10 MANEIRAS DE DECORAR A CASA PARA QUEM TEM ANSIEDADE

Uma seleção de ideias para te ajudar a dormir melhor e ficar mais relaxado durante o dia

1
Projeto do arquiteto Sidney Quintela (Foto Marcelo Magnani/Editora Globo)

1. Plantas, sempre bem-vindas
De acordo com uma pesquisa do jornal holandês Journal of Environmental Psychology, ter plantas em casa, especialmente espécies com flores, como o antúrio, ajuda a diminuir o nível de estresse.

2
Projeto do arquiteto Nelson Kabarite (Foto Lufe Gomes/Editora Globo)

2. Invista no azul
Você é daquelas pessoas que adoram cores vibrantes? Sabia que esses tons mais fortes podem aumentar a ansiedade? A dica é apostar no azul. A matiz ajuda a reduzir a pressão sanguínea, acalma e até melhora a qualidade do sono.

3
Estante projetada pela arquiteta Gabriela Marques (Foto Lilian Knobel/Casa e Jardim)

3. Estantes e prateleiras livres
Móveis abarratados de livros podem prejudicar a sua saúde. Mesmo que organizados, eles acumulam poeira e trazem a sensação de bagunça, o que aumenta o nível de cortisol – hormônio do estresse – no sangue. Para resolver, basta deixar sua estante ou prateleira com alguns espaços vazios.

4. Invista em poucas estampas
Na hora de escolher qual desenho usar na decoração, opte por uma ou duas opções apenas. Ao misturar muitas texturas, cores e efeitos, você cria uma bagunça visual que pode aumentar a ansiedade.

4
Projeto da designer de interiores Magda Marconi (Foto Edu Castello e Maíra Acayaba/Editora Globo)

5. Maneire na tecnologia
Muito barulho também pode prejudicar os ansiosos. Por isso, ao entrar em casa tente não ligar automaticamente a TV. Um tempo em silêncio ajuda a acalmar.

6
(Foto Iara Venanzi/Editora Globo)

6. Compre flores
Passou em frente a floricultura? Não hesite! Uma pesquisa científica da Ellison Chair in International Floriculture comprovou que flores trazem um ar natural aos espaços e essa sensação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

7
Projeto da designer de interiores Ciça Vieira Gomes (Foto Marco Antônio/Divulgação)

7. Posicione a cama
A sua cama tem um lugar certo para ficar no quarto. De acordo com o feng shui, ela deve ficar do lado aposto à entrada, mas não de frente para a porta para não receber muita energia. Cama muito energizada pode deixar a pessoa com o sono muito agitado.

8
Projeto do arquiteto Alan Chu (Foto Djan Chu/Divulgação)

8. Abra as janelas
Uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriu que pacientes internados em hospitais sentem menos dor e ficam menos estressados quando são expostos à luz natural. Então, abra as janelas!

9
(Foto Rogério Voltan/Editora Globo)

9. Escolha um aroma de lavanda
Um estudo da Universidade de Medicina de Miami, nos Estados Unidos, apontou que o aroma de lavanda tem um efeito positivo no humor e ainda deixas as pessoas mais relaxadas. Invista em óleos e sprays com essa aroma.

10
Projeto do designer Gabriel Valdivieso (Foto Edu Castello/Editora Globo)

10. Espelhos
Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria de Londres descobriram que encarar muitas vezes nosso reflexo no espelho pode aumentar o estresse. Por isso, evite espalhar muitos pelas casa. Que tal um no banheiro e outro no closet?

Fonte: revistacasaejardim.globo.com