APARTAMENTO É RENOVADO COM INTEGRAÇÃO DE AMBIANTES E BASE NEUTRA

O projeto de 120 m² foi construído há 30 anos e nunca havia passado por uma reforma. A arquiteta Carmen Zaccaro propôs uma decoração elegante e moderna
1Na área social, piso de porcelanato padrão Travertino, da Santa Sofia. O sofá, à venda na Way Design, ganhou cor com as almofadas nos mesmos tons do tapete da Avanti. Rack da Canto de Dormir. Cadeiras Kilim, assinadas por Sérgio Rodrigues, à venda na Way Design. Quadro da Mitzi Bergalo. Cortinas da Lutèce. Todas as luminárias são da Lumini (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

Este apartamento de 120 m² tem a alma carioca impressa na decoração. O verde que preenche a vista da janela deixa o espaço com ar refrescante.

Localizado no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, o apê é lar de uma família moderna. O casal com dois filhos universitários percebeu que o espaço já não refletia a personalidade deles nem atendia às suas necessidades. O apartamento de 30 anos nunca havia passado por uma reforma. A missão foi entregue à arquiteta Carmen Zaccaro.

A profissional integrou cozinha e sala ao derrubar uma parede e instalar no local uma porta de correr com brise. Dessa forma, isola os ambientes quando necessário.

Um dos objetivos da profissional foi aumentar a sensação de amplitude. Logo, a sala, que é mais estreita, ganhou espelhos laterais. Carmen também apostou em tons claros. Os toques de cor ficaram em pequenos objetos como almofadas, quadros e tapetes.

A obra durou cinco meses e transformou o apartamento de três quartos em um “ambiente leve, despojado e elegante” – como define a arquiteta. Para os moradores, mais do que isso, o lar reflete o espírito da família com espaços agradáveis para compartilhar o dia a dia.

2

A sala foi integrada à cozinha. Para facilitar, uma porta de correr com brise foi instalada entre os ambientes. O espelho instalado na lateral do ambiente traz a sensação de amplitude, já que o espaço é estreito (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

3

Sem excessos, a sala de jantar tem mesa, cadeiras e bufê assinados pela designer Maria Cândido Machado, à venda na Interni. Lustre da Ponto de Luz. Quadro da Mitzi Bergalo (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação)

 

4

A marcenaria da cozinha traz armários assinados pela Roma Móbile (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

5

Para adaptar o apartamento ao estilo de vida dos moradores, a arquiteta optou por transformar o antigo quarto de serviços em copa. Mesa à venda na Velha Bahia. Cadeiras da Tidelli. Pendente da Ponto de Luz (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

6

A pedido da filha da moradora, o quarto ganhou base neutra e detalhes em rosa. Armários, rack e mesa lateral assinados pela Canto de Dormir. Roupa de cama e cortina da Lutèce. Cadeira à venda na Way Design (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

7

No quarto do filho, a parede clara destaca a marcenaria, da Canto de Dormir. Cadeiras da Way Design e Lalla Bertolini. Roupa de cama e almofadas à vendas na Lutècce. Persiana da Orlean (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

8

No quarto do casal, marcenaria, da Canto de Dormir. Roupa de cama e cortina à venda na Lutèce. Cadeira da Way Design (Foto Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação )

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com