O FUTURO DO AR-CONDICIONADO É PORTÁTIL

Instalação demorada e com possibilidade de quebra-quebra na casa afasta muita gente desse sonho de consumo. Dois projetos recentes prometem inovações

noria_2

Ainda em campanhas de financiamento coletivo, produtos devem chegar ao mercado este ano (Foto Reprodução/Noria)

Estamos no auge do verão em um país tropical. Quem deseja instalar um ar-condicionado de última hora se depara com prazos bastante estendidos, preços consideravelmente altos e a inconveniente necessidade de tocar uma pequena obra. Saber o tempo que a instalação vai demorar depende, é claro, do modelo de ar desejado e da infraestrutura do imóvel (um especialista precisa, por exemplo, avaliar o quadro de luz, as instalações elétricas e verificar a necessidade de novas tubulações).

Dois projetos recentes apontam para um futuro onde o ar-condicionado pode ser portátil (e minúsculo) e com um processo de instalação bem simplificado. Isso quer dizer que pelo menos a parte da mão de obra deve, pouco a pouco, deixar de ser um problema (porque os preços ainda são um pouco altos).

office_evapolar

O Evapolar também funciona como umidificador de ar (Foto Reprodução/Evapolar)

O Evapolar é pequeno (16 x 16 x 16,5 cm) mas com potência equiparável à dos grandes e, acredite se quiser, também funciona como umidificador e purificador de ar. Basta uma tomada e um pouco de água armazenada em um reservatório lateral e ele já entra em ação. A expectativa é diminuir a temperatura ambiente para até 17° C.

noria_3

O Noria vem com um adaptador e pode ser colocado em diferentes janelas (Foto Reprodução/Noria)

Noria é o nome do outro lançamento, que pode ser removido de um cômodo para outro sem grandes dificuldades. Ele vem com uma espécie de adaptador que ajuda a fixá-lo na janela. O aparelho pode climatizar um ambiente de até 49 m² e ainda ser controlado pelo celular, via Bluetooth.

Os dois lançamentos estão na fase de campanha em projetos de financiamento coletivo, mas devem chegar ao mercado ainda este ano. A expectativa é que o Evapolar custe US$ 250 e o Noria US$ 440.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

#RioDeJaneiro #JTavares #CasaeDecoração #Dicas #ImoveisDeLuxo #ImoveisDeLuxorj #Imoveisdealtopadrao #ImoveisdealtopadraoRJ #Imoveisrj #Imoveis #Imóveis #Imovel #Imóvel #Altopadrao #Altopadrão #Altopadraorj #Altopadrãorj