DECORAÇÃO ABUSA DAS CORES E DO PAPEL DE PAREDE

Sem abrir mão das paredes escuras casa tem ambientes coloridos e muito estilosos

1

A proprietária desta casa de 418 m²  tinha apenas uma prioridade: montar um lar confortável para ela e seus dois filhos. Sem medo de ousar nas cores, nas estampas e na escolha das peças, porém,  ela foi além, e criou uma casa gostosa para quem vive nela e cheia de atrativos para quem passa para uma visita.

2

O projeto e a decoração foi feito com a orientação de Andrea Murao, que pensou desde os volumes da fachadas até os papéis de parede dos cômodos – que como veremos a seguir, não se repetem em um ambiente se quer.

Logo na primeira conversa, Andrea percebeu que, se a prioridade era conforto, o centro das atenções deveriam ser os quartos. Assim, a casa ganhou três amplas suítes – todas decoradas com papéis de parede e peças de design escolhidas a dedo para celebrar o estilo de cada um dos donos.

3

4

Na suíte da mãe prevalece os tons sóbrios e o contraste entre desenhos clássicos e cores modernas. Nas paredes, por exemplo, a estampa ao estilo Toile de Jouy, tradicionalmente azul ou vermelha, é usada na cor cinza criando um contraponto entre a estampa romântica e a cor moderna. Lustre, espelho, tapete, seguem o mesmo princípio e misturando referências clássicas com outras modernas reforçam ainda mais o estilo

5

6

O quarto do filho, por sua vez, embora também tenha como base cores neutras, tem móveis e papéis de parede com padrões geométricos e linhas retas, o que dá um ar mais jovem ao ambiente. Outro truque que traz estilo a suíte são as peças personalizadas, como o banco que fica na ponta da cama e é feito com uma prancha de skate.

 

7

8

Por fim, a suíte da filha parece ser um meio termo entre os outros dois. Como no quarto do irmão, o papel de parede usa estampas gráficas, mas no lugar das formas retas vemos uma padronagem arredondada. Já do quarto da mãe veio os tons darks que são suavisados pelo colorido de luminárias, móveis e almofadas.

9

O jogo entre base escura e pontos de cor se repete na sala, “um dos ambientes mais diferentes da casa”, afirma a arquiteta Andrea Murao. Nela, as paredes e móveis escuros, como as poltronas Crinoline, de Patricia Urquiola, se destacam graças ao contraste com mobiliários coloridos ou as peças de madeira clara, como o nicho rosa ao fundo da sala de estar e as cadeiras Pantosh, da Lattoog Design.

10

Para além dos quartos e sala, a arquiteta optou por transportar a sensação de conforto e o estilo barroco para outros cômodos como o banheiro da suíte principal que se tornou uma verdadeira sala de banho. Nele, não é só a banheira single que se destaca, mas também os azulejos, que embora sejam 100% brancos não são lisos, o que traz textura e personalidade ao ambiente.

11

Texturas e estampas também dão graça a cômodos menores, como a cozinha, aonde os azulejos acizentados e os móveis escuros – seguindo a paleta da casa – contrastam com uma faixa de papel de parede bem mais claro, no qual é possível ver ilustrações coloridas de talheres.

12

A área externa, apesar de não ser muito grande, também não foi deixada de lado e além de uma churrasqueira, decorada com uma nova estampa geométrica, o jardim tem uma pequena piscina suspensa feita a pedido da proprietária para que todos, moradores e convidados, possa se refrescar e relaxar nos dias de verão.

Fonte: casavogue.globo.com