QUEM AINDA TEM MEDO DE DOURADO?

estantes2

Em época de Feira de Milão quem trabalha na área, mesmo não indo ao evento todos os anos, acaba sempre absorvido pelas notícias e tudo que está relacionado ao Salão Internacional do Móvel – o maior evento do setor no mundo. Fundamental ou não, estar em Milão, durante essa semana, é sempre um convite para mais que observar “tendências”, simplesmente abrir os olhos para o novo.

 

string_lights_micahel_anastassiades

String Lights, Michael Anastassiades (Foto Reprodução)

E foi em 2013, em uma das minhas idas à Feira, que conheci o trabalho do designer Michael Anastassiades. Na época, ele lançava a coleção String Lights no stand da Flos, umas das marcas mais importantes de iluminação.

De tão interessante seu trabalho acabei indo atrás do stand do próprio Anastassiades, também na Feira, e me surpreendi com um espaço todo em madeira escura e luminárias todas, sem exceção, em metal dourado. A elegância do desenho da Get Set e Tip of the Tongue (foto abaixo), dois lançamentos, era de tirar o fôlego. Precursor ou não de uma tendência, ali ele sinalizava a volta triunfal do dourado; na Euroluce de 2013 do Salão de Milão.

 

get_set_e_tip_of_the_tongue_michael_anastassiades

Get Set e Tip of the Tongue, Michael Anastassiades (Foto Reprodução)

A verdade é que nos últimos anos, principalmente a partir do Salão de 2014 de Milão, o dourado foi adotado por várias marcas, estando presente não só na iluminação, mas também em móveis, tecidos, metais de banheiros e até revestimentos. Ainda hoje, em 2017, no meu trabalho e em diversas ocasiões ainda sinto uma insegurança ou receio dos clientes em usar ou até mesmo em aceitar combinações em que ele é apenas um detalhe.

Como arquiteto, acredito em todos os materiais e a princípio não desgosto de nenhum. Muitas vezes, aquilo que não gostamos refere-se muito mais ao contexto ou desenho da peça do que ao material em si. Qualquer material usado de forma correta, com um bom desenho e em um contexto atual pode se tornar interessante e desejável.  Para quem ainda associa a cor apenas ao luxo, imponência ou ao design rebuscado da era vitoriana, que consagrou a cor, seguem exemplos da utilização que irão fazer você perder o medo, admirar e talvez até querer a cor dentro da sua casa.

iluminacao3

(Foto Reprodução)

1. Iluminação
Nas peças de iluminação, o dourado, apesar de ser sempre um detalhe e, na maioria dos casos, aparecer junto com outros materiais neutros, é quem garante o contraste ideal com o branco das áreas leitosas iluminadas. A maioria das peças tem um desenho limpo e o metal, nunca trabalhado, entra sempre em formas limpas e puras. É para muitos o primeiro contato com o tom e a maneira mais fácil de assimilar a cor.

mobiliario
(Foto Reprodução)

2. Mobiliário
Tanto as lojas, quanto os designers estão apostando mais na cor. Novamente, ela aparece em peças limpas, nunca rebuscadas e com desenho atual. Para não pesar e exagerar na sofisticação, o ideal é usar em uma ou no máximo duas peças no mesmo ambiente e sempre misturando com tons neutros. Na composição de todos os móveis devem prevalecer escolhas contemporâneas para que o conjunto permaneça atual.

banheiro
(Foto Reprodução)

3. Banheiros
Nos últimos dois anos, a indústria de louças e metais, já percebendo o retorno de outras tonalidades de metais, além do cromado e inox, oferece opções de torneiras e misturadores que vão do ouro tradicional até o ouro rosa. O interessante é tentar usar em conjunto com acessórios de desenho limpo e, se possível, combinar até as ferragens no mesmo tom. O dourado no acabamento polido junto a revestimentos brancos ou claros é sempre uma combinação acertada.

cozinha2
(Foto Reprodução)

4. Cozinhas e Armários
Assim como o aço inox, escovado ou polido, o dourado pode ser usado nas duas opções, seja ele em chapas de latão – que por si só já são interessantes e fortes, do ponto de vista estético –ou até nas ferragens e perfis de portas de vidro, que dificilmente apareciam nessa cor. Vale até ressuscitar o tom para a cuba que no acabamento escovado e com linhas retas e simples rouba a atenção, mas garante ares modernos.

revestimento03
(Foto Reprodução)

5. Revestimentos
Talvez ainda demore um pouco para chegar aqui, mas mundo afora já aparecem projetos interessantes onde o dourado entra revestindo elementos importantes da arquitetura de casas e apartamentos, como paredes e até escadas. Essa aposta é apenas para os mais ousados já que o material na estrutura do espaço é sempre mais marcante e rouba definitivamente a cena; não deixando de ser, no entanto, lindo e arrebatador.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com