APARTAMENTO INTEGRA VARANDA AO LIVING EM REFORMA ECONÔMICA

Os moradores deste dúplex de 78 m², em São Paulo, buscavam um espaço com cara de loft nova-iorquino e estilo rústico. Projeto assinado pela arquiteta Thaisa Camargo

Recém-entregue pela construtora, este dúplex de 78 m², localizado no bairro Brooklin, em São Paulo, não atendia às expectativas do jovem casal de proprietários. Para resolver a situação, eles contaram com a ajuda da arquiteta Thaisa Camargo. A demanda era por um apartamento descolado e com cara de loft nova-iorquino.

1LIVING | A principal mudança do projeto foi o nivelamento do piso da varanda ao living com o objetivo de integrar os ambientes. Na sala, sofá à venda na Somma Design. O rack tem chapas de compensado tingidas, desenhado pela arquiteta Thaisa Camargo e executado pela Marcenaria Arthouse (Foto Sidney Doll/Divulgação)

Varanda

A principal mudança aconteceu na varanda. O espaço com pé-direito duplo ficava isolado do resto do imóvel. Thaisa nivelou o piso da sala e integrou os dois ambientes. “Foi essencial para ganharmos espaço no apartamento”, explica. Além disso, um painel que imita aço cortén foi instalado em um lado. Do outro, a profissional desenhou uma estante de ferro com prateleiras de madeira.

Estilo industrial

Para trazer um toque industrial ao apartamento, Thaisa preservou o revestimento de cimento queimado da escada e da área social. Além desses elementos, a parede de tijolinhos do living foi um pedido dos moradores. “A combinação dos revestimentos é o que eles mais gostam do projeto”, revela a profissional.

Área íntima

Na planta original, o segundo andar abrigava um ambiente único. Thaisa dividiu o espaço em sala de TV e quarto usando um painel de MDF, que tem baixo custo. Essa, aliás, foi uma das características da obra. A profissional buscou materiais baratos, como o piso vinílico, que traz aconchego e custa menos que o revestimento em madeira.

2

SALA DE ESTAR | A parede de tijolinhos foi um dos pedidos dos moradores que adoram o estilo industrial rústico. Para destacar o teto de gesso, Thaisa revestiu as laterais em MDF, executado pela Marcenaria Arthouse (Foto Sidney Doll/Divulgação)

3
SALA DE JANTAR | O piso em cimento queimado foi preservado da planta original. A mesa de jantar e as cadeiras já pertenciam ao acervo dos moradores (Foto Sidney Doll/Divulgação)

4
COZINHA | A bancada de mármore São Gabriel, executada pela Potenza Mármore, divide visualmente a cozinha da sala. A peça ganhou um complemento em madeira de demolição, produzida pela Marcenaria Arthouse, com pés em alumínio. Os pendentes foram produzidos pela profissional exclusivamente para o projeto (Foto Sidney Doll/Divulgação)

5
BAR | A escada em cimento queimado foi preservada do projeto original. O espaço abaixo foi aproveitado para abrigar o bar. O móvel em MDF foi desenhado pela arquiteta Thaisa Camargo com iluminação embutida (Foto Sidney Doll/Divulgação)

6
VARANDA | A estante em ferro com prateleiras de madeira foi desenhada por Thaisa Camargo e executada pela Arthouse. Os demais móveis e acessórios do ambiente já pertenciam ao acervo dos moradores (Foto Sidney Doll/Divulgação)

7
QUARTO DO CASAL | A área íntima ganhou piso vínilico, à venda na Leroy Merlin. O rack em MDF, desenhado pela arquiteta e executado pela Marcenaria Arhouse, divide visualmente a sala e o quarto do casal. A cabeceira da cama foi montada com sobras de materiais e recebeu acabamento da Marcenaria Arthouse. Os demais móveis do ambiente já pertenciam ao acervo da moradora (Foto Sidney Doll/Divulgação)

Fonte: revistacasaejardim.globo.com