, pleomeles plantadas em linha disfarçam a silhueta dos prédios vizinhos. Logo em seguida, três vasos com laranja kinkan e uma jardineira com dois exemplares de pinheiro negro japonês com forração de aspargo-pluma. “Esta vista é muito bonita, não queria colocar uma espécie que a escondesse. O pinheiro negro japonês é uma planta que pede pouca manutenção e tem um formato escultórico que valoriza a paisagem”, explica ele.

O enorme jardim vertical protagoniza o conjunto: presos a uma tela metálica, vasos meia-lua recheados com samambaias, liríopes, aspargospluma e lambaris tomam conta do paredão de 52 m², deixando mais aconchegante a área de estar com sofás e mesa de jantar.

Não menos charmosa, a horta é composta de módulos de cumaru de diferentes tamanhos. Com larguras diversas, as réguas foram dispostas de maneira irregular. Para evitar o contato da terra úmida com a madeira, os temperos foram plantados em caixas de zinco que ficam escondidas pela estrutura. “Esse jardim foi pensado para ser funcional e sensorial, não só contemplativo. As frutíferas e as ervas da horta são muito utilizadas pelos moradores”, conta. Para facilitar o cultivo, a jardim todo recebeu pontos de irrigação automática.

2banco-vasos-limao-siciliano-forracao-minigardenias-jardim-vertical-samambaias-liriopes-aspargos-pluma-lambari
Visão geral | Mobiliário da Casual Móveis. À esq., nas extremidades do banco, vasos com limão-siciliano e forração de minigardênias. No fundo, o jardim vertical com samambaias, liríopes, aspargos-pluma e lambari ocupa toda a parede (Foto: Marina Prado/Divulgação)

3horta-modulos-cumaru-manjericao-cebolinha-alecrim-salsinha-pimentas-ripas
Horta | Os módulos de cumaru acomodam manjericão, cebolinha, alecrim, salsinha e pimentas. As diferentes medidas e a paginação das ripas dão um movimento interessante ao conjunto (Foto: Marina Prado/Divulgação)

4area-da-churrasqueira-vasos-laranjas-kinkan-jardineira-pinheiro-negro-japones-aspargos-pluma-forracao
Área da churrasqueira | Da esq. para a dir., três vasos da Vasos da Terra com laranjas kinkan. Logo ao lado, jardineira com dois exemplares de pinheiro negro japonês. Aspargos-pluma servem de forração para as duas espécies (Foto: Marina Prado/Divulgação)

5area-da-piscina-jardineira-jabuticabeira-minipitangueiras-quaresmeira-ipes-amarelos-forracao-dianela-chuveirao
Área da piscina | Na jardineira, da esq. para a dir., jabuticabeira com minipitangueiras, quaresmeira intercalada por dois ipês-amarelos e jabuticabeira com forração de dianela. Repare que o chuveirão fica camuflado pela copa da espécie frutífera (Foto: Marina Prado/Divulgação)

Fonte: revistacasaejardim.globo.com