Estante de gesso: vantagens e projetos para se inspirar

Veja as principais características das estantes de gesso com projetos de referência.

O acabamento com gesso tem ganhado popularidade na decoração de ambientes internos — trata-se de um material versátil, que pode ser moldado as necessidades com formatos exclusivos. Além das sancas e forros, o gesso também pode ser encontrado em prateleiras, estantes e nichos. Em geral, elas são embutidas em paredes de gesso acartonado, criando um espaço exclusivo para dispor os objetos decorativos no ambiente.

Vantagens das estantes de gesso

Modernidade: além de ser uma solução elegante e contemporânea, o uso de spots de iluminação pode deixar a estante muito mais atraente, com destaque para os enfeites e objetos decorativos.

Espaço: uma das principais vantagens em relação a uma estante comum é que com o gesso é possível embutir nichos em paredes, ocupando um espaço reduzido se compararmos com um móvel tradicional. A estante pode estar presente em um painel de TV, sem ter o contato com o piso por exemplo, mantendo a área inferior livre para colocar outros objetos.

Feitas sob medida: isso significa que a estante pode se adaptar a diferentes projetos e espaços, inclusive usando formatos mais ousados.

Limpeza: por ocupar um espaço menor, a limpeza é facilitada, usando apenas um espanador é possível remover o acúmulo de poeira nos nichos e prateleiras.

Uma recomendação importante é avaliar exatamente quais as necessidades — assim é possível criar espaços bem definidos, de acordo com os objetos que se deseja armazenar na estante. Outro ponto relevante é a contratação de mão de obra especializada na aplicação de gesso, ideal para ter o resultado esperado.

Ambientes decorados com estantes, nichos e prateleiras de gesso

Que tal acrescentar toda a elegância e delicadeza com estantes de gesso? Selecionamos belos projetos que podem servir como inspiração para o seu próprio projeto:

 

Estante de gesso com nichos.

01-20170513estante-de-gesso-1
Essa estante é um pouco recuada da parede para destacar ainda mais no ambiente. O efeito de iluminação colaborou nessa proposta, pois deixa o visual leve com a aparência de uma estante flutuante.

Você pode compor a estante de gesso com um aparador no acabamento branco.

02-20170513estante-de-gesso-2
É possível misturar a estante de gesso com um móvel de marcenaria. Para aqueles que pretendem montar um painel de TV, utilize esta técnica.

Estante vazada de gesso.

03-20170513estante-de-gesso-3
As divisórias de ambientes se tornaram comuns nos projetos de apartamentos pequenos. Por isso, ter opções mais econômicas para fazer esta integração é sempre bem-vindo. A estante de gesso pode ter um papel funcional e decorativo para esse tipo de proposta, mantendo um custo-benefício excelente.

Otimize ainda mais o espaço com nichos embutidos na parede de gesso.

04-20170513estante-de-gesso-7
Essa proposta é ideal para guardar toalhas e itens de higiene no banheiro. Nesta proposta, os objetos foram organizados em cestos — para isto é imprescindível ter as medidas em mãos para que ter certeza que eles cabem dentro do nicho.

Estante de gesso em L.

05-20170513estante-de-gesso-15
As estantes de gesso são feitas sob medida, se encaixando perfeitamente ao projeto.

O efeito da estante na parede inteira remete a um painel.

06-20170513estante-de-gesso-16
O modelo fixo na parede permite um desenho mais completo, permitindo a estruturação em diferentes formas sem perder espaço.

Nesta proposta de quarto de casal, as estantes de gesso foram inseridas na parede da cabeceira da cama.
07-20170513estante-de-gesso-19

Aproveite os cantos das paredes montando uma estante de gesso.

08-20170513estante-de-gesso-20
Este é um modelo moderno, onde a estante de gesso está embutida na parede e tem abertura nos cantos, ocupando os dois lados da parede.

Estante de gesso com vasos de plantas.

09-20170513estante-de-gesso-23
As estantes embutidas no gesso ocupam menos espaço e ainda podem receber uma iluminação de LED.

O cantinho do quarto ganhou um espaço especial para apoiar os bichos de pelúcia.

10-20170513estante-de-gesso-57

Fonte: decorfacil.com