ACABAMENTO DE LACA NA DECORAÇÃO DA CASA

Laca é um tipo de acabamento para móveis de madeira sobre o qual se aplicam várias camadas de uma pintura especial. O resultado é um acabamento liso, sem manchas e uniforme. “Assim, as peças laqueadas possuem uma beleza ímpar”, decreta Cinthia Garcia, arquiteta de São Caetano do Sul (SP).

Projeto 1: Estela Elias Pinheiro, Rio de Janeiro – RJ

1

O vermelho é a cor preferida da proprietária deste apartamento do Rio de Janeiro (RJ), no qual a laca foi utilizada para acentuar a presença de um móvel tipo buffet de linhas retas. “O acabamento é laca de autobrilho, compondo com uma escultura de papelão reciclado e combinando com piso e mesa de jantar, que são de madeira”, entrega Estela Pinheiro.

2

Projeto 2: Silvana Hilbert Ferreira, Florianópolis – SC

3

Neste projeto da arquiteta Silvana Hilbert Ferreira, de Florianópolis (SC), o material foi utilizado na porta de correr e para recobrir uma parede revestida de cerâmica sem precisar quebrá-la.

Mudança

“Nessa parede, não passava tubulação de água ou esgoto, portanto, não houve necessidade de grandes cuidados. Apenas deixamos um vão de dois centímetros entre parede e MDF, para ventilação”, diz Silvana.

4

5

Projeto 3: Cinthia Garcia e Andréia Karalkovas, São Caetano do Sul – SP

6

Cinthia e sua sócia Andréia Karalkovas fizeram uso do material para criar um armário lateral vazado e um lindo painel de TV azul anil. O objetivo era mascarar uma janela lateral sem que isso provocasse alterações na fachada do prédio. “O móvel conta com um fundo falso que se abre, revelando a janela oculta da fachada. É possível, ainda, transformar o móvel em um nicho para objetos decorativos”, resume Andreia.

Efeitos diversificados

A grande vantagem da laca é a enorme variedade de cores disponíveis, além das opções para efeito brilhante, fosco ou acetinado. “É possível restaurar um móvel, deixá-lo com cara de moderno e atual com o laqueamento”, sugere Andréia.

 

Projeto 4: Estela Elias Pinheiro, Rio de Janeiro – RJ

7

A laca casa muito bem quando usada ao lado de outros revestimentos mais econômicos, como prova este projeto da arquiteta Estela Elias Pinheiro. A bancada de apoio da cozinha, onde ficam os eletrodomésticos, foi feita em laca acetinada. Já os demais móveis receberam acabamentos laminados e a bancada é de granito. “O granito foi usado no tampo do lavatório, pela resistência do material, beleza e custo”, justifica.

Fonte: altoastral.com.br